Meteorito cinco vezes mais brilhante que a Lua caiu em Espanha

Na madrugada da passada quarta-feira, um meteorito com cerca de um quilograma de peso caiu na região de Córdoba, na Andaluzia, Espanha.

Os sensores do Complexo Astronómico de La Hita, em Toledo, estimam que o meteorito terá origem num asteróide com uma massa de cerca de 400 quilogramas.

O asteróide, conhecido como 2013DF, tem o tamanho de um prédio de 15 andares, e passou muito próximo da terra há três anos, a 27 de fevereiro de 2013.

Ao que tudo indica, a distância curta a que passou da Terra terá levado o 2013DF a fragmentar-se parcialmente, largando alguns pedaços – entre os quais este meteorito, que seguiu uma trajectória diferente do progenitor.

Depois de entrar na atmosfera terrestre, quando se encontrava a cerca de 19 km de altitude, o meteorito transformou-se numa bola de fogo com um brilho cinco vezes maior do que a Lua.

O meteorito, com pouco mais de um quilograma, colidiu então com o solo a uma velocidade de mais de 60.000 km/h, segundo os cálculos do professor José María Madiedo, astrónomo da Universidade de Huelva.

José María Madievo é o principal investigador do projecto SMART, cuja finalidade é vigiar continuamente o céu para registar os impactos contra a atmosfera terrestre de quaisquer corpos provenientes do Sistema Solar.

Segundo o El Mundo, é a quarta vez, em poucos dias, que a Península Ibérica experimenta um fenómeno deste tipo, mas este foi o de maior impacto.

Dada a origem atribuída ao meteorito, o professor Mandievo não descarta a possibilidade de que nos próximos dias ocorram nos céus da Península mais fenómenos desta natureza.

No início deste mês, no dia 6, explodiu também sobre o Oceano Atlântico, a 1000 km da costa do Brasil, o maior meteorito desde Chelyabinsk, produzindo uma explosão com energia equivalente a 13.000 toneladas de TNT.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Refugiados vindos da Turquia já chegaram a Portugal

Um grupo de 16 refugiados chegou na tarde desta terça-feira a Portugal proveniente de Istambul, na Turquia, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), anunciou …

Militares na reserva e reforma fazem queixa-crime contra Gomes Cravinho

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, foi alvo de uma queixa-crime junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela alegada prática do crime de ofensa a organismo serviço ou pessoa coletiva. A notícia é avançada pelo …

SEF recorre ao Ministério Público por suspeita de venda de vagas de atendimento

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresentou uma participação ao Ministério Público, por indícios de crime de auxílio à imigração ilegal, devido à alegada venda de vagas de atendimento em portais de anúncios classificados. A …

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …

Reunião com motoristas termina sem acordo. Há troca de acusações e uma nova greve à vista

Falhou esta terça-feira o acordo para iniciar um processo de mediação entre Antram, que representa as empresas, e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). A Antram acusou, esta terça-feira, o Sindicato dos Motoristas …

Alzheimer ataca regiões do cérebro que nos mantêm acordados durante o dia

Demasiadas sonecas durante o dia são um dos primeiros sinais externos do Alzheimer, embora seja difícil dizer por que isso acontece. Alguns cientistas sugeriram que a doença perturba as regiões do cérebro que promovem o …

Caminhar e correr torna-se agora mais fácil com estes novos calções robóticos

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram uns calções robóticos que nos fazem sentir até sete quilos mais leves quando estamos a caminhar ou a correr. Esta invenção poderá ajudar pessoas que caminhem …