/

Ministério abre processo ao Externato Ribadouro por inflação de notas

Clonny / Flickr

O Externato Ribadouro, no Porto, é um dos colégios que mais alunos consegue fazer entrar em Medicina. No entanto, tem também sido notícia por indícios de inflação de notas.

Este ano, as suspeitas sobre a atuação do Externato originaram já dois processos de inquérito, conduzidos pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) e foram recentemente concluídos. Um aguarda decisão da tutela, o outro levou à abertura de um processo disciplinar à diretora pedagógica da escola, avança o Expresso.

Neste último, está em causa, de acordo com o semanário, a atribuição de um “número significativo de classificações elevadas em disciplinas do 12º ano não sujeitas a exame nacional”, explica o Ministério da Educação.

Contudo, esta concentração de notas altas verificou-se também em turmas do 10º ano, em Educação Física, a disciplina que voltou a contar para a média final do secundário e, consequentemente, para o acesso ao ensino superior.

Em maio, no blogue “Com Regras”, foi tornado público o caso das nove turmas onde 95% dos alunos tiveram 19 e 20 valores nesta disciplina e a classificação mais baixa foi de 18 valores, no final do 2º período do passado ano letivo.

O Ministério da Educação anunciou, assim que foi noticiado, a abertura de uma investigação. O processo de inquérito está concluído, mas falta ainda a tomada de decisão por parte do Ministério.

O Externato Ribadouro já tinha sido alvo de inspeções anteriores por causa do desfasamento acima da média nacional entre as notas que os alunos recebem dos professores e as que obtêm nos exames nacionais.

O Expresso noticia este sábado que, do processo disciplinar agora instaurado à diretora pedagógica pode resultar uma advertência, multa, suspensão de funções ou a sanção máxima de proibição definitiva do exercício de funções de direção.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.