Metro quadrado na capital já chega aos 2877 euros

Os preços das casas em Portugal continua a subir e, segundo dados do INE, em Lisboa o metro quadrado já chega aos 2877 euros.

Segundo números publicados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no terceiro trimestre do ano passado, o valor médio das habitações vendidas em Portugal aumentou 7,9% face ao mesmo período do ano anterior. No período de 12 meses que terminou em setembro, o valor mediano do metro quadrado foi de 984 euros. No trimestre anterior o preço rondava os 950 euros.

O Diário de Notícias dá conta de que em Lisboa e no Porto a subida voltou a ser superior a 20%. A capital registou o maior crescimento dos preços, com uma subida de 24,3%, sendo que o metro quadrado já chega aos 2877 euros. Na Invicta, a subida homóloga dos preços foi de 21,6% para 1525 euros por metro quadrado.

Entre junho e setembro de 2018 havia 42 municípios, “localizados maioritariamente Algarve e na Área Metropolitana de Lisboa”, a registar preços superiores à mediana nacional. Entre os mais caros destacam-se Cascais, Oeiras, Loulé, Lagos, Albufeira e Tavira, com preços acima dos 1600 euros por metro quadrado.

Lisboa: Cinco freguesias acima dos 3500€ por m2

Segundo os valores do INE, uma casa de 100 metros quadrados custa mais de 287 mil euros, quase 30 mil euros a mais em comparação com trimestre anterior.

As freguesias de Santo António, Misericórdia, Santa Maria Maior, Avenidas Novas e Estrela registaram preços medianos de venda superiores a 3500 euros por metro quadrado. A freguesia de Santo António continua a ser a mais cara do país e na zona da Avenida da Liberdade, o metro quadrado já custa 4532 euros, adianta o DN.

Pelo contrário, as freguesias de Santa Clara, Areeiro, São Domingos de Benfica, Carnide e Lumiar registam preços medianos e taxas de variação inferiores aos do resto da cidade, apesar de também terem aumentado no trimestre.

A única freguesia lisboeta onde os preços caíram foi o Parque das Nações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …

Portugal já paga juros mais baixos que Itália e Espanha, diz Costa

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", afirmou António Costa, durante uma ação de campanha do PS. António Costa disse, este domingo, que Portugal já está a pagar a …

Os últimos cinco anos foram os mais quentes de sempre

Um relatório das Nações Unidas revelou que, entre 2015 e 2019, foram atingidos níveis históricos. Desde 1850, as temperaturas aumentaram 1,1ºC. O período entre 2015 a 2019 é o mais quente alguma vez registado, indicou este …