//

Os mexicanos mais pobres vão poder viajar gratuitamente para ir de férias

O Governo do México vai implementar um programa piloto no qual pessoas com recursos limitados e grupos vulneráveis poderão viajar gratuitamente para ir de férias.

A iniciativa foi anunciada pelo Ministério do Turismo durante a apresentação da Estratégia Nacional de Turismo 2019-2024, que propõe uma mudança de paradigma com um “sentido democrático” no campo do turismo.

Antes do Presidente Andrés Manuel López Obrador, o secretário do Turismo, Miguel Torruco, apresentou o programa piloto “Sorrisos para o México” de Chetumal, Quintana Roo, que procurará assegurar que os mexicanos mais pobres possam viajar gratuitamente com recursos do Estado.

“O programa Sorrisos para o México, com o qual o projeto-piloto de Turismo Social será implementado numa primeira fase, procurando incentivar os mexicanos com recursos limitados e grupos vulneráveis a viajarem gratuitamente por todo o país, como parte do seu direito universal de descanso e lazer. O turismo será um direito de todos“, explicou Torruco na apresentação do programa.

A estratégia de turismo do governo federal inclui cinco áreas que procurarão vincular a indústria do turismo à inclusão social: construir o comboio Maia no sudeste mexicano; fortalecer os destinos através de uma política de regionalização para que a atividade turística seja mais equilibrada; fortalecer o mercado interno; diversificar os mercados para tornar a oferta mais lucrativa e articular os setores e instituições de forma a integrar a coexistência e a reconciliação social no campo do turismo.

Durante o seu discurso, o presidente López Obrador disse que o seu governo procurará gerar empregos e ajudar a combater a desigualdade social.

“É por isso que estamos muito preocupados em manter o crescimento económico neste setor e continuar a criar empregos. Vamos realizar um plano para crescer em todo o país, mas queremos apoiar o turismo e, ao mesmo tempo, apoiar regiões que ficaram para trás em termos de crescimento, em termos de emprego, em termos de bem-estar”, disse ele.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.