Ministério diz que segunda-feira haverá só mil horários sem professor

SESI SP / Flickr

-

O secretário de Estado do Ensino garantiu hoje que na próxima segunda-feira serão “residuais” as turmas sem professores e que este ano já será possível substituir, em menos de uma semana, um docente em falta.

Depois do ministro da Educação foi a vez do secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, garantir hoje que o arranque do ano letivo está “a decorrer com normalidade” e que são “residuais” as turmas com falta de professores.

Atualmente, existem 3.473 horários que continuam sem ter um docente atribuído, mas “na próxima segunda-feira (…) cerca de 2.500 já estarão nas escolas, ficando então cerca de 1000 horários” por preencher, afirmou Casanova Almeida.

Em declarações aos jornalistas, o secretário de Estado sublinhou que a maioria desses mil horários “são incompletos”, o que significa que um professor poderá preencher vários horários.

À margem da cerimónia realizada hoje no agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais, em Lisboa, o governante salientou ainda o novo processo que permite às escolas substituir mais rapidamente um professor que fique impossibilitado de dar aulas.

“Os pais vão perceber que quando acontecer alguma coisa a algum professor que não possa assegurar as aulas, vão ter imediatamente outro professor: o prazo de 23 dias vai ser encurtado para quatro ou cinco dias, o que é um ganho absolutamente extraordinário”, garantiu.

Sobre as críticas de ainda não estarem todos os professores colocados, apontou “duas razões principais”: o ministério teve de aguardar pelas decisões judiciais para continuar com o processo de realização das Provas de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC) e a “rentabilização dos professores com horário-zero”.

O ministério está ainda a fazer o balanço do programa de rescisões por mútuo acordo, encerrado na quarta-feira com o fim do prazo para os docentes aceitarem a proposta financeira apresentada pelo governo. Casanova Almeida disse ainda não ter os números dos que aceitaram.

Alguns professores vieram agora criticar a forma como foi conduzido o processo, dizendo que nunca chegaram a ser informados sobre o resultado do seu requerimento – o Governo aceitou cerca de metade das 3.606 propostas apresentadas. O secretário de Estado explicou hoje que “só os que tiveram despacho favorável é que receberam o contacto das escolas”, tal como estava legalmente definido.

Na quarta-feira, vários docentes queixaram-se da forma como decorreram os concursos de colocação, alegando que havia docentes injustamente ultrapassados: “Estão todos a trabalhar nisso, e não estamos preocupados em perceber de quem foi a culpa para determinada situação pontual. (…) O que nos importa a todos – e é isso que está a ser feito com os diretores e administração – é que assim que é detetado um problema é imediatamente criada uma solução”, disse Casanova Almeida.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …