Arqueólogos descobriram milhares de moedas antigas numa quinta na Hungria

No século XVI, um ataque do Império Otomano pode ter levado húngaros a enterrar valiosas moedas de prata e ouro num esconderijo. Agora, uma equipa de arqueólogos descobriu este tesouro numa quinta.

Em 2019, uma equipa de arqueólogos descobriu 150 moedas antigas em Újlengyel, uma vila na Hungria. Estimulados por essa descoberta, os investigadores voltaram ao local, em dezembro do ano passado, em busca de novos tesouros.

De acordo com o Live Science, Balázs Nagy, numismata do Museu Ferenczy, liderou uma expedição de dois dias que acabou mesmo por ter resultados. A equipa desenterrou um vaso que continha milhares de moedas antigas.

Numa publicação na sua página de Facebook, o museu húngaro explicou que esta coleção consiste em quase sete mil moedas de prata e quatro de ouro. Na altura em que terão sido enterradas (por volta de 1520), teriam valido o suficiente para comprar sete cavalos e, pelos padrões de hoje, dariam até para adquirir um carro de luxo.

A moeda mais antiga é um denário de prata, isto é, uma pequena moeda do Império Romano, neste caso, com o rosto do imperador Lúcio Vero. As moedas mais recentes datam da época de Luís II, rei que governou a Hungria e a Boémia.

As quatro moedas de ouro, que foram emitidas durante o reinado de Matias I, também rei da Hungria, foram escondidas sob um tecido no forro do vaso. Outros achados incluíam uma moeda rara emitida pelo Papa Pio e moedas de prata dos reinados de vários outros governantes dos séculos XV e XVI.

Os arqueólogos não sabem porque é que estas moedas foram enterradas, mas levantam a hipótese de ter sido uma decisão tomada durante um ataque do Império Otomano em 1526.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais

O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual". De acordo com o SAPO24, o Ministério da Saúde determinou a constituição de um …

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …