Militantes indignados com sondagem sobre liderança do PSD

PSD / Flickr

José Silvano, secretário-geral do PSD

Militantes do PSD foram contactados para responder a perguntas sobre a liderança do partido. Os sociais-democratas ponderam apresentar queixa à Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Vários militantes do PSD foram contactados para responder a umas perguntas relativas à liderança do partido. A sondagem conduzida pela Multidados questionava os militantes sobre o nível de notoriedade dos potenciais candidatos à sucessão de Rui Rio no PSD. Os sociais-democratas foram então convidados a responder a quem preferiam que ocupasse a liderança do partido.

Os inquiridos mostraram-se indignados com o facto de a empresa Multidados ter acesso aos seus dados de militância e alertaram Rui Rio para a situação. A direção do partido já garantiu que não tem nada a ver com o caso e admite até apresentar queixa na Comissão de Proteção de Dados. A Multidados defende que todos os seus procedimentos foram de acordo com os termos fixados na lei.

Miguel Morgado, Luís Montenegro, Miguel Pinto Luz, Jorge Moreira da Silva e Pedro Duarte eram as alternativas oferecidas ao atual presidente, Rui Rio. Segundo o Observador, o militante era depois questionado sobre “qual preferia para liderar o partido depois de 6 de outubro”.

“Primeiro perguntaram-me como avaliava o mandato de Rui Rio, se positivamente, se negativamente. Depois perguntaram-me de entre dez temas, de 1 a 3, a quais Rio devia dar prioridade”, conta Diogo Carvalho, militante do PSD há dez anos.

O secretário-geral dos sociais-democratas, José Silvano, diz que o partido vai averiguar “se o nome do PSD foi utilizado abusivamente” e “se foi violado o Regime Geral de Proteção de Dados”. Caso isto se verifique, Silvano confessou que irá fazer queixa à Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Em defesa da Multidados, a sua diretora, Florbela Borges, garante que este “é um estudo sobre o PSD e não do PSD” e que tinha como único objetivo avaliar a notoriedade dos potenciais candidatos após as eleições legislativas.

Quanto a uma possível infração do Regime Geral de Proteção de Dados, Florbela conta ao Observador que apenas foi usado “o painel que a empresa utiliza nos estudos e que está de acordo com a lei da proteção de dados”. A diretora da Multidados assegurou que a privacidade dos militantes não está em causa, já que os seus nomes não constam na base de dados.

“Nós sabemos por exemplo sobre uma pessoa a idade, a região do país, que é do PSD, que gosta da Nestlé e que tem um Peugeot, mas nunca sabemos o nome da pessoa. Fomos a esse painel para escolher os militantes do PSD”, explicou.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. estes passistas mamistas coitados a única coisa que os consolou foi o terem aldrabado o sócrates, o pc, o be, os portugueses com a baixa de impostos e depois serem enrabichados pelo larilas catherine deneuve do parque eduardo VII, venderem tudo ao desbarato e à pressa e tudo o que pelo percurso devastador puderam roubar e ainda convencerem-se que o regabofe ia continuar mas eis que o diabo chega e a partir daí as aldrabices atingem um nivel estonteante e deixam-se ultrapassar pela sua imaginação absurda e inconsequente que os vai atraiçoando um a um e vão caindo que nem automatos cuja bateria se vai esgotando até chegarem a este lastimoso estado de esquizofrenia catatónica em que se encontram.mas não nos esquecemaos que até os inválidos quando motivados pela chamada do grande lider são capazes das mais insanas atitudes. triste do rio que tem nas suas margens plantas tão demoníacas não consegue aguentar- se com caudal suficiente entre invernos e seca independentemente das alterações climáticas.

  2. Isto parece haver aqui o tal caso de preso por ter cão e preso por não o ter, será que escrutinar os militantes sobre qual a sua preferência para líder do Partido seja pior que nada querer saber sobre a opinião de cada um? Parece-me a mim que o pior problema é quando todos começam a ter a mania de mandar!.

  3. Os manhosos da maçonaria estão a fazer tudo para criar dificuldades ao actual Presidente do PSD.
    Faz-me lembrar a entrevista que o presidente da Câmara de Cascais (C.C.) deu a dizer mal da Dr.ª Manuela Ferreira Leite, uma semana antes das eleições, para ajudar o “futuro arguido” Sócrates a ganhar as eleições.

RESPONDER

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …