Migrantes enviam anualmente para casa 500 mil milhões de dólares

Ding Zhou / Flickr

-

Os mais de 200 milhões de migrantes por todo o mundo enviam para casa anualmente cerca de 500 mil milhões de dólares (360 mil milhões de euros), segundo Dilip Ratha, diretor de remessas e migração do Banco Mundial.

Em entrevista à agência EFE, Dilip Ratha lamentou o crescente sentimento contra os imigrantes, referindo que o “principal desafio da migração nestes tempos é ser considerada como uma ameaça à soberania, identidade nacional e cultura nacional”.

O autor do primeiro índice global de remessa criticou a “perceção” de que os estrangeiros chegam aos países para ficarem com os trabalhos dos locais e considerou que o aumento do número de deportações espelha o crescente sentimento contra os imigrantes.

O responsável lembrou que os “migrantes enviam cerca de 500 mil milhões de dólares para casa e poupam outros 500 mil milhões nos países de destino, ao pouparem cerca de um quinto do seu salário”, comentou.

Além da questão financeira, Ratha acrescentou que os imigrantes dão mão-de-obra, conhecimento, ideias, pagam impostos e “coisas bonitas como a diversidade gastronómica, as cores e a música”.

“O Produto Interno Bruto produzido pelos migrantes nos países desenvolvidos poderia tornar uma nação na sexta maior economia do mundo“, contabilizou.

Segundo os dados mais recentes do Banco Mundial, as remessas para os países em desenvolvimento subiram 7,8% e em 2016 espera-se que cheguem aos 516 mil milhões de dólares (371 mil milhões de euros).

Os dados indicam como principal recetor de remessas a Índia, seguindo-se China, Filipinas e México.

Uma em cada sete pessoas no mundo é migrante internacional ou interno, ao deslocar-se dentro do seu próprio país.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …

Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional. Em causa está a …

Advogado de Mustafá acusa procuradora Cândida Vilar de terrorismo institucional

O advogado do líder da Juventude Leonina, Filipe Coelho, voltou a apontar baterias a Cândida Vilar, acusando-a de "terrorismo oficial" contra o seu cliente.  De acordo com o Tribuna Expresso, o advogado de Mustafá disse ainda …

Fenprof indignada com palavras cruzadas do Expresso exige pedido de desculpas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou-se nesta segunda-feira “indignada” com um tópico nas palavras cruzadas do semanário Expresso, exigindo um pedido de desculpas aos docentes portugueses. Em causa um tópico das palavras cruzadas da …