//

Lusófona obrigada a anular 152 diplomas (incluindo o de Miguel Relvas)

3

PSD / Flickr

Miguel Relvas, ex-ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares

O Ministério da Educação deu à Universidade Lusófona (ULHT) um prazo até dia 8 para corrigir 152 processos relacionados com atribuições irregulares de créditos, depois de a instituição ter informado que anulara apenas 75 desses processos.

Inicialmente, segundo um comunicado divulgado esta quarta-feira pelo Ministério, foram dados 60 dias para a correção da totalidade de processos. A ordem do Governo foi dada em dezembro e segundo ela, diz-se no comunicado, a Universidade tinha de promover “a instrução de novos procedimentos de creditação de acordo com a legislação em vigor”.

“No mesmo prazo, e depois de ouvidos os interessados, deve também a ULHT declarar, em 152 processos, a nulidade dos atos de creditação e proceder à cassação de diplomas e certificados que tenham sido atribuídos, sob pena de ser participada a invalidade desses atos ao Ministério Público”, esclarece o comunicado, explicando que findo o prazo a resposta da Universidade foi a de que 75 processos tinham sido invalidados e que os restantes “aguardavam o esclarecimento de dúvidas”.

A notícia foi avançada ontem pelo jornal Expresso com o título “Consequências do caso Relvas: Lusófona tem de anular 152 diplomas e certificados“, na qual se diz que a continuação do funcionamento da Lusófona está em causa se não der seguimento às ordens do Ministério para anular diplomas e certificados atribuídos com base em processos de creditação de competências irregulares, entre 2006 e 2013.

O “caso Relvas” está relacionado com a suposta obtenção irregular de alguns créditos na licenciatura do antigo ministro Miguel Relvas, nomeadamente créditos com base em experiência profissional, e de acordo com o Expresso é um dos processos na lista negra que o Ministério entregou à instituição.

Na nota de esclarecimento o Ministério lembra que em 2012 a ULHT foi advertida de que deveria de reanalisar todos os processos de creditação de competências profissionais, instruídos e decididos entre 2006 e 2012, “e retirar dessa análise todas as consequências legalmente devidas, incluindo, quando fosse o caso, a declaração de nulidade dos atos de certificação dos graus atribuídos”.

Uma advertência decorrente de uma inspeção anterior da Inspeção-Geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior aos procedimentos de creditação da Universidade que concluiu que as recomendações não eram cumpridas.

Em abril de 2013, diz-se ainda no comunicado, foi feita uma “complexa ação inspetiva” que incluiu 425 creditações (equivalências por experiência profissional ou outra formação) e nalguns casos foram identificadas “ilegalidades especialmente graves que têm como consequência a nulidade desses atos”, pelo que foi pedido, já no ano passado, um parecer jurídico sobre essa invalidade.

Em dezembro passado foi dada ordem à Universidade para anular 152 processos, ficando dependente dessa ação o reconhecimento do interesse público da ULHT, o que significa que em último caso a Universidade pode perder a licença para funcionar.

Face ao não cumprimento, a Universidade, por despacho do secretário de Estado do Ensino Superior de 24 de março, tem 15 dias para “cumprimento integral” do que lhe tinha sido comunicado a 16 de dezembro.

/Lusa

3 Comments

  1. Agora aparecem 152 macacos a pedir o reembolso dos subornos!!! A Lusófona é um antro de perdição e já devia estar fechada há muito tempo.

  2. Além deste tipo de atitude da qual concordo, deveria o ESTADO Português, nomeadamente o Ministro da Educação revelar ao PAÍS os REAIS 152 processos – torna-los públicos, dar-lhe um NOME (identifica-los). Porque mesmo que a Universidade os ANULE as 152 pessoas continuam a exercer suas funções como se nada fosse, passam despercebidas nas suas funções. Correta ou incorrectamente a auferir vantagens, em suma a ocupar o lugar de alguém credenciada para, que não obteve os ditos créditos e teve de “batalhar para”. É uma questão de princípios. A não ser que esta informação seja areia para os olhos, estratégia distractivo para o caso da Justiça Autoritária Tributária – Lista VIP. Desviar a atenção do POVO sacrificando 152 incautos de irregular obtenção de ….
    Fica já agora a informação que também considero irregular e abusiva. Quem obteve algum tipo de grau académico desde bacharelato, licenciatura … se pretender realizar agora algum mestrado ou outro tipo de formação que necessite de comprovativo da sua anterior formação. Vai-se deparar com o abuso lhe assaltarem a carteira (assalto a mão armada) de pedirem um elevado montante por algo que já fez, já pagou para frequentar (ditas propinas e no fim o dito Diploma e Certificado de Curso descriminado) para lhe atribuir uns ditos créditos aos quais lhe vão possibilitar frequentar nova formação. Na próxima inventam outra e quem pretenda formação terá de andar sempre a pagar pelo que já fez e dentro da LEI. Pergunto é se a LEI anda a Dormir e onde anda a dormitar.

  3. E mais perverso ainda é que estás pessoas estão a chefiar aquelas que se licenciar a mm pré Bolonha e fizeram Mestrados só porque são das tais listas – a dos intocáveise alguns bem burros com a mania que são melhores e espertos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.