Preço médio da habitação em Portugal aumenta para 950 euros por metro quadrado

Lisboa e Porto viram os preços das casas disparar mais de 20% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo. A capital registou o preço mediano de vendas de habitação mais elevado do país.

O preço médio da habitação em Portugal aumentou 7,8% durante o primeiro trimestre deste ano, em termos homólogos, fixando-se nos 950 euros por metro quadrado, revelou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No período em análise, 40 dos 308 municípios portugueses apresentaram um preço mediano de venda de habitação acima do valor nacional.

Os concelhos com os preços mais elevados localizam-se no Algarve (1.424 euros por metro quadrado), na Área Metropolitana de Lisboa (1.283 euros por metro quadrado) e na Região Autónoma da Madeira (1.143 euros por metro quadrado), de acordo com as estatísticas de preços da habitação ao nível local.

Neste âmbito, o município de Lisboa foi o que registou o preço mediano de vendas de habitação mais elevado do país, com o valor de 2.581 euros por metro quadrado.

“Com valores acima de 1.500 euros por metro quadrado destacaram-se ainda os municípios de Cascais (2.004 euros por metro quadrado), Loulé (1.806 euros por metro quadrado), Oeiras (1.739 euros por metro quadrado), Lagos (1.738 euros por metro quadrado), Albufeira (1.613 euros por metro quadrado) e Tavira (1.531 euros por metro quadrado)”, apurou o INE.

Ao nível sub-regional, a Área Metropolitana de Lisboa foi onde se verificou a maior amplitude de preços da habitação entre municípios (1.964 euros por metro quadrado): o menor valor registou-se na Moita (617 euros por metro quadrado) e o maior em Lisboa (2.581 euros por metro quadrado), indicam as estatísticas.

O Algarve e a região de Coimbra apresentaram também um “diferencial de preços entre municípios superior a 1.000 euros por metro quadrado”.

Durante o primeiro trimestre deste ano, face ao período homólogo, entre as sete cidades do país com mais de 100 mil habitantes, o Porto (+22,7%) destacou-se por registar o maior crescimento, seguindo-se Lisboa (+20,4%), Amadora (+13%), Vila Nova de Gaia (+10,8%), Funchal (+9,3%), Braga (+8,1%) e Coimbra (+4,1%).

“Nas cidades de Lisboa, Funchal, Porto, Coimbra e Amadora, o preço de venda de alojamentos manteve-se acima do valor do país. As cidades de Vila Nova de Gaia (875 euros por metro quadrado) e Braga (705 euros por metro quadrado) mantiveram, tal como em trimestres anteriores, preços abaixo do valor nacional“, avançou o INE.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro usa vídeo de caça a baleias na Dinamarca para criticar Noruega

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, usou um vídeo de caça à baleia para atacar a Noruega, país que suspendeu os apoios à preservação da Amazónia, mas as imagens utilizadas são das Ilhas Faroé, da Dinamarca. "Vejam …

Rússia cria comissão para investigar "ingerência estrangeira" na política interna

Criação de uma comissão para investigar a "ingerência estrangeira" na política interna da Rússia acontece depois de várias manifestações contra Putin, que Moscovo diz mostrarem envolvimento ocidental. A câmara baixa do parlamento russo anunciou esta segunda-feira …

Novo planeta gigante detetado a orbitar estrela que dista 63,4 anos-luz da Terra

O novo planeta tem uma massa cerca de três mil vezes maior do que a da Terra e orbita a sua estrela a uma distância quase três vezes superior à que separa o Sol do …

Inaugurada em Lisboa clínica dentária gratuita para jovens até os 18 anos

A Santa Casa da Misericórdia abriu esta terça-feira, em Lisboa, uma clínica de saúde oral, com consultas grátis para todas as crianças e jovens até os 18 anos, que vivam ou estudem dentro do concelho. O …

Família mais rica do mundo enriquece a quatro milhões de dólares por hora

Desde o último boletim de riqueza que a Bloomberg publicou, em junho do ano passado, no seu ranking das famílias mais ricas do mundo, a fortuna dos Walton cresceu 39 mil milhões de dólares, para …

Espanha. PSOE rejeita proposta "inviável" do Podemos para coligação

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) rejeitou nesta terça-feira a proposta do Unidas Podemos para uma coligação fovernamental, que considera "inviável", e convidou a plataforma de esquerda a encontrar "outras fórmulas" que facilitem a governabilidade …

Ex-Presidente do Sudão admite ter recebido mais de 80 milhões da Arábia Saudita

O antigo Presidente do Sudão, que foi deposto em abril após vários meses de protestos, começou a ser julgado esta segunda-feira por corrupção. O julgamento por corrupção do ex-Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, começou esta segunda-feira e, …

Hong Kong. Funcionário do consulado britânico desaparece após enviar mensagem à namorada a pedir para rezar por ele

A 08 de agosto, Simon Cheng Man-kit, de 28 anos, estava a regressar a Hong Kong depois de ter estado na cidade chinesa Shenzhen. No momento em que, a bordo de um comboio de alta …

Open Arms. Procurador siciliano ordena apreensão do navio e desembarque imediato dos ocupantes

Luigi Patronaggio, o procurador da cidade de Agrigento, na Sicília, ordenou esta terça-feira a apreensão do navio Open Arms e o desembarque imediato dos quase 100 migrantes africanos que este levava a bordo. O jurista, que …

Jovens suspeitos de três homicídios filmaram um “testamento final” com o telemóvel antes de se suicidarem

Bryer Schmegelsky e Kam McLeod, os dois jovens de 18 e 19 anos suspeitos de três homicídios no Canadá e que foram encontrados mortos após duas semanas em fuga, terão filmado um “testamento final” com …