Revelado o top 25 de melhores cidades para turismo. É provável que não conheça a vencedora

Ted McGrath / Flickr

San Miguel de Allende, México

A cidade mexicana San Miguel de Allende é a vencedora do ranking da revista Travel + Leisure, numa lista dominada dominada por destinos asiáticos. Há ainda uma presença portuguesa, com o Porto a surgir no 24.º lugar.

Já são conhecidos os resultados da edição de 2025 dos prémios World’s Best Awards da revista Travel + Leisure, um prestigiado ranking baseado na opinião de cerca de 180 000 leitores da publicação. Os leitores avaliaram as cidades em seis categorias: pontos turísticos, cultura, gastronomia, simpatia, compras e relação qualidade-preço.

A lista é liderada por uma cidade relativamente desconhecida em comparação com grandes destinos turísticos como Paris, Londres, Roma ou Nova Iorque. San Miguel de Allende, no México, é a favorita dos visitantes, que elogiam o seu ambiente cultural diferenciado e preços acessíveis.

Chiang Mai, na Tailândia, surge no segundo lugar, seguindo-se a capital japonesa de Tóquio. A Tailândia volta a marcar presença no top 5, com Banguecoque a aparecer no 4.º lugar. Jaipur, na Índia, fica-se pela 5.º posição, solidificando a preferência dos leitores da revista por destinos asiáticos.

Porto aparece em 24.º lugar

É preciso irmos até ao 11.º lugar para aparecer a primeira cidade europeia: Florença. Itália destacou-se como o único país europeu com três cidades entre as 25 primeiras: Florença (11.º), Roma (18.º) e Siena (23.º).

Espanha também teve uma presença relevante no ranking, com Sevilha (12.º) e Granada (13.º) elogiadas pela sua herança histórica e charme andaluz. Istambul, na Turquia, ficou em 14.º lugar, destacando-se pela sua fusão cultural e localização única entre dois continentes.

Curiosamente, França, o país mais visitado do mundo, não teve nenhuma cidade entre as 25 melhores. Especialistas apontam que esta ausência poderá refletir uma mudança nas preferências dos leitores, que são em grande parte americanos, em direção a cidades mais pequenas e com melhor relação custo-benefício, afastando-se de destinos como Paris que estão associados ao excesso de turismo.

Há ainda uma cidade portuguesa na lista: o Porto (24.º lugar). A presença da Invicta confirma a tendência dos turistas, que preferem destinos mais tranquilos, autênticos e acessíveis no cenário pós-pandémico.

Eis a lista completa:

  1. San Miguel de Allende
  2. Chiang Mai
  3. Tóquio
  4. Banguecoque
  5. Jaipur
  6. Hội An
  7. Cidade do México
  8. Quioto
  9. Ubud
  10. Cusco
  11. Florença
  12. Sevilha
  13. Granada
  14. Istambul
  15. Siem Reap
  16. Bombaim
  17. Cidade do Cabo
  18. Roma
  19. Santa Fé
  20. Agra
  21. Oaxaca
  22. Mendoza
  23. Siena
  24. Porto
  25. Mérida

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.