No dia em que se celebra o amor, mexicanas pedem justiça para Ingrid Escamilla

Mario Ruiz / EPA

A jovem de 25 anos foi brutalmente assassinada pelo namorado, no passado sábado, na capital mexicana, e as fotografias do crime foram vazadas pela imprensa.

Hoje, no México, tal como em muitos países, celebra-se o Dia de São Valentim. Mas hoje foi também o dia em que muitas mexicanas saíram à rua para relembrar que, só no ano passado, cerca de três mil mulheres foram assassinadas.

Segundo o Russia Today, o caso mais recente é o de Ingrid Escamilla, uma jovem de 25 anos que foi assassinada, no sábado, na Cidade do México. O namorado, que já confessou o crime, esfaqueou-a no pescoço, esfolou-a e removeu alguns órgãos do cadáver.

Não bastasse o facto de ser mais um brutal feminicídio, vários meios de comunicação mexicanos decidiram partilhar várias fotografias do corpo da vítima, o que gerou revolta nas redes sociais e levou a uma campanha no Twitter: #IngridEscamillaChallenge.

Ao publicarem imagens de paisagens, flores, animais, entre outros, milhares de utilizadores conseguiram dificultar a procura nesta rede social pelas terríveis fotografias.

Claudia Sheinbaum, autarca da capital, declarou que os procuradores vão pedir a pena máxima para o companheiro de Escamilla (60 anos de prisão), avança a CNN. A resposta do Governo, por sua vez, foi condenar mais uma vez estes crimes e prometer justiça.

(dr)

Ingrid Escamilla, a jovem mexicana brutalmente assassinada pelo namorado

“É algo que não podemos permitir e que temos de enfrentar com todos os meios, com toda a nossa força e com todas as formas que o Governo dispõe para evitá-lo”, disse o Presidente Andrés Manuel López Obrador.

Questionado sobre o facto de as gráficas imagens do assassinato terem chegado aos media, o chefe de Estado considerou que os responsáveis devem ser responsabilizados. “Este é um crime que tem der ser punido, seja quem for”, atirou.

De acordo com a BBC, a Procuradoria-Geral de Justiça da Cidade do México informou que pelo menos seis pessoas já estão a ser investigadas pelo vazamento das referidas imagens.

Mas as mulheres mexicanas estão fartas de promessas. E querem antes ver ação, sobretudo numa altura em que Alejandro Gertz Manero, atual procurador-geral do México, sugeriu alterar a figura penal do “feminicídio” para “homicídio agravado” para, segundo este responsável, facilitar a sua investigação.

E, por isso, esta manhã, muitas mulheres protestaram em frente ao Palácio Nacional. “Estado feminicida”, “Estão a matar-nos” e “Nem uma a menos” foram algumas das palavras de ordem.

Hoje, no México, celebra-se uma data repleta de clichés, com bares e restaurantes cheios de casais apaixonados, onde os corações, os ramos de flores, os ursos de peluche e as caixas de chocolates imperam. Tudo isto num país em que pelo menos dez mulheres são assassinadas por dia pelos seus companheiros.

FM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Laura Ferreira, a mulher de Pedro Passos Coelho

Laura Ferreira, a mulher de Pedro Passos Coelho, antigo primeiro-ministro, morreu esta terça-feira. Há cinco anos, a fisioterapeuta foi diagnosticada com um tumor ósseo que acabou por chegar aos pulmões.  Inicialmente, Laura Ferreira foi diagnosticada com …

Descoberta parede feita de ossos humanos debaixo de uma catedral

Foi descoberta uma parede feita de ossos humanos debaixo da Catedral de Saint-Bavo, na Bélgica. Acredita-se que o objetivo era libertar espaço num cemitério próximo. Uma equipa de construção civil descobriu acidentalmente uma parede feita de …

Estados Unidos filtram imigrantes que possam ser um "fardo" para o país

Os imigrantes que optem por residir permanentemente nos EUA, mas que o Governo considere que são um encargo para as finanças públicas, podem ver negado o seu visto, de acordo com uma lei que entra …

"A solução única é apoiar a minha candidatura". CDS e Chega reúnem-se para falar sobre as presidenciais

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai reunir-se na quinta-feira com o deputado e líder do Chega, André Ventura, na Assembleia da República. A reunião "de cortesia" foi pedida pelo CDS, para "apresentação de …

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam. A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode …

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …