Meteorito cinco vezes mais brilhante que a Lua caiu em Espanha

Na madrugada da passada quarta-feira, um meteorito com cerca de um quilograma de peso caiu na região de Córdoba, na Andaluzia, Espanha.

Os sensores do Complexo Astronómico de La Hita, em Toledo, estimam que o meteorito terá origem num asteróide com uma massa de cerca de 400 quilogramas.

O asteróide, conhecido como 2013DF, tem o tamanho de um prédio de 15 andares, e passou muito próximo da terra há três anos, a 27 de fevereiro de 2013.

Ao que tudo indica, a distância curta a que passou da Terra terá levado o 2013DF a fragmentar-se parcialmente, largando alguns pedaços – entre os quais este meteorito, que seguiu uma trajectória diferente do progenitor.

Depois de entrar na atmosfera terrestre, quando se encontrava a cerca de 19 km de altitude, o meteorito transformou-se numa bola de fogo com um brilho cinco vezes maior do que a Lua.

O meteorito, com pouco mais de um quilograma, colidiu então com o solo a uma velocidade de mais de 60.000 km/h, segundo os cálculos do professor José María Madiedo, astrónomo da Universidade de Huelva.

José María Madievo é o principal investigador do projecto SMART, cuja finalidade é vigiar continuamente o céu para registar os impactos contra a atmosfera terrestre de quaisquer corpos provenientes do Sistema Solar.

Segundo o El Mundo, é a quarta vez, em poucos dias, que a Península Ibérica experimenta um fenómeno deste tipo, mas este foi o de maior impacto.

Dada a origem atribuída ao meteorito, o professor Mandievo não descarta a possibilidade de que nos próximos dias ocorram nos céus da Península mais fenómenos desta natureza.

No início deste mês, no dia 6, explodiu também sobre o Oceano Atlântico, a 1000 km da costa do Brasil, o maior meteorito desde Chelyabinsk, produzindo uma explosão com energia equivalente a 13.000 toneladas de TNT.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …