Microsoft vai lançar soutien inteligente

Da Xbox ao Surface, passando pelo Zune, a Microsoft expandiu-se bastante no reino do hardware nos últimos anos. Mas, agora, a gigante da tecnologia está a dar seus primeiros passos no mundo da lingerie.

Depois de a Sony se preparar para lançar a “peruca inteligente“, a Microsoft vai fazer também uma incursão nas “wearable technologies”, e não podia ter escolhido melhor tópico.

Cientistas da Microsoft Research anunciaram um projeto da empresa para o desenvolvimento de um “soutien inteligente“. A ideia deste novo exemplo de “tecnologia que se usa” é medir o estado emocional das pessoas através de sensores embutidos no soutien, processar as informações recolhidas e enviar relatórios para um smartphone com os resultados.

“Este é o primeiro estudo, que saibamos, que faz uso de sensores em wearable technology para detectar emoções“, escreveu a equipe de cientistas no artigo.

No entanto, o protótipo do soutien ainda não é eficiente. As mulheres que participaram no estudo inicial, segundo os investigadores, tiveram que tirar e recarregar os soutiens a cada três ou quatro horas – o que os cientistas descrevem como “um processo muito aborrecido”.

Tirando este contratempo, os resultados obtidos foram bastante impressionantes. Os soutiens conseguiram prever os estados emocionais das utilizadoras com uma precisão de 75%. As participantes, além de usar a lingerie inteligente, tiveram que relatar os seus humores, a cada hora, num diário nos seus smartphones.

A Microsoft diz que vai prosseguir os estudos do dispositivo e melhorar os pontos ainda frágeis do soutien. O maior desafio é fazer com que o dispositivo esteja preparado para o quotidiano das pessoas, aumentar a duração da bateria, o conforto e adequação para homens e mulheres.

Sim, a empresa não quer excluir os homens da “brincadeira”. A equipa de investigadores explorou até a ideia de fazer “boxers inteligentes”.

Mas, lamentavelmente, como se sabe, a roupa íntima masculina fica bastante longe do coração.

Adriano Padilha, MA

PARTILHAR

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …