/

Japão lança mini-autocarro elétrico que se conduz sozinho

A marca japonesa Muji, em parceria com a startup finlandesa Sensible4, apresentaram um mini-autocarro elétrico, totalmente autónomo. Está previsto que a produção industrial comece em 2021.

O pequeno autocarro, batizado como Gacha, pode transportar até 16 pessoas — dez sentadas e seis em pé. Movido a eletricidade, o veículo tem uma autonomia de 100 quilómetros e atinge uma velocidade máxima de 40 quilómetros por hora.

O projeto nasceu em 2017 e hoje foi apresentado o primeiro protótipo, que será testado este ano na Finlândia. O autocarro surge como uma nova solução ecológica de mobilidade no país do norte europeu.

“Novos trabalhos serão criados, as estradas serão mais seguras e a mobilidade será mais acessível”, afirmou na sessão de lançamento, em Helsínquia, o presidente executivo da Sensible4, Harri Santamala.

Segundo o Expresso, a empresa finlandesa já tinha vindo a desenvolver experiências no campo da automação, que foram agora aplicados a este novo mini-autocarro. Com um visual futurista, o veículo está apto para circular em qualquer tipo de condições, incluindo neve.

“O desenvolvimento do Gacha levou-nos 2 milhões de linhas de código, milhares de componentes e de horas de trabalho e muitas bebidas energéticas”, acrescentou Harri Santamala.

Para além de Helsínquia, o Gacha será testado noutras três cidades finlandesas. A partir de 2020, espera-se que o mini-autocarro autónomo se alastre a outras cidades europeias e que, em 2021, esteja pronto para ser produzido industrialmente a nível global.

De acordo com o Digital Trends, não há distinção entre a frente e a traseira do veículo, o que faz com que se possa movimentar facilmente em qualquer direção. O autocarro é rodeado por LEDs, que funcionam como faróis e transmitem informações sobre o destino da viagem.

Há ainda um receio dos veículos autónomos associados à segurança e a uma possível perda de empregos. No entanto, o “amigo do ambiente” Gasha pode representar uma solução de mobilidade para muitas cidades.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.