Mais de metade das espécies de primatas estão em risco de extinção

Dan Shouse / Flickr

-

Os cientistas afirmam mais da metade das espécies de primatas conhecidas está em risco de extinção e a culpa é de ações humanas como a caça, o comércio ilegal e a exploração das florestas tropicais para a agricultura.

Segundo o estudo divulgado na revista Science Advances, cerca de 60% das espécies de primatas estão ameaçadas de extinção e de 75% têm populações em declínio.

“Várias espécies de lémures, de macacos, de chimpanzés e de gorilas estão reduzidas a populações minúsculas de mil indivíduos ou menos”, afirma o antropólogo Paul Garber, sublinhando que já só há 30 gibões-de-hainan, uma espécie da China.

A agricultura, pecuária, extração de minérios, madeira e combustíveis fósseis, a caça e o tráfico ilegal de primatas são as ações responsáveis por tal desastre.

“O número de gorilas-de-grauer que era de 17 mil animais em 1995, passou para apenas 3.800 em 2015, um declínio de 77%. Outro exemplo é o do lémure-de-cauda-anelada, cuja população diminuiu de 95% passando de cerca de 700 mil animais para somente 2.200”, destacou o biólogo Andreas Meyer.

Das 504 espécies conhecidas, o estudo lança a dúvida sobre o futuro de 300 delas, mas revela que nada está perdido e que estes animais ainda podem ser salvos se o comportamento dos humanos se alterar “de imediato”.

“Apesar do perigo de extinção que muitos dos primatas enfrentam, achamos que a conservação dos primatas ainda não é uma causa perdida, e estamos otimistas de que as pressões ambientais ainda podem ser revertidas”, defendem os especialistas, citados pelo jornal The Independent.

A extinção dos primatas teria um efeito direto nos humanos, já que esses animais sustentam o equilíbrio dos ecossistemas porque espalham sementes e atuam como presas e predadores de outros seres vivos.

O estudo revela que os primatas são muito importantes para a humanidade. Afinal, eles são os nossos parentes biológicos vivos mais próximos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Guardas prisionais voltam à greve pela quinta vez desde setembro

Esta será a quinta greve dos guardas prisionais, convocada pelo SNCGP, desde setembro. O presidente do sindicato diz que, caso se mantenha o silêncio do Governo, vão ser marcadas mais paralisações para dezembro. Os guardas prisionais …

PSD apresenta queixa sobre votos da emigração. Publicação dos resultados das eleições suspensa

O PSD apresentou uma reclamação ao Tribunal Constitucional a pedir a revisão dos resultados. A publicação dos resultados fica suspensa, pondo em causa as tomadas de posse da Assembleia da República e do Governo. Nesta medida, …

"Em defesa do Alto Minho". Empresário de Viana do Castelo candidata-se à liderança do CDS

O empresário Carlos Meira, militante de Viana do Castelo do CDS-PP, vai ser candidato à liderança do partido no congresso da sucessão da ainda líder, Assunção Cristas, que está marcado para 25 e 26 de …

Benfica renova com Ferro até 2024

O Benfica renovou o contrato com o jovem defesa-central até 2024, revelou, esta quinta-feira, o clube encarnado no seu site oficial. A renovação do contrato com Ferro já tinha sido tema na conferência de imprensa de …

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …

"Casillas apoiou-me desde o momento em que cheguei", diz Marchesín

O guarda-redes argentino falou da sua adaptação ao novo clube, destacando que o seu antecessor, do qual não esconde a sua grande admiração, o apoiou desde que chegou ao FC Porto. Na semana passada, Agustín Marchesín …

Zoo de Paris apresenta Blob, uma estranha criatura amarela sem cérebro e com quase 720 sexos

O zoológico de Paris exibe desde esta quarta-feira um estranho organismo unicelular criado em laboratório: parece um fungo, mas interage como um animal. De acordo com a agência AFP, a estranha criatura, batizada de bolb (bolha), …