Mais de metade das espécies de primatas estão em risco de extinção

Dan Shouse / Flickr

-

Os cientistas afirmam mais da metade das espécies de primatas conhecidas está em risco de extinção e a culpa é de ações humanas como a caça, o comércio ilegal e a exploração das florestas tropicais para a agricultura.

Segundo o estudo divulgado na revista Science Advances, cerca de 60% das espécies de primatas estão ameaçadas de extinção e de 75% têm populações em declínio.

“Várias espécies de lémures, de macacos, de chimpanzés e de gorilas estão reduzidas a populações minúsculas de mil indivíduos ou menos”, afirma o antropólogo Paul Garber, sublinhando que já só há 30 gibões-de-hainan, uma espécie da China.

A agricultura, pecuária, extração de minérios, madeira e combustíveis fósseis, a caça e o tráfico ilegal de primatas são as ações responsáveis por tal desastre.

“O número de gorilas-de-grauer que era de 17 mil animais em 1995, passou para apenas 3.800 em 2015, um declínio de 77%. Outro exemplo é o do lémure-de-cauda-anelada, cuja população diminuiu de 95% passando de cerca de 700 mil animais para somente 2.200”, destacou o biólogo Andreas Meyer.

Das 504 espécies conhecidas, o estudo lança a dúvida sobre o futuro de 300 delas, mas revela que nada está perdido e que estes animais ainda podem ser salvos se o comportamento dos humanos se alterar “de imediato”.

“Apesar do perigo de extinção que muitos dos primatas enfrentam, achamos que a conservação dos primatas ainda não é uma causa perdida, e estamos otimistas de que as pressões ambientais ainda podem ser revertidas”, defendem os especialistas, citados pelo jornal The Independent.

A extinção dos primatas teria um efeito direto nos humanos, já que esses animais sustentam o equilíbrio dos ecossistemas porque espalham sementes e atuam como presas e predadores de outros seres vivos.

O estudo revela que os primatas são muito importantes para a humanidade. Afinal, eles são os nossos parentes biológicos vivos mais próximos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …