De Ann Arbor a Detroit. Michigan planeia construir o primeiro corredor para veículos autónomos dos EUA

Cavnue

O estado norte-americano do Michigan anunciou esta semana uma parceria público-privada para tentar construir o primeiro corredor de veículos autónomos do país.

Autoridades do governo local e estadual, membros da delegação do Congresso de Michigan, executivos da Ford Motor Co. e o desenvolvedor do projeto Cavnue confirmaram os planos para uma estrada que se estenderia do centro de Detroit a Ann Arbor. Ao longo do caminho, a estrada conectaria marcos importantes como o American Center for Mobility ,em Ypsilanti, a Universidade do Michigan, em Ann Arbor e faria um paralelo entre as partes da Interstate 94 e o Aeroporto Metropolitano de Detroit.

De acordo com o jornal local Detroit News, o projeto é mais um passo para reivindicação do Michingan como um centro emergente de desenvolvimento de tecnologia de veículos conectados e autónomos nos Estados Unidos. Além disso, acredita-se que estes planos seria uma ferramenta para atrair talentos da próxima geração e ajudar a rever a narrativa de declínio da região.

O projeto está a ser liderado pela Cavnue, uma subsidiária da Sidewalk Infrastructure Partners, que foi selecionada pelo estado após um processo de licitação competitivo, forneceria financiamento inicial e, depois, procuraria recuperar o seu investimento sob uma estrutura de divisão de receitas.

A empresa está a fazer parceria com a Ford e o Departamento de Transporte de Michigan para explorar os desafios de infraestrutura e financiamento para construir a rodovia e alavancar as proezas da engenharia da região. Outros parceiros incluem o American Center for Mobility e a Universidade do Michigan.

Uma rota exata ainda não foi determinada. No entanto, os planos iniciais giram em torno da Michigan Avenue e da I-94. A rodovia seria acessível ao público e poderia apresentar opções de transporte público e mobilidade partilhada. Será chamado de “Corredor Conectado de Michigan”, confirmaram as autoridades.

As autoridades elogiaram o projeto como o próximo capítulo na longa história de Michigan de liderança em inovação na indústria automotiva – e como uma promessa mantida pela Ford quando anunciou há dois anos que iria transformar Michigan Central Depot nm centro focado nas tecnologias que impulsionam o automóvel indústria do futuro.

As autoridades enfatizaram ainda o potencial da tecnologia de direção autónoma para tornar o trânsito mais acessível e igualitário.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …