//

Metro quadrado na capital já chega aos 2877 euros

Os preços das casas em Portugal continua a subir e, segundo dados do INE, em Lisboa o metro quadrado já chega aos 2877 euros.

Segundo números publicados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no terceiro trimestre do ano passado, o valor médio das habitações vendidas em Portugal aumentou 7,9% face ao mesmo período do ano anterior. No período de 12 meses que terminou em setembro, o valor mediano do metro quadrado foi de 984 euros. No trimestre anterior o preço rondava os 950 euros.

O Diário de Notícias dá conta de que em Lisboa e no Porto a subida voltou a ser superior a 20%. A capital registou o maior crescimento dos preços, com uma subida de 24,3%, sendo que o metro quadrado já chega aos 2877 euros. Na Invicta, a subida homóloga dos preços foi de 21,6% para 1525 euros por metro quadrado.

Entre junho e setembro de 2018 havia 42 municípios, “localizados maioritariamente Algarve e na Área Metropolitana de Lisboa”, a registar preços superiores à mediana nacional. Entre os mais caros destacam-se Cascais, Oeiras, Loulé, Lagos, Albufeira e Tavira, com preços acima dos 1600 euros por metro quadrado.

Lisboa: Cinco freguesias acima dos 3500€ por m2

Segundo os valores do INE, uma casa de 100 metros quadrados custa mais de 287 mil euros, quase 30 mil euros a mais em comparação com trimestre anterior.

As freguesias de Santo António, Misericórdia, Santa Maria Maior, Avenidas Novas e Estrela registaram preços medianos de venda superiores a 3500 euros por metro quadrado. A freguesia de Santo António continua a ser a mais cara do país e na zona da Avenida da Liberdade, o metro quadrado já custa 4532 euros, adianta o DN.

Pelo contrário, as freguesias de Santa Clara, Areeiro, São Domingos de Benfica, Carnide e Lumiar registam preços medianos e taxas de variação inferiores aos do resto da cidade, apesar de também terem aumentado no trimestre.

A única freguesia lisboeta onde os preços caíram foi o Parque das Nações.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.