México investiga lenda de “ressurreição” de traficante “santo”

Francisco Castellanos J. / BBC

San Nazario

San Nazario

Há poucas semanas, a Polícia Federal mexicana prendeu um homem que se identificou como o suposto operador financeiro de Nazario Moreno González, o fundador dos cartéis de drogas Família Michoacana e Os Cavaleiros Templários.

As milícias de autodefesa que atuam em Michoacán, lutando ilegalmente contra os traficantes, impuseram a captura de Moreno González como condição para baixar as suas armas.

O problema, no entanto, é que “El Chayo”, “Él Más Loco” ou “El Doctor”, nomes como é conhecido Moreno González, está oficialmente morto: em dezembro de 2010 o governo do ex-presidente Felipe Calderón assegurou que tinha sido abatido num confronto com a Polícia Federal.

Três anos depois, essa versão ameaça cair por terra. Em Michoacán, no Oeste do México, muitos garantem que “El Más Loco está vivo” e que comanda as operações dos Templarios.

No entanto, a notícia da morte nunca foi desmentida pelo atual governo. O secretário executivo do Sistema Nacional de Segurança Pública, Monte Alejandro Rubido, disse que assim que houver novidades sobre Moreno González, estas serão divulgadas.

Vivo ou morto, El Chayo é um dos elementos centrais da guerra contra o tráfico de drogas no México, especialmente em Michoacán, onde agora se concentra o maior número de tropas e agentes federais do país.

Surrealismo

O jornalista José Gil Olmos, da revista Processo, que há muito tempo acompanha o conflito em Michoacán, afirmou que há um elemento “surrealista” na história. “Nazario começou a criar dentro dos Cavaleiros Templários uma espécie de corrente religiosa e esotérica, porque ser apenas o líder não era suficiente”, disse à BBC.

“Ele decidiu sagrar-se como um santo e para isso precisava de morrer. Assim, foi declarado morto há quase três anos, mas ninguém fez o reconhecimento de seu corpo”, afirma Olmos. “A partir de sua morte ele renasce em si mesmo e começa a ser criada essa história totalmente surreal do primeiro santo traficante, que é uma espécie de guia espiritual de um dos grupos mais organizados e ao mesmo tempo mais violento do tráfico de drogas no México”.

As versões de que Nazario Moreno está vivo não são novas. As primeiras referências apareceram dias depois de o governo Calderón o declarar morto.

Há alguns dias, as milícias de autodefesa exibiram túnicas, imagens e capelas dos Templarios onde aparentemente o líder criminoso realizava cerimônias de iniciação dos mais novos membros do cartel.

Em meados de 2011, na comunidade de Holanda, na região montanhosa ao sul do estado de Michoacán, foi construída uma capela para venerar a imagem de Moreno, a quem um jornalista local definiu ironicamente como “o único santo vivo que há no mundo”.

Ainda que não haja confirmação de que El Chayo esteja vivo, a influência que exerce na região é importante, segundo Gil Olmos.

“É possível perceber a sua liderança, todas as pessoas de Michoacán dizem que não morreu, até dizem que está em alguns povoados. Contam ainda que ele comanda o cartel ao lado de Servando Gómez La Tuta. Nesse conflito, Nazario não é só o líder físico dos Templarios, mas também o guia espiritual que aponta o caminho”.

Longa História

Como é possível a existência de uma personagem como El Más Loco?

Segundo o especialista Martín Barrón, do Instituto Nacional de Ciência Penais, o que agora se vive em Michoacán é o resultado de um longo processo de conflitos e problemas sociais. “A grande força cultural da religião católica tem-se perdido nos últimos anos, porque estão a aparecer outras associações religiosas e isso tem causado conflitos dentro das comunidades”, disse à BBC.

A essa mistura soma-se o abandono do poder público por vários anos, abrindo uma espaço que foi ocupado por grupos de crime organizado, segundo Barrón.

Nazario Moreno criou um grupo de ajuda a jovens dependentes de drogas, que, ao longo dos anos, serviu de local de recrutamento de empregados e assassinos do grupo criminoso.

Analistas e autoridades concordam que o aspecto semi-religioso que deu à sua organização é um dos elementos de união do grupo e, ao mesmo tempo, fornece uma capa de proteção social nas comunidades onde atua.

Também por essa razão é difícil combater a influência de El Más Loco em Michoacán, afirmou José Gil Olmos. “As pessoas procuram coisas em que acreditar e acabam por criar esses santos populares. Por outro lado, temos um personagem que gosta tanto de si mesmo que decidiu tornar-se um deles”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …