Ministério da Educação autoriza alunos a escrever nos manuais escolares gratuitos

Bindaas Madhavi / Flickr

-

Os livros gratuitos para o 1º ano de escolaridade deveriam ser reutilizáveis, mas o Governo já esclareceu que os alunos podem escrever e pintar livremente nos manuais escolares porque a reutilização dos mesmos será reduzida.

A indicação foi dada pelo Ministério da Educação (ME) às escolas, segundo uma nota da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares citada pelo Público.

Os encarregados de educação tiveram, no início do ano letivo, de assinar um termo de responsabilidade em que se comprometeram a devolver os manuais em boas condições no final do ano letivo, caso contrário terão de pagar multa.

Vários pais manifestaram preocupação por terem de pagar os manuais por estarem escritos e riscados, o que impede a reutilização dos mesmos.

No entanto, o gabinete de comunicação do ME explicou ao Público que o ministério “já referiu que não espera, neste primeiro ano, uma taxa de reutilização muito significativa” e que “o que está em causa é a promoção de uma cultura de responsabilização relativamente ao manual”.

Numa nota enviada às escolas, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares lembra que os atuais livros têm vários espaços para preencher, pintar ou colocar autocolantes – e devem, por isso, “ser utilizados normalmente e de forma plena pelos alunos”.

Segundo o despacho de 2014 que estabelece os critérios para a avaliação e certificação dos manuais, os livros escolares não devem incluir “espaços livres para a realização de atividades e de exercícios, com exceção dos manuais escolares destinados ao 1.º ciclo do ensino básico”.

O Ministério da Educação vai agora analisar a conceção dos próprios manuais, que foram certificados para não serem reutilizados.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …