/

Milionários do calçado acusados em mega fraude fiscal

1

Três empresários do calçado de Felgueiras estão a ser acusados de fuga ao fisco e de branqueamento de capitais por alegadamente, terem lesado o Estado em cerca de 2,6 milhões de euros.

A mega-fraude fiscal é revelada pelo Jornal de Notícias, segundo o qual estes milionários da indústria do calçado de Felgueiras mantinham “uma contabilidade paralela, materializada em simples cadernos, ou folhas de papel, destruídos com regularidade, que lhes permitia furtar-se ao pagamento integral do IVA, IRC e IRS”.

Entre 2004 e 2008, os empresários terão omitido ao Fisco cerca de 6 milhões de euros, escapando assim ao pagamento de 1,2 milhões de euros de IVA e de 1,4 milhões de euros de IRC, com base na acusação do Departamento de Investigação e Acção Penal de Paredes.

Só em 2006, a empresa terá lesado o Estado “em perto de meio milhão” de euros, frisa o JN.

O DIAP-Paredes considera que os arguidos eram “especializados em crimes fiscais” e salienta que alegadamente “omitiam ao Fisco uma parte substancial das compras e vendas de calçado que realizavam”.

No decurso da investigação, desenvolvida pela Polícia Judiciária de Braga em conjunto com a Autoridade Tributária, foram detectadas contas offshores nas Ilhas Caimão e no Reino Unido.

O dinheiro desviado ao Fisco terá sido usado na compra de carros de alta cilindrada e imóveis, e investido em aplicações financeiras.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.