“Enorme sucesso”. Metade dos adultos do Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina

O ministro da Saúde do Reino Unido,Matt Hancock

Metade dos adultos do Reino Unido já recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19, anunciou este sábado o ministro da Saúde inglês, que considerou um “enorme sucesso” a administração de mais de 26 milhões de doses.

“Estou absolutamente satisfeito por vos dizer que já vacinámos metade de todos os adultos do Reino Unido. É um enorme sucesso”, afirmou o ministro Matt Hancock, num vídeo publicado na sua conta da rede social Twitter.

https://twitter.com/MattHancock/status/1373228545644855296

O governante agradeceu a “todos os envolvidos, incluindo a metade de todos os adultos que se chegou à frente” e destacou que esse gesto “é tão importante, porque esta vacina é a nossa via de saída desta pandemia”.

No Reino Unido, já foram administradas mais de 26 milhões de primeiras doses da vacina contra a covid-19. Para o responsável pela tutela da Saúde, “o programa de vacinação do Reino Unido é uma grande história de sucesso”. “Isto não é fácil, mas estamos a fazer enormes progressos”, admitiu o ministro.

Matt Hancock deixou, ainda, um apelo: “Quando receber a chamada, por favor, chegue-se à frente e receba a vacina, junte-se à maioria dos adultos que já foram vacinados”.

Esta sexta-feira, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca, depois de terem sido emitidos pareceres das entidades reguladoras britânicas e europeias que garantem a segurança daquela vacina.

Boris Johnson foi vacinado no hospital St. Thomas, em Londres, onde esteve internado nos Cuidados Intensivos, em abril de 2020, devido à covid-19, recorda a agência de notícias francesa AFP.

O Reino Unido é o país europeu mais afetado pela pandemia. No total, morreram naquele país 126 026 pessoas entre 4 285 684 casos de contágio confirmados desde o início da pandemia covid-19.

Até hoje, 26 263 732 pessoas receberam a primeira dose de uma vacina contra o novo coronavírus, das quais 2 011 070 receberam uma segunda dose, que é administrada com um intervalo de até 12 semanas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …

EUA impõem sanções contra a Polícia cubana pela “repressão” dos protestos

Os Estados Unidos impuseram novas sanções à Polícia Nacional Revolucionária cubana e a dois altos funcionários da instituição, com o Presidente Joe Biden a admitir mais medidas caso não exista uma mudança “drástica” em Cuba. Questionado …

Aumento dos custos de produção. Depois da Unilever, Nestlé anuncia que vai subir os preços

A maior produtora de comida e bebidas do mundo vai aumentar os preços. A Nestlé justifica a decisão com a subida dos custos de produção das mercadorias e dos transportes. A empresa suíça revelou na Quinta-Feira …

Primeiro-ministro da Bélgica considera desnecessário certificado sanitário no país

O primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, considera desnecessária a exigência de um certificado sanitário no país para ter acesso à maioria dos estabelecimentos públicos, semelhante ao que é exigido em França. “A solução nunca pode …

Filha mais velha de Boris fala sobre aceitação do corpo na nova edição da Tatler

A filha mais velha de Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido, abordou na revista Tatler a aceitação do corpo e a utilização de shapewear. Lara Johnson-Wheeler escreveu um artigo na mais recente edição da Tatler …

Mural de azulejos "Quem és, Porto" terá de ser removido por falta de consenso

A Câmara do Porto afirmou esta sexta-feira que o mural de azulejos “Quem és, Porto?”, situado na Rua da Madeira, “não poderá permanecer naquele local”, por se tratar de propriedade privada e por não existir …

Portugal com 17 mortes, 2.590 casos e redução nos internados nas últimas 24 horas

Portugal regista este sábado 17 mortes atribuídas à covid-19, a maioria em Lisboa, 2.590 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e nova descida nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo os dados oficiais. De …

Portugal proíbe caça à rola de forma temporária

A caça à rola está proibida de forma temporária na época de 2021/22 em Portugal, depois de se revelar um "decréscimo significativo" das populações daquela espécie protegida, divulgou esta sexta-feira o Instituto da Conservação da …

Johnson & Johnson acusada de vender pó de talco com propriedades cancerígenas a mulheres negras

A gigante farmacêutica Johnson & Johnson continuou a comercializar pó de talco para mulheres negras, apesar de existirem provas de que esses produtos causam cancro. A queixa contra a Johnson & Johnson, apresentada pelo Conselho Nacional …

Termina hoje prazo para receber reembolso do IRS

O prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidar as declarações de IRS termina este sábado, depois de uma campanha que contou com mais quase seis milhões de entregas. De acordo com o portal da …