Militares vão ajudar Ministério da Saúde a fazer rastreios

Mário Cruz / Lusa

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho

Esta segunda-feira, na entrevista a RTP, Marcelo Rebelo de Sousa tinha confirmado a colaboração das Forças Armadas na deteção de contágios. 

Em breve, as Forças Armadas vão começar a ajudar o Ministério da Saúde nos rastreios epidemiológicos à população. De acordo com a edição desta terça-feira do Público, será nos próximos dias que as Forças Armadas se vão reunir com a tutela da Saúde para definir os moldes dessa nova colaboração.

Não é a primeira vez que os militares assumem um papel nesta pandemia, depois de terem já ajudado na desinfeção de escolas e acolhido idosos de lares.

À RTP1, o Presidente da República disse que seria importante “ampliar os rastreios” e “as Forças Armadas, os funcionários públicos e os privados podem fazer pesquisas e contactos com aqueles que estiveram próximos dos infetados, sob supervisão da Saúde”.

O objetivo é que o número de pessoas a fazer rastreios à população chegue aos “tais milhares que são necessários“.

O Público avança ainda que os ramos militares estão preparados para convocar os médicos e enfermeiros na reserva. Até aqui eram convidados a apresentarem-se voluntariamente ao serviço, mas agora deverão mesmo ser convocados para o terreno em estado de emergência.

“A pressão dos acontecimentos torna ainda mais clara a necessidade de uma solução global” para a cooperação entre privados e Estado no setor saúde, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

No sábado, António Costa anunciou novas medidas para combater a pandemia de covid-19 e falou da contratação de enfermeiros já reformados para reforçar equipas de rastreamento de contactos.

Ao Público, o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP), Ricardo Mexia, pediu recursos. “As unidades de saúde pública estão assoberbadas, têm que ser reforçadas, já não estamos em fase de ser esquisitos”, disse.

“As outras tarefas [rastreio de contactos] são mais simples, mas também espero que, venha quem venha, estudantes, reformados, militares, não venha contrariado, à força.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …