Explodiu sobre o Atlântico o maior meteorito desde Chelyabinsk

Um enorme meteorito, com um diâmetro de entre 5 e 7 metros, explodiu no início deste mês no ar, sobre o Oceano Atlântico, a 1.000km da costa do Brasil.

A explosão do meteorito passou quase despercebida, mas de acordo com os registos da NASA, produziu uma energia equivalente a 13.000 toneladas de TNT – igual à explosão da bomba atómica que destruiu Hiroshima em 1945.

Este foi o maior corpo celeste a atingir à Terra depois do meteorito de Chelyabinsk, que em fevereiro de 2013 explodiu sobre a cidade russa, ferindo 1600 pessoas.

O meteorito de Chelyabinsk, com 18 metros de diâmetro, explodiu a 20 quilómetros de altitude, libertando energia correspondente a 500.000 toneladas de TNT – 30 vezes Hiroshima.

De acordo com a revista Nature, cientistas da República Checa e do Canadá analisaram imagens, sons e fragmentos do meteorito, e calcularam que à entrada na atmosfera o corpo celeste pesava 12.000 toneladas.

Três anos depois do incidente, o mais grave dos últimos 100 anos, os cientistas ainda não conseguiram determinar a origem do meteorito de Chelyabinsk.

Alguns cientistas apontam no entanto para a possibilidade de o meteorito ter tido a sua origem no asteróide “2011 EO40“, com 200 metros de diâmetro, descoberto há 2 anos, e que os astrónomos consideram “potencialmente perigoso”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Atenção à denominação: “meteoróide” fora da atmosfera terrestre, “meteoro” dentro da atmosfera e “meteorito” quando atinge o solo. Neste caso, o que explode na atmosfera é um meteoro. Se alguns fragmentos chgam à Terra, aí então temos meteoritos.

RESPONDER

Encontrada em Israel cidade com dez mil anos da Idade da Pedra

Uma enorme metrópole que remonta à Idade da Pedra foi descoberta perto de Jerusalém, em Israel. Os investigadores dizem que não é apenas a maior deste tipo já encontrada no país, mas uma das mais …

Frentes de Vila de Rei e Mação estão dominadas a 90%. Teme-se "reacendimentos graves"

Pedro Nunes, comandante do Agrupamento Distrital do Centro Norte da Proteção Civil, fez esta manhã o ponto da situação a partir da Sertã. O "incêndio está estabilizado", os meios foram redistribuídos e "90% do …

Fisco proibido de usar inspeções para incriminar contribuintes. Centenas de processos podem cair por terra

O Tribunal Constitucional (TC) considerou inconstitucionais as normas que permitem às autoridades avançar ou concluir processos-crime com declarações fiscais obtidas voluntariamente pelo contribuinte ou arguido, conforme o caso. Esta prática, de acordo com o TC, viola …

Os Australopitecos eram amamentados até aos 12 meses

As crias dos australopitecos, uma espécie humana extinta que viveu em África, foram amamentadas até ao primeiro ano de vida, segundo um estudo publicado esta segunda-feira na revista científica Nature. Na investigação da faculdade de medicina …

Tempestade no norte da Índia fez pelo menos 33 mortos

Pelo menos 33 pessoas e outras 13 ficaram feridas na sequência de uma tempestade que atingiu no domingo o estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, informaram esta segunda-feira as autoridades. De acordo com Sandhya, …

"Neve artificial" poderia salvar lençol de gelo da Antártida

O lençol de gelo da Antártida pode deslizar para o oceano e inundar as cidades costeiras. No entanto, esta catástrofe pode ser evitada se os Governos investirem num projeto de engenharia para cobrir a superfície …

Constante de Hubble recalculada. E o mistério da expansão do Universo adensa-se

Uma equipa de cientistas da Universidade de Chicago, nos EUA, voltou a medir a constante de Hubble, usada para medir a taxa de expansão do Universo. O novo estudo, liderado pela especialista Wendy Freedman e …

Micro-bristle-bot. O robô mais pequeno do mundo que pode vir a salvar vidas

Do tamanho de uma formiga e mais leve que uma pitada de sal, o "micro-bristle-bot" é o robô mais pequeno do mundo pode um dia vir a salvar vidas. Desenvolvido na Universidade da Georgia, nos Estados …

Os gorilas têm amigos para toda a vida (e fazem grandes festas anuais)

Cientistas concluíram que os gorilas têm amizades que duram para toda a vida, inclusive entre animais que não são parentes, e celebram grandes reuniões anuais. De acordo com o ABC, uma equipa de cientistas concluiu que …

Bengala que guiou bote salva-vidas após o naufrágio do Titanic leiloada por 44 mil euros

Quando o Titanic afundou em águas geladas perto de Newfoundland em 1912, um bote salva-vidas de sobreviventes usou a luz operada por bateria na bengala de uma mulher para iluminar o caminho para a segurança. Essa …