Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

Sashenka Gutierrez / EPA

Magdalena Anton no funeral da filha

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura.

Fátima Anton, de sete anos, desapareceu no passado dia 11 de fevereiro, quando esperava pela mãe à porta da escola, no bairro de Tulyehualco, na Cidade do México. No fim-de-semana passado, o corpo da menina apareceu com sinais de tortura, conta a BBC.

Até agora, o que se sabe é que uma mulher se aproximou da criança, pegou na sua mão e saiu da entrada do estabelecimento de ensino com ela. O momento foi registado pelas câmaras de videovigilância.

Na quarta-feira, as autoridades mexicanas identificaram duas pessoas, Gladis Giovana Cruz Hernández e Mario Alberto Reyes Nájera, como suspeitos do crime. O casal já se encontra detido.

Segundo o Diário de Notícias, a mulher terá dito às autoridades que raptou a menina porque o marido queria uma “namorada jovem” e para impedir que cumprisse as ameaças de abusar sexualmente dos próprios filhos.

De acordo com a emissora britânica, a família da criança critica a forma como as autoridades se recusaram, inicialmente, a receber a denúncia do desaparecimento, uma vez que o protocolo diz que é necessário esperar 24 horas até iniciar as buscas.

Os familiares de Fátima consideram que esse período foi decisivo. “Se nos tivessem dado mais apoio, a minha filha ainda estaria viva”, disse Magdalena Anton.

A progenitora também contou à polícia que, há uns tempos, a suspeita alugou um quarto na sua casa para escapar à violência exercida pelo marido, o que pode explicar o porquê de a criança conhecer a mulher e ter saído da escola com ela.

Morava aqui em casa. Não acho que fosse capaz de o fazer. Tem duas meninas e nunca a vi maltratá-las. Por isso, duvido que tenha tirado a vida da minha filha. Não conhecia o marido e não sei por que razão ela retaliaria contra a minha filha”, disse Magdalena, citada pelo DN.

A autarca da capital mexicana, Claudia Sheinbaum, já anunciou que será instaurada uma investigação interna sobre a atuação da Procuradoria. “É necessário que haja uma investigação, tornar público tudo o que aconteceu e fazer as mudanças que devem ser feitas. Fátima poderia ter sido encontrado viva”.

O diretor da escola onde a menina estudava também foi suspenso. As autoridades estão a analisar porque é que a instituição não seguiu o protocolo de entregar Fátima ao seu encarregado de educação.

O assassinato de Fátima ocorre numa altura em que o México já se insurge contra o recente homicídio de Ingrid Escamilla, jovem de 25 anos brutalmente assassinada pelo namorado, que levou a protestos contra os feminicídios um pouco por todo o país.

Em reação a estes crimes, o Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, culpou o “neoliberalismo”. “Os homicídios viram estatísticas, mas o grau de decomposição social produzido pelo modelo neoliberal não é mensurado”.

Estas declarações causaram ainda mais revolta ao povo mexicano. “Fátima não foi morta pelo neoliberalismo“, responderam muitos mexicanos no Twitter, citados pelo El País.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Como ninguem pode ser condenado sem ser julgado primeiro, julgo que o fuzilamento provisório seria a melhor forma de se atuar até à data do julgamento.

      • Mas que interpretação tão ridícula! Se a criança está morta há que saber quem a matou e condenar apenas pelo acto praticado, ou será que o senhor panhonhas acredita que a criança se suicidou ou foi vítima de algum extraterrestre a que ninguém poderá deitar mão?

RESPONDER

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …