Arqueólogos descobriram milhares de moedas antigas numa quinta na Hungria

No século XVI, um ataque do Império Otomano pode ter levado húngaros a enterrar valiosas moedas de prata e ouro num esconderijo. Agora, uma equipa de arqueólogos descobriu este tesouro numa quinta.

Em 2019, uma equipa de arqueólogos descobriu 150 moedas antigas em Újlengyel, uma vila na Hungria. Estimulados por essa descoberta, os investigadores voltaram ao local, em dezembro do ano passado, em busca de novos tesouros.

De acordo com o Live Science, Balázs Nagy, numismata do Museu Ferenczy, liderou uma expedição de dois dias que acabou mesmo por ter resultados. A equipa desenterrou um vaso que continha milhares de moedas antigas.

Numa publicação na sua página de Facebook, o museu húngaro explicou que esta coleção consiste em quase sete mil moedas de prata e quatro de ouro. Na altura em que terão sido enterradas (por volta de 1520), teriam valido o suficiente para comprar sete cavalos e, pelos padrões de hoje, dariam até para adquirir um carro de luxo.

A moeda mais antiga é um denário de prata, isto é, uma pequena moeda do Império Romano, neste caso, com o rosto do imperador Lúcio Vero. As moedas mais recentes datam da época de Luís II, rei que governou a Hungria e a Boémia.

As quatro moedas de ouro, que foram emitidas durante o reinado de Matias I, também rei da Hungria, foram escondidas sob um tecido no forro do vaso. Outros achados incluíam uma moeda rara emitida pelo Papa Pio e moedas de prata dos reinados de vários outros governantes dos séculos XV e XVI.

Os arqueólogos não sabem porque é que estas moedas foram enterradas, mas levantam a hipótese de ter sido uma decisão tomada durante um ataque do Império Otomano em 1526.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rúben Amorim renova contrato com o Sporting até junho de 2024

O treinador Rúben Amorim prolongou por mais uma época o contrato com o Sporting, até 30 de junho de 2024, anunciou esta quinta-feira o clube. O treinador de 36 anos sucedeu em 5 de março de …

Estatísticas no futebol: "Os coletes até evitam lesões"

O presente e o futuro dos números, na perspetiva de Hernâni Ribeiro. Em Portugal ainda não há uma utilização massiva dos dados estatísticos no futebol. Daqui a 10 ou 15 anos, cada clube vai ter alguém …

Empresário brasileiro nega ter tido acesso ao avião apreendido com 500 quilos de cocaína

O empresário brasileiro Rowles Magalhães Silva negou ter tido acesso à chave do avião privado apreendido em Salvador, Brasil, com mais de 500 quilogramas de cocaína a bordo e que tinha como destino o aeródromo …

UE quer 78% da população empregada até 2030. 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano

Um estudo publicado recentemente mostra que 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano. A Comissão Europeia vai propor uma meta de ter 78% da população da União Europeia (UE) empregada até 2030. De …

Príncipe Filipe “melhorou ligeiramente”, mas já há protocolo em caso de óbito real

Numa altura em que está prestes a completar 100 anos de idade, o marido da Rainha Isabel II encontra-se internado desde 16 de Fevereiro. Esta semana o duque de Edimburgo foi transferido de hospital devido …

Pedrógão Grande. Associação de Vítimas diz que relatório confirma que nada mudou na floresta

O relatório da comissão eventual de inquérito parlamentar sobre Pedrógão Grande confirma as preocupações da Associação de Vítimas relativamente à falta de ação na floresta da região. “[O relatório] confirma a evidência que já tínhamos de …

Nova Zelândia atingida por sismo de 7,2 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter abalou, esta quinta-feira, a costa nordeste da Nova Zelândia. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami, pedindo aos habitantes que se afastassem da costa, que …

Partido de extrema-direita alemão AfD colocado sob vigilância

A Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita alemão, foi colocado sob vigilância a 25 de fevereiro pelo serviço de segurança interna do país, revelou na quarta-feira o Süddeutsche Zeitung. De acordo com o Expresso, …

Caso BES está parado há 8 meses (por causa de uma tradução para francês)

O caso BES está parado há oito meses. O atraso deve-se a uma tradução para francês das quatro mil páginas do processo, necessária para notificar três arguidos suíços. De acordo com o Jornal de Notícias, que …

Lopetegui continua interessado em Corona

O treinador dos espanhóis do Sevilha, Julen Lopetegui, continua interessado na contratação de Tecatito Corona, que alinha pelo FC Porto.  De acordo com o jornal La Razón, o treinador espanhol continua interessado na contratação do jogador mexicano …