Metro de Lisboa e Carris ficam em mãos espanholas

LHOON / Wikimedia

O Grupo espanhol Avanza venceu o concurso para subconcessão da Carris e do Metro de Lisboa, disse à agência Lusa fonte do Ministério da Economia.

O resultado do concurso foi hoje anunciado pelo Ministério da Economia, que explicou que a escolha do grupo espanhol Avanza implica que o Estado conseguirá uma poupança anual superior a 25 milhões de euros e mais de 215 milhões de euros durante o período de concessão, que é de oito anos.

Entretanto, a Avanza especificou que vai ganhar 1.075 milhões de euros por oito anos de gestão dos transportes urbanos de Lisboa, o Metro e a Carris.

“A Avanza [grupo ADO] apresentou a oferta mais bem avaliada pelo Governo português para gerir a Carris (empresa que explora os autocarros urbanos de Lisboa) e o Metro Lisboa. Trata-se de um contrato de 1.075 milhões de euros por oito anos de gestão do transporte urbano de Lisboa, que serve 260 milhões de passageiros ao ano”, indicou a empresa em comunicado enviado à agência Lusa.

Assim, explicou a Avanza, o contrato pela Carris é de 625 milhões de euros e o do Metro Lisboa é de 450 milhões de euros para oito anos e meio.

A empresa espanhola explica que a Carris conta com 622 autocarros que prestam serviço a 120 milhões de passageiros por ano, espalhados por 70 linhas em Lisboa que percorrem, no total, 30 milhões de quilómetros anuais.

Já o Metro de Lisboa serve 140 milhões de passageiros por ano, com 111 unidades triplas de Metro em quatro linhas e 55 estações.

“Este concurso é o resultado de muitos meses de trabalho e esforço das pessoas que formam esta empresa, para oferecer ao Governo de Portugal e à cidade de Lisboa a experiência e o serviço de grupo especializado em mobilidade, orientado para a satisfação dos utentes e dos cidadãos”, afirmou o presidente do Grupo ADO para Espanha e Portugal, Luis Fernando Lozano.

Na segunda-feira, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, tinha anunciado que cinco candidatos apresentaram propostas para as subconcessões do Metropolitano de Lisboa e da Carris, das quais três eram conjuntas às duas empresas.

Apresentaram uma proposta conjunta a transportadora parisiense RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens), a britânica National Express e a espanhola Avanza.

Na Carris estavam interessados ainda a Barraqueiro – que faz parte do consórcio que recentemente venceu o concurso para a privatização da TAP – em conjunto a TCC (Transports Ciutat Comtal), que integra o consórcio que venceu o concurso público para a subconcessão da STCP, transportes públicos do Porto.

Para a gestão do Metro de Lisboa tinha-se candidatado ainda a francesa Transdev.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Espero que isto venha acabar com as grevezinhas cirúrgicas da sexta feira, e leve à erradicação de sindicalismo selvagem que se preocupa com o bem instalado dos associados e completamente “barimbando” para o serviço público

  2. 7 anos 7 meses de greves – “Cosciência de classe” corporativista na mão do sindicalismo selvagem , especializado em mandar ao fundo empresas independentemente de serem deficitárias ou não – LISNAVE, SETNAVE,SOREFAME, CIMENTEIRAS, CARRIS, METRO, TAP, SIDERURGIA NACIONAL, METALÚRGICAS, TRANSPORTES FLUVIAIS, TRANSPORTES FERROVIÁRIOS – CP, antigos CTT etc. etc.

RESPONDER

Deputados do PS foram os mais faltosos. Iniciativa Liberal com zero faltas

A esquerda lidera o absentismo parlamentar nesta primeira sessão legislativa da XIV legislatura, prestes a terminar. De acordo com uma contabilização do Diário de Notícias, os deputados do PS foram os que mais faltaram aos 75 …

Telemóvel de líder catalão terá sido espiado por software governamental (e não foi o único)

O telemóvel do independentista Roger Torrent, presidente do parlamento da região espanhola da Catalunha, terá sido atacado por um software de espionagem exclusivo dos Governos. De acordo com uma investigação conjunta do jornal espanhol El País …

Papagaio bate 21 estudantes de Harvard num jogo clássico de memória

Griffin, um papagaio-cinzento africano (Psittacus erithacus), bateu 21 estudantes da prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, num clássico jogo de memória, revela um novo estudo. Esta espécie, recorda o portal Live Science que avança …

"Desconfinar não é desarmar". Jovens não respeitam regras e estão a propagar covid-19 em Setúbal

O coordenador da Proteção Civil Municipal de Setúbal, José Luís Bucho, manifestou-se esta segunda-feira preocupado com os excessos cometidos pela população jovem no concelho, que acusa de desrespeitar as regras e propagar a doença covid-19. "As …

Mário Centeno tem mais uma prova de fogo: responder à "falta de idoneidade"

O Supremo Tribunal Administrativo deve decidir, esta terça-feira, se aceita a providência cautelar interposta pelo Iniciativa Liberal para travar ida de Mário Centeno para governador do Banco de Portugal. Esta é uma semana atribulada para o …

Benfica e Vieira terão sido constituídos arguidos na "Operação saco azul"

A Benfica SAD e o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, terão sido constituídos arguidos no âmbito da "Operação saco azul". As suspeitas envolvem o alegado levantamento de 1,8 milhões de euros das contas da …

Ajuste direto de 348 mil euros não evitou falhas graves no Portal das Matrículas

O Ministério da Educação fez um ajuste direto de 348 mil euros para responder à demanda do Portal das Matrículas. Mesmo assim, a plataforma acabou por apresentar vários problemas e foi alvo de ataques informáticos. Matricular …

Dois contra (quase) todos. O fim dos debates quinzenais uniu o PS e o PSD mais do que nunca

As propostas dos socialista e dos sociais-democratas são debatidas e votadas, esta terça-feira, no Parlamento. A maioria dos partidos é contra. Rui Rio foi o primeiro a propor o fim dos debates quinzenais com o primeiro-ministro, …

Sporting seduz Adán com prémio de assinatura "chorudo"

Antonio Adán é a escolha do Sporting para guardar a baliza na próxima temporada. O guarda-redes do Atlético de Madrid está em fim de contrato e pode chegar a 'custo zero'. Depois de fracassar na tentativa …

EUA pressionaram países a aceitar centenas de voos de deportação com infetados

O Serviço de Imigração e Controlo de Fronteiras (ICE) dos EUA já fretou centenas de voos de deportação de imigrantes infetados com covid-19 desde o início da pandemia, segundo uma investigação do The New York …