/

Ministério ainda deve dinheiro dos manuais escolares a famílias pobres

Tiago Petinga / Lusa

O Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues

O Ministério da Educação ainda não reembolsou as famílias carenciadas que beneficiam da Acção Social Escolar pelo valor dos manuais escolares que tiveram que adquirir para o presente ano lectivo.

Quando falta apenas um mês para fechar o primeiro período escolar, o Ministério da Educação (ME) ainda não pagou a comparticipação devida pelos manuais escolares às famílias carenciadas, salienta o Diário de Notícias.

“Os pais que pagaram do próprio bolso e que beneficiam de Acção Social ainda não receberam” o reembolso, refere ao DN o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, que frisa que “as escolas [também] ainda não receberam do Ministério“.

Filinto Lima considera que “o dinheiro deveria ser entregue quase automaticamente”, designadamente por estarem em causa “famílias com dificuldades financeiras” para quem “este montante é muito importante”.

“Infelizmente, é uma situação recorrente“, queixa-se por seu turno, também no DN, o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), Manuel Pereira.

“As escolas estão afogadas em encargos aos quais ainda não conseguem dar resposta por falta de liquidez”, destaca ainda este elemento.

Fonte do Ministério garantiu ao DN que “todos os pagamentos da ASE estão em processamento e ficarão concluídos nos próximos dois dias”, ou seja, até esta quarta-feira.

“Mesmo os casos que necessitaram de verificação financeira estarão resolvidos neste prazo”, garante o Ministério num email enviado ao jornal.

O governo anunciou neste ano a entrega de manuais escolares gratuitos para todos os alunos do 1º ano do 1º ciclo, medida que, no próximo ano lectivo, vai ser alargada até ao 4º ano do primeiro grau de escolaridade.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.