Meo multada em 955 mil euros por não cumprir contrato de serviço público

Mário Cruz / Lusa

-

A Meo foi multada em 995 mil euros depois de a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) ter concluído que a operadora de telecomunicações violou o contrato da rede de telefones públicos.

A notícia é divulgada pelo Público, que destaca que o regulador das comunicações apresentou ao Governo uma proposta de multa de 955 mil euros por ter constatado que a operadora violou as obrigações previstas no contrato de prestação do serviço universal de postos públicos que assinou em 2014.

A empresa recebeu mais de 12 milhões de euros para cumprir essas obrigações mas, de acordo com as inspeções da Anacom, o serviço não foi cumprido. O contrato obrigava a PT Portugal, dona da MEO, a disponibilizar cabinas de telefone públicas ou telefone em locais públicos, como hospitais.

Segundo o Público, o número de postos telefónicos em locais públicos era de 6615 em maio de 2015, menos 20% do que os 8222 postos públicos estabelecidos no contrato assinado com o Estado – 4855 no Norte do país, 2002 no Centro e 1365 no Sul e Ilhas.

A operadora de comunicações foi notificada sobre a multa na sexta-feira e tem 20 dias para pagar os 955 mil euros ou recorrer da decisão.

Se a Meo não pagar a multa dentro deste período, será acionada a caução de 617 mil euros prevista no contrato de cinco anos com o Estado, precaver precisamente situações de incumprimento contratual. No entanto, a empresa terá ainda de entregar 338 mil euros para totalizar o valor da coima e, depois, repor o valor da caução junto do Estado.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Assim vale a pena pagar multas, recebe-se 12 milhões de euros e paga-se apenas 955 mil euros, qualquer um enriquece!

    • Pelo que me parece, não é bem assim. Creio que com os 12 milhões que recebeu, uma parte (vamos acreditar que a maior parte) do serviço foi feito, mas não na totalidade (6615 ao invés de 8222 telefones públicos). Não fiz as contas para saber se o “crime compensou” mesmo com esta multa, mas possivelmente deve ter compensado, como sempre… de qualquer forma, é muito dinheiro pago por cada telefone, logo aí já estão a ganhar e bem.

  2. É o contrato que o PS sabe fazer… 1670€ por cabine… as cabines têm iluminação sisa vieira e são revestidas com madeiras nobres.

  3. Pois, mas não esquecer os custos que acarretam esse tipo de cabines, além dos vandalismos a que estão sujeitos diariamente. Talvez os 12 milhões não sejam assim tanto.

RESPONDER

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …

Comissão Europeia aprova comercialização da primeira vacina para o Ébola

A Comissão Europeia anunciou no início da semana que concedeu uma autorização para a comercialização da primeira vacina contra o Ébola, designada Ervebo e produzida pela farmacêutica Merck. A vacina estava a ser produzida desde o …