Miguel Macedo suspeito de prevaricação nos Vistos Gold

portugal.gov.pt

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

O acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa relativamente a um recurso interposto por um dos arguidos do caso dos vistos gold considera que o crime foi consumado “na esfera do [ex-]ministro” da Administração Interna, Miguel Macedo.

De acordo com o jornal i, o Ministério Público afirma que “é claro e cristalino” que o ex-ministro é “o único responsável político com direta participação nos factos” e, por isso, suspeito de ter cometido um crime de prevaricação no caso dos vistos gold.

Apesar das suspeitas, Miguel Macedo não foi constituído arguido.

No acórdão, lê-se que o então ministro da Administração Interna “deu uma ordem ilegal” que visava “favorecer ilegalmente os interesses privados lucrativos” do diretor do Instituto dos Registos e Notariado, António Figueiredo, e de Jaime Gomes, amigo e antigo sócio do ex-ministro, ao ordenar a Manuel Palos (ex-diretor do SEF) que nomeasse um oficial de ligação do SEF em Pequim.

O acórdão refere, de acordo com o i, a existência de vários telefonemas feitos por Miguel Macedo ou nos quais o seu nome era apontado, bem como a existência de encontros e registo de conversas em almoços, viagens e até presentes recebidos por Zhu Xaiaodong, um investidor chinês que também é arguido no processo.

O ex-ministro terá recebido, no Natal de 2013, três volumes de tabaco e duas garrafas de vinho por parte de Zhu Xaiaodong. Em jeito de agradecimento, Miguel Macedo ofereceu, em maio, dois bilhetes para a final da Liga dos Campeões que se realizou no Estádio da Luz.

O Ministério Público assume, no texto consultado pelo i, que as buscas no Ministério da Administração Interna tinham como objetivo recolher provas da ação de Miguel Macedo.

Contactado pelo jornal i, o ex-ministro da Administração Interna, que apresentou a sua demissão quando estalou a polémica, afirmou não ter conhecimento dos termos do acórdão. “Não conheço o acórdão, nem a situação, mas estou disponível para esclarecer tudo o que a Justiça entender que deve ser esclarecido”, afirmou apenas.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estes bandalhos esclarecem tudo, dizendo: não sei , não sabia nem tinha que saber. E é assim que tudo fica esclarecido. E a justiça faz o quê? Rigorosamente nada. Porquê? Porque também vive na mesma lama.

RESPONDER

Apoio à retoma. Empresas com quebras de faturação superiores a 75% podem reduzir horários a 100%

A possibilidade de redução total do horário de trabalho em empresas abrangidas pelo Apoio à Retoma Progressiva estará disponível para empresas que registem quebras de faturação homólogas iguais ou superiores a 75%. Na segunda-feira, o ministro …

FC Porto é "passado". Otamendi promete "defender Benfica até à morte"

O internacional argentino prometeu, esta terça-feira, durante a sua apresentação como novo reforço dos encarnados, "defender a camisola do Benfica até à morte". Nicolás Otamendi é o novo reforço das águias e foi apresentado, na noite …

Manso Neto tenta evitar que 3 mil emails seus entrem no processo que envolve Manuel Pinho

A defesa de João Manso Neto quer impedir o Ministério Público (MP) de usar 3.277 emails seus como prova no processo no qual é arguido, juntamente com António Mexia, por suspeitas de corrupção que envolvem …

Bruno Tabata assina contrato de cinco anos com o Sporting

O extremo brasileiro, que alinhava no Portimonense, assinou um contrato de cinco temporadas com o Sporting, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Sporting não refere, no comunicado, o valor da transferência …

Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da …

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …