Miguel Relvas assume que foi maçom (e “afastou-se voluntariamente”)

José Sena Goulão / Lusa

Miguel Relvas, ex-ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares

Na noite em que o PSD discutiu o seu futuro num Conselho Nacional Extraordinário, onde foi votada uma moção de confiança à atual direção do partido, Miguel Relvas assumiu que pertenceu à maçonaria.

Em entrevista ao programa da TSF “Às Onze no Café de São Bento”, o antigo ministro dos Assuntos Parlamentares admitiu ter sido maçom e esclareceu essa ligação.

“Deixei de ter essa ligação há alguns anos voluntariamente e nunca em momento algum vi alguma preocupação com a vida interna dos partidos“, frisou Miguel Relvas, sublinhando que se “afastou voluntariamente.”

“Nunca fui pressionado no sentido de tomar uma decisão numa determinada perspetiva”, disse ainda o ex-político, que integrou a maçonaria através da Loja Universalis do Grande Oriente Lusitano.

O Grande Oriente Lusitano é a mais antiga obediência maçónica portuguesa, fundada em 1802. A sua fundação terá tido como um dos principais dignatários Gomes Freire de Andrade e o patrocínio de Augusto Frederico, Duque de Sussex.

Em noite decisiva para o seu partido, onde foi votada uma moção de confiança à atual direção – da qual Rui Rio saiu vencedor – Miguel Relvas deixou fortes críticas aos que companheiros do partido que o acusam de influenciar a oposição a Rui Rio.

Miguel Relvas foi secretário-geral do PSD, ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares no governo de Passos Coelho até 2013, pedindo a demissão no seguimento do escândalo que envolveu a Universidade Lusófona. Em junho de 2016, viu anulado o seu grau de licenciado. Hoje em dia, é diretor de Política e Sustentabilidade na empresa norte-americana Dorae, especializada em blockchain.

  ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Este traste é um morto politico, ele bem pode esquecer a politica porque para ele acabou! Os Portugueses sabem bem o que ele é… Maçonaria… Lojas… Obediências maçónicas… Uma verdadeira palhaçada! Que vergonha alheia!
    Este animal é dos tipos mais corruptos que existe na politica, ao lado do socas e tantos outros, na escola era dos mais burros e foi passando de ano com dificuldade e muitas ajudas se é que me entendem. Quem o conhece dos tempos de escola sabe bem caracterizar esta peste!
    É pena ver como tipos sem qualquer valor conseguem chegar a lugares de decisão com influencia. Num mundo perfeito isto nunca deveria acontecer…
    Neste momento está a receber os dividendos do que semeou enquanto politico corrupto, e a ajudar esse grupo económico com o seu trafico de influencias que ainda consegue ter… Não se esqueçam que esta ave rara sabe muitos podres de muita gente, e isso dá-lhe poder!
    Ah, e o seu amiguinho Montenegro é mais do mesmo… Tudo uma corja!

  2. A maçonaria ” vomita” certos tipos de gente. Tem muitos que se dizem maçom, mas somente um maçom legítimo sabe o que se passa lá dentro. Somente, somente e mais ninguém. SFU.

  3. Concordo. Muitos querem ser maçons, e entram de alguma forma para a instituição porém a maçonaria não entrou em seus corações, e acabam se auto-excluíndo.
    SFU

  4. Se é tão mau como os “comentadores” supra querem fazer crer, como é que uma grande empresa norte-americana o contrata? Não leram? É atualmente “diretor de Política e Sustentabilidade na empresa norte-americana Dorae, especializada em blockchain”. Além disso, para os invejosos e maldizentes, fiquem sabendo que o senhor concluiu entretanto a sua licenciatura. Ver https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/miguel-relvas-voltou-a-estudar-e-ja-tem-licenciatura. Tomara vocês terem 1/100 da cabecinha dele.

RESPONDER

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …