Mais de metade das espécies de primatas estão em risco de extinção

Dan Shouse / Flickr

-

Os cientistas afirmam mais da metade das espécies de primatas conhecidas está em risco de extinção e a culpa é de ações humanas como a caça, o comércio ilegal e a exploração das florestas tropicais para a agricultura.

Segundo o estudo divulgado na revista Science Advances, cerca de 60% das espécies de primatas estão ameaçadas de extinção e de 75% têm populações em declínio.

“Várias espécies de lémures, de macacos, de chimpanzés e de gorilas estão reduzidas a populações minúsculas de mil indivíduos ou menos”, afirma o antropólogo Paul Garber, sublinhando que já só há 30 gibões-de-hainan, uma espécie da China.

A agricultura, pecuária, extração de minérios, madeira e combustíveis fósseis, a caça e o tráfico ilegal de primatas são as ações responsáveis por tal desastre.

“O número de gorilas-de-grauer que era de 17 mil animais em 1995, passou para apenas 3.800 em 2015, um declínio de 77%. Outro exemplo é o do lémure-de-cauda-anelada, cuja população diminuiu de 95% passando de cerca de 700 mil animais para somente 2.200”, destacou o biólogo Andreas Meyer.

Das 504 espécies conhecidas, o estudo lança a dúvida sobre o futuro de 300 delas, mas revela que nada está perdido e que estes animais ainda podem ser salvos se o comportamento dos humanos se alterar “de imediato”.

“Apesar do perigo de extinção que muitos dos primatas enfrentam, achamos que a conservação dos primatas ainda não é uma causa perdida, e estamos otimistas de que as pressões ambientais ainda podem ser revertidas”, defendem os especialistas, citados pelo jornal The Independent.

A extinção dos primatas teria um efeito direto nos humanos, já que esses animais sustentam o equilíbrio dos ecossistemas porque espalham sementes e atuam como presas e predadores de outros seres vivos.

O estudo revela que os primatas são muito importantes para a humanidade. Afinal, eles são os nossos parentes biológicos vivos mais próximos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …

Há uma cidade na Venezuela que é "invisível"

Guanta está lá, embora não seja fácil vê-la. Vistas a partir de El Morro, do outro lado da baía, as suas luzes piscam sob uma nuvem baixa. É uma nuvem diferente das outras, mais espessa, mais …

Há novas regras para subir ao Everest. E é preciso apresentar currículo

O Nepal acaba de anunciar novas regras para escalar o Evereste. Com 8848 metros de altitude, é a montanha mais alta do mundo e verdadeira obsessão para alguns alpinistas, colecionadores de cumes, e cujo número …

"Não há comida, nem dinheiro". Bolsonaro reduz horário do exército

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse esta sexta-feira que todo o país "está sem dinheiro", o que levará o Exército a trabalhar em horário reduzido, acrescentando que há falta de comida para os recrutas. "O Exército …

“Vacinada contra o socialismo”, Zita Seabra troca PSD pelo Iniciativa Liberal

A ex-dirigente comunista Zita Seabra, que até há poucos meses era militante do PSD, deixou os sociais-democratas para os trocar pela recém-criada Iniciativa Liberal. Zita Seabra disse ao Expresso que acredita que “os caminhos para refazer …

O bom gigante que quis voltar agora não quer sair

O Sporting ainda está a preparar o plantel para a época que acaba de arrancar, e a cada vez mais provável permanência de Bruno Fernandes obriga a SAD a vender alguns dos seus ativos. Bas …

"Lá vai o 'experto' dos pneumáticos". Ana Gomes volta a provocar Luís Filipe Vieira

A ex-eurodeputada socialista, Ana Gomes, utilizou um artigo publicado na revista económica norte-americana Forbes para voltar ao tema do financiamento de clubes de futebol. Nas redes sociais, Ana Gomes provocou o "experto dos pneumáticos" com a …

Fenprof acusa Governo de eleitoralismo com antecipação de colocação de docentes

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) acusou o Ministério da Educação de ter mais interesse nas eleições do que nas escolas e nos professores, comentando desta forma a antecipação da divulgação das listas de colocação …

Guimarães vê perigo em pedreiras e fecha estrada. Ministério do Ambiente não

A freguesia de Airão Santa Maria tem uma estrada encerrada entre duas pedreiras desde março. A Câmara Municipal de Guimarães entendeu que estava em causa a segurança da população e mandou cortar o caminho com …

Água do mar está mais fria no Algarve do que no Minho (e já se sabe porquê)

Nas regiões mais a sul do país, em especial na costa ocidental mas mesmo em algumas zonas do Algarve, a água do mar está mais fria do que no norte do país. A culpa, escreve o …