México investiga lenda de “ressurreição” de traficante “santo”

Francisco Castellanos J. / BBC

San Nazario

San Nazario

Há poucas semanas, a Polícia Federal mexicana prendeu um homem que se identificou como o suposto operador financeiro de Nazario Moreno González, o fundador dos cartéis de drogas Família Michoacana e Os Cavaleiros Templários.

As milícias de autodefesa que atuam em Michoacán, lutando ilegalmente contra os traficantes, impuseram a captura de Moreno González como condição para baixar as suas armas.

O problema, no entanto, é que “El Chayo”, “Él Más Loco” ou “El Doctor”, nomes como é conhecido Moreno González, está oficialmente morto: em dezembro de 2010 o governo do ex-presidente Felipe Calderón assegurou que tinha sido abatido num confronto com a Polícia Federal.

Três anos depois, essa versão ameaça cair por terra. Em Michoacán, no Oeste do México, muitos garantem que “El Más Loco está vivo” e que comanda as operações dos Templarios.

No entanto, a notícia da morte nunca foi desmentida pelo atual governo. O secretário executivo do Sistema Nacional de Segurança Pública, Monte Alejandro Rubido, disse que assim que houver novidades sobre Moreno González, estas serão divulgadas.

Vivo ou morto, El Chayo é um dos elementos centrais da guerra contra o tráfico de drogas no México, especialmente em Michoacán, onde agora se concentra o maior número de tropas e agentes federais do país.

Surrealismo

O jornalista José Gil Olmos, da revista Processo, que há muito tempo acompanha o conflito em Michoacán, afirmou que há um elemento “surrealista” na história. “Nazario começou a criar dentro dos Cavaleiros Templários uma espécie de corrente religiosa e esotérica, porque ser apenas o líder não era suficiente”, disse à BBC.

“Ele decidiu sagrar-se como um santo e para isso precisava de morrer. Assim, foi declarado morto há quase três anos, mas ninguém fez o reconhecimento de seu corpo”, afirma Olmos. “A partir de sua morte ele renasce em si mesmo e começa a ser criada essa história totalmente surreal do primeiro santo traficante, que é uma espécie de guia espiritual de um dos grupos mais organizados e ao mesmo tempo mais violento do tráfico de drogas no México”.

As versões de que Nazario Moreno está vivo não são novas. As primeiras referências apareceram dias depois de o governo Calderón o declarar morto.

Há alguns dias, as milícias de autodefesa exibiram túnicas, imagens e capelas dos Templarios onde aparentemente o líder criminoso realizava cerimônias de iniciação dos mais novos membros do cartel.

Em meados de 2011, na comunidade de Holanda, na região montanhosa ao sul do estado de Michoacán, foi construída uma capela para venerar a imagem de Moreno, a quem um jornalista local definiu ironicamente como “o único santo vivo que há no mundo”.

Ainda que não haja confirmação de que El Chayo esteja vivo, a influência que exerce na região é importante, segundo Gil Olmos.

“É possível perceber a sua liderança, todas as pessoas de Michoacán dizem que não morreu, até dizem que está em alguns povoados. Contam ainda que ele comanda o cartel ao lado de Servando Gómez La Tuta. Nesse conflito, Nazario não é só o líder físico dos Templarios, mas também o guia espiritual que aponta o caminho”.

Longa História

Como é possível a existência de uma personagem como El Más Loco?

Segundo o especialista Martín Barrón, do Instituto Nacional de Ciência Penais, o que agora se vive em Michoacán é o resultado de um longo processo de conflitos e problemas sociais. “A grande força cultural da religião católica tem-se perdido nos últimos anos, porque estão a aparecer outras associações religiosas e isso tem causado conflitos dentro das comunidades”, disse à BBC.

A essa mistura soma-se o abandono do poder público por vários anos, abrindo uma espaço que foi ocupado por grupos de crime organizado, segundo Barrón.

Nazario Moreno criou um grupo de ajuda a jovens dependentes de drogas, que, ao longo dos anos, serviu de local de recrutamento de empregados e assassinos do grupo criminoso.

Analistas e autoridades concordam que o aspecto semi-religioso que deu à sua organização é um dos elementos de união do grupo e, ao mesmo tempo, fornece uma capa de proteção social nas comunidades onde atua.

Também por essa razão é difícil combater a influência de El Más Loco em Michoacán, afirmou José Gil Olmos. “As pessoas procuram coisas em que acreditar e acabam por criar esses santos populares. Por outro lado, temos um personagem que gosta tanto de si mesmo que decidiu tornar-se um deles”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, Gibraltar não foi o último refúgio dos neandertais

A primeira extração de ADN antigo dos célebres restos mortais neandertais de Gibraltar revelou que este local não se trata do último refúgio desta espécie humana antes da sua extinção. O novo estudo, liderado pelo Museu …

Berardo põe Banco de Portugal em tribunal para obter documentos

José Berardo foi para os tribunais para ter acesso a documentos do Banco de Portugal. A Fundação com o seu nome já tinha pedido ao supervisor dados de 2007, quando foi autorizado o seu reforço …

Reviravolta em Espanha. Pablo Iglesias recua e cede lugar no governo

O líder do Podemos anunciou esta sexta-feira que desiste de integrar o governo, alegando que não quer ser a desculpa do Partido Socialista Operário Espanhol para que não haja um executivo de coligação de …

Drácula tinha razão. Transfusões de sangue jovem podem ajudar a rejuvenescer

https://vimeo.com/349081827 Transfusões de sangue jovem podem ajudar a combater o envelhecimento. Uma equipa de cientistas identificou duas proteínas rejuvenescedoras do cérebro em sangue jovem. As transfusões de sangue jovem são um tópico que tem causado grande controvérsia …

Presenças-fantasma no Parlamento. Duas deputadas do PSD constituídas arguidas

A Assembleia da República aprovou o levantamento da imunidade parlamentar de vários deputados do PSD requerido Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa. A Assembleia da República autorizou o pedido de levantamento da imunidade parlamentar a cinco …

Irão apreende dois petroleiros britânicos no Estreito de Ormuz

Um petroleiro com bandeira britânica foi alegadamente apreendido pela Guarda Revolucionária Iraniana nas águas do Golfo. Mas não foi o único. De acordo com a BBC, os proprietários do Stena Impero — o nome do navio …

Bolsonaro visita Portugal no início de 2020. E "quer muito"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, deverá visitar Portugal no início de 2020, disse esta sexta-feira, em entrevista à Lusa, na cidade cabo-verdiana do Mindelo, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo. “Hoje tive uma …

Erupção do super-vulcão de Nápoles pode criar um tsunami com 30 metros de altura

Uma erupção subaquática do super-vulcão de Nápoles, Campi Flegrei, pode produzir um tsunami de 30 metros de altura que poderia ter um impacto muito severo nas áreas costeiras populosas como Pozzuoli e Sorrento. Ao modelar as …

Descoberta a bebida que pode proteger os músculos dos astronautas em Marte (e tem álcool)

Com a tecnologia atual, Marte fica a nove meses da Terra. Mas a verdadeira questão é: quando os astronautas chegarem ao Planeta Vermelho, terão força para continuar? Após mais de 50 anos de voos espaciais tripulados, …

Asteróide Ryugu é semelhante a uma esponja gigante (e pode ter um núcleo denso escondido no interior)

O rover espacial MASCOT conseguiu fazer medições que mostraram que, ao contrário do esperado, o asteróide Ryugu está vazio por dentro e a sua estrutura porosa é semelhante à de uma esponja. A descoberta explica por …