Metro de Lisboa e Carris ficam em mãos espanholas

LHOON / Wikimedia

O Grupo espanhol Avanza venceu o concurso para subconcessão da Carris e do Metro de Lisboa, disse à agência Lusa fonte do Ministério da Economia.

O resultado do concurso foi hoje anunciado pelo Ministério da Economia, que explicou que a escolha do grupo espanhol Avanza implica que o Estado conseguirá uma poupança anual superior a 25 milhões de euros e mais de 215 milhões de euros durante o período de concessão, que é de oito anos.

Entretanto, a Avanza especificou que vai ganhar 1.075 milhões de euros por oito anos de gestão dos transportes urbanos de Lisboa, o Metro e a Carris.

“A Avanza [grupo ADO] apresentou a oferta mais bem avaliada pelo Governo português para gerir a Carris (empresa que explora os autocarros urbanos de Lisboa) e o Metro Lisboa. Trata-se de um contrato de 1.075 milhões de euros por oito anos de gestão do transporte urbano de Lisboa, que serve 260 milhões de passageiros ao ano”, indicou a empresa em comunicado enviado à agência Lusa.

Assim, explicou a Avanza, o contrato pela Carris é de 625 milhões de euros e o do Metro Lisboa é de 450 milhões de euros para oito anos e meio.

A empresa espanhola explica que a Carris conta com 622 autocarros que prestam serviço a 120 milhões de passageiros por ano, espalhados por 70 linhas em Lisboa que percorrem, no total, 30 milhões de quilómetros anuais.

Já o Metro de Lisboa serve 140 milhões de passageiros por ano, com 111 unidades triplas de Metro em quatro linhas e 55 estações.

“Este concurso é o resultado de muitos meses de trabalho e esforço das pessoas que formam esta empresa, para oferecer ao Governo de Portugal e à cidade de Lisboa a experiência e o serviço de grupo especializado em mobilidade, orientado para a satisfação dos utentes e dos cidadãos”, afirmou o presidente do Grupo ADO para Espanha e Portugal, Luis Fernando Lozano.

Na segunda-feira, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, tinha anunciado que cinco candidatos apresentaram propostas para as subconcessões do Metropolitano de Lisboa e da Carris, das quais três eram conjuntas às duas empresas.

Apresentaram uma proposta conjunta a transportadora parisiense RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens), a britânica National Express e a espanhola Avanza.

Na Carris estavam interessados ainda a Barraqueiro – que faz parte do consórcio que recentemente venceu o concurso para a privatização da TAP – em conjunto a TCC (Transports Ciutat Comtal), que integra o consórcio que venceu o concurso público para a subconcessão da STCP, transportes públicos do Porto.

Para a gestão do Metro de Lisboa tinha-se candidatado ainda a francesa Transdev.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Espero que isto venha acabar com as grevezinhas cirúrgicas da sexta feira, e leve à erradicação de sindicalismo selvagem que se preocupa com o bem instalado dos associados e completamente “barimbando” para o serviço público

  2. 7 anos 7 meses de greves – “Cosciência de classe” corporativista na mão do sindicalismo selvagem , especializado em mandar ao fundo empresas independentemente de serem deficitárias ou não – LISNAVE, SETNAVE,SOREFAME, CIMENTEIRAS, CARRIS, METRO, TAP, SIDERURGIA NACIONAL, METALÚRGICAS, TRANSPORTES FLUVIAIS, TRANSPORTES FERROVIÁRIOS – CP, antigos CTT etc. etc.

RESPONDER

Encontradas centenas de garrafas de cerveja tóxica da era vitoriana

Mais de 600 garrafas de cerveja com cerca de 140 anos foram encontradas no Reino Unido. Muitas ainda continham cerveja, que estava contaminada com elevados níveis de chumbo. Uma equipa de arqueólogos encontrou mais de 600 …

Há um fármaco, ainda em teste, que bloqueia efeitos da covid-19

Investigadores conseguiram decifrar como o SARS-CoV-2 interage e infeta as células humanas do rim e, a partir daí, começaram a testar o potencial do fármaco. Investigadores de um estudo internacional identificaram um fármaco, em fase clínica …

Europa quer usar Mecanismo Europeu de Estabilidade (e Centeno pode ir buscar 6 mil milhões)

O jornal espanhol El País revelou algumas das medidas de apoio às economias da Zona Euro que estão a ser preparadas pelo Eurogrupo. Portugal pode aceder a 6,3 mil milhões de euros. Os ministros da Finanças …

Cientistas descobrem novo parente do velociraptor nos Estados Unidos

Cientistas descobriram no Novo México, nos Estados Unidos, fósseis do chamado primo sul-americano do Velociraptor. De acordo com o site IFLScience, o Dineobellator notohesperus viveu durante o Cretáceo Superior, há cerca de 67 milhões de anos, …

Não é tempo de discutir aumentos. Prioridade da Função Pública é "garantir salários a 100%"

Pedro Siza Vieira não tem a certeza se os aumentos prometidos à Função Pública continuam de pé. Sindicatos dizem que a prioridade é garantir salários a 100% a todos os trabalhadores. O Governo prometeu à Função …

Elementos da equipa de Guaidó terão sido "sequestrados"

A oposição venezuelana denunciou esta sexta-feira que 10 colaboradores do líder opositor e presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, “foram sequestrados” nos últimos dias pelas forças de segurança. “Dez membros da sua equipa foram sequestrados, cinco …

Há um micróbio que pode metabolizar um dos plásticos mais difíceis de reciclar

Cientistas identificaram um micróbio que pode ajudar a decompor um dos plásticos mais resistentes que existem atualmente. Segundo o site Science Alert, o micróbio em questão é uma bactéria chamada Pseudomonas sp. TDA1 e poderá romper …

Fusão de estrelas de neutrões ajudou a formar o Sistema Solar

Uma nova investigação revelou que as colisões de estrelas de neutrões deram origem aos elementos pesados do Sistema Solar. Duas estrelas de neutrões a colidirem uma com a outra é um fenómeno extremamente raro. No entanto, …

Um novo tipo de buraco negro foi apanhado em flagrante a cometer um "crime"

Os astrónomos encontraram as evidências para o autor de um homicídio cósmico: um buraco negro de uma classe conhecida como "massa intermediária", que destruiu uma estrela que passou perto de si. Com cerca de 50 mil …

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …