Microsoft investe numa versão alternativa do Android

Se há notícias que podem surpreender, esta é uma delas. A Microsoft vai investir no Cyanogen, a mais conhecida e utilizada ROM Android.

Poderia dizer-se que “a Microsoft está a investir em Android”, mas não seria totalmente verdade. É apenas algo de muito parecido, já que o Cyanogen é uma das mais famosas e utilizadas versões modificadas do Android, o sistema operativo da Google.

Quem avança a notícia é o Wall Street Journal, que cita fontes ligadas ao projecto. A Bloomberg vai mais longe e adianta que, com o financiamento recebido, a Cyanogen irá criar uma versão do Android mais amigável para serviços Microsoft.

Na passada sexta-feira, o CEO da CyanogenKirt McMaster, afirmou que queria tornar a sua versão do Android totalmente independente do Google, o que para isso precisaria dos seus próprios serviços, como uma loja de aplicações.

Estamos a tentar tirar o Android à Google“, declarou mesmo McMaster.

A notícia surge poucos meses depois de a Cyanogen ter recusado uma oferta de aquisição da Google – segundo o Engadget, para “manter vivo o sonho de um Android verdadeiramente aberto”.

Cyanogen

Os co-fundadores da Cyanogen, Steve Kondik, (esq) e Kirt McMaster (dir)

Os co-fundadores da Cyanogen, Steve Kondik, (esq) e Kirt McMaster (dir)

No princípio de que “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”, a Cyanogen poderá ter encontrado a parceira ideal, até porque a própria Microsoft já teve uma versão do Android no Nokia X, que acabou por descontinuar. Ou seja, a empresa norte-americana tem em casa know-how no sistema operativo.

A Microsoft deverá ser um investidor minoritário, juntando cerca 70 milhões de dólares ao capital angariado pela Cyanogen na recente ronda de financiamento lançada, que poderá valorizar a empresa em 500 milhões de dólares.

A decisão da Microsoft de apostar num sistema operativo concorrente poderá parecer estranha. Mas com apenas 3% de quota de mercado para o seu Windows Phone, a empresa liderada por Satya Nadella poderá estar disposta a dar passos menos convencionais.

tecnologia.com.pt

PARTILHAR

RESPONDER

Livre não aplica sanção a Joacine, mas condena declarações da deputada

O Livre decidiu não aplicar qualquer sanção disciplinar a Joacine Katar Moreira no seguimento do conflito entre Direção e deputada que surgiu após a polémica abstenção num voto no parlamento sobre uma investida israelita na …

Rio alerta para "claro divórcio entre a sociedade portuguesa e os partidos políticos"

O presidente do PSD, Rui Rio, disse ontem, em Paredes, no distrito do Porto, haver "um divórcio entre a sociedade e os partidos", defendendo que só uma maior "abertura" das estruturas às "pessoas" pode inverter …

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …