No dia em que se celebra o amor, mexicanas pedem justiça para Ingrid Escamilla

Mario Ruiz / EPA

A jovem de 25 anos foi brutalmente assassinada pelo namorado, no passado sábado, na capital mexicana, e as fotografias do crime foram vazadas pela imprensa.

Hoje, no México, tal como em muitos países, celebra-se o Dia de São Valentim. Mas hoje foi também o dia em que muitas mexicanas saíram à rua para relembrar que, só no ano passado, cerca de três mil mulheres foram assassinadas.

Segundo o Russia Today, o caso mais recente é o de Ingrid Escamilla, uma jovem de 25 anos que foi assassinada, no sábado, na Cidade do México. O namorado, que já confessou o crime, esfaqueou-a no pescoço, esfolou-a e removeu alguns órgãos do cadáver.

Não bastasse o facto de ser mais um brutal feminicídio, vários meios de comunicação mexicanos decidiram partilhar várias fotografias do corpo da vítima, o que gerou revolta nas redes sociais e levou a uma campanha no Twitter: #IngridEscamillaChallenge.

Ao publicarem imagens de paisagens, flores, animais, entre outros, milhares de utilizadores conseguiram dificultar a procura nesta rede social pelas terríveis fotografias.

Claudia Sheinbaum, autarca da capital, declarou que os procuradores vão pedir a pena máxima para o companheiro de Escamilla (60 anos de prisão), avança a CNN. A resposta do Governo, por sua vez, foi condenar mais uma vez estes crimes e prometer justiça.

(dr)

Ingrid Escamilla, a jovem mexicana brutalmente assassinada pelo namorado

“É algo que não podemos permitir e que temos de enfrentar com todos os meios, com toda a nossa força e com todas as formas que o Governo dispõe para evitá-lo”, disse o Presidente Andrés Manuel López Obrador.

Questionado sobre o facto de as gráficas imagens do assassinato terem chegado aos media, o chefe de Estado considerou que os responsáveis devem ser responsabilizados. “Este é um crime que tem der ser punido, seja quem for”, atirou.

De acordo com a BBC, a Procuradoria-Geral de Justiça da Cidade do México informou que pelo menos seis pessoas já estão a ser investigadas pelo vazamento das referidas imagens.

Mas as mulheres mexicanas estão fartas de promessas. E querem antes ver ação, sobretudo numa altura em que Alejandro Gertz Manero, atual procurador-geral do México, sugeriu alterar a figura penal do “feminicídio” para “homicídio agravado” para, segundo este responsável, facilitar a sua investigação.

E, por isso, esta manhã, muitas mulheres protestaram em frente ao Palácio Nacional. “Estado feminicida”, “Estão a matar-nos” e “Nem uma a menos” foram algumas das palavras de ordem.

Hoje, no México, celebra-se uma data repleta de clichés, com bares e restaurantes cheios de casais apaixonados, onde os corações, os ramos de flores, os ursos de peluche e as caixas de chocolates imperam. Tudo isto num país em que pelo menos dez mulheres são assassinadas por dia pelos seus companheiros.

FM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …