Mais de metade das espécies de primatas estão em risco de extinção

Dan Shouse / Flickr

-

Os cientistas afirmam mais da metade das espécies de primatas conhecidas está em risco de extinção e a culpa é de ações humanas como a caça, o comércio ilegal e a exploração das florestas tropicais para a agricultura.

Segundo o estudo divulgado na revista Science Advances, cerca de 60% das espécies de primatas estão ameaçadas de extinção e de 75% têm populações em declínio.

“Várias espécies de lémures, de macacos, de chimpanzés e de gorilas estão reduzidas a populações minúsculas de mil indivíduos ou menos”, afirma o antropólogo Paul Garber, sublinhando que já só há 30 gibões-de-hainan, uma espécie da China.

A agricultura, pecuária, extração de minérios, madeira e combustíveis fósseis, a caça e o tráfico ilegal de primatas são as ações responsáveis por tal desastre.

“O número de gorilas-de-grauer que era de 17 mil animais em 1995, passou para apenas 3.800 em 2015, um declínio de 77%. Outro exemplo é o do lémure-de-cauda-anelada, cuja população diminuiu de 95% passando de cerca de 700 mil animais para somente 2.200”, destacou o biólogo Andreas Meyer.

Das 504 espécies conhecidas, o estudo lança a dúvida sobre o futuro de 300 delas, mas revela que nada está perdido e que estes animais ainda podem ser salvos se o comportamento dos humanos se alterar “de imediato”.

“Apesar do perigo de extinção que muitos dos primatas enfrentam, achamos que a conservação dos primatas ainda não é uma causa perdida, e estamos otimistas de que as pressões ambientais ainda podem ser revertidas”, defendem os especialistas, citados pelo jornal The Independent.

A extinção dos primatas teria um efeito direto nos humanos, já que esses animais sustentam o equilíbrio dos ecossistemas porque espalham sementes e atuam como presas e predadores de outros seres vivos.

O estudo revela que os primatas são muito importantes para a humanidade. Afinal, eles são os nossos parentes biológicos vivos mais próximos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …