Meo multada em 955 mil euros por não cumprir contrato de serviço público

Mário Cruz / Lusa

-

A Meo foi multada em 995 mil euros depois de a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) ter concluído que a operadora de telecomunicações violou o contrato da rede de telefones públicos.

A notícia é divulgada pelo Público, que destaca que o regulador das comunicações apresentou ao Governo uma proposta de multa de 955 mil euros por ter constatado que a operadora violou as obrigações previstas no contrato de prestação do serviço universal de postos públicos que assinou em 2014.

A empresa recebeu mais de 12 milhões de euros para cumprir essas obrigações mas, de acordo com as inspeções da Anacom, o serviço não foi cumprido. O contrato obrigava a PT Portugal, dona da MEO, a disponibilizar cabinas de telefone públicas ou telefone em locais públicos, como hospitais.

Segundo o Público, o número de postos telefónicos em locais públicos era de 6615 em maio de 2015, menos 20% do que os 8222 postos públicos estabelecidos no contrato assinado com o Estado – 4855 no Norte do país, 2002 no Centro e 1365 no Sul e Ilhas.

A operadora de comunicações foi notificada sobre a multa na sexta-feira e tem 20 dias para pagar os 955 mil euros ou recorrer da decisão.

Se a Meo não pagar a multa dentro deste período, será acionada a caução de 617 mil euros prevista no contrato de cinco anos com o Estado, precaver precisamente situações de incumprimento contratual. No entanto, a empresa terá ainda de entregar 338 mil euros para totalizar o valor da coima e, depois, repor o valor da caução junto do Estado.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Assim vale a pena pagar multas, recebe-se 12 milhões de euros e paga-se apenas 955 mil euros, qualquer um enriquece!

    • Pelo que me parece, não é bem assim. Creio que com os 12 milhões que recebeu, uma parte (vamos acreditar que a maior parte) do serviço foi feito, mas não na totalidade (6615 ao invés de 8222 telefones públicos). Não fiz as contas para saber se o “crime compensou” mesmo com esta multa, mas possivelmente deve ter compensado, como sempre… de qualquer forma, é muito dinheiro pago por cada telefone, logo aí já estão a ganhar e bem.

  2. É o contrato que o PS sabe fazer… 1670€ por cabine… as cabines têm iluminação sisa vieira e são revestidas com madeiras nobres.

  3. Pois, mas não esquecer os custos que acarretam esse tipo de cabines, além dos vandalismos a que estão sujeitos diariamente. Talvez os 12 milhões não sejam assim tanto.

RESPONDER

Lares britânicos recomendam idosos a assinar cláusula de "não-reanimação"

Lares britânicos recomendaram aos mais velhos que assinassem uma cláusula de "não-reanimação" para que as camas dos hospitais não fossem ocupadas por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver. No Reino Unido, surgem denúncias de que …

Costa admite segunda onda de covid-19. E dá 4 de maio como limite para normalizar ensino

Esta sexta-feira, em entrevista à Rádio Renascença, o primeiro-ministro disse que não é altura de se "baixar a guarda" e assegurou que a decisão mais difícil é a da reabertura das escolas. Para vencer esta batalha …

Encontradas centenas de garrafas de cerveja tóxica da era vitoriana

Mais de 600 garrafas de cerveja com cerca de 140 anos foram encontradas no Reino Unido. Muitas ainda continham cerveja, que estava contaminada com elevados níveis de chumbo. Uma equipa de arqueólogos encontrou mais de 600 …

Há um fármaco, ainda em teste, que bloqueia efeitos da covid-19

Investigadores conseguiram decifrar como o SARS-CoV-2 interage e infeta as células humanas do rim e, a partir daí, começaram a testar o potencial do fármaco. Investigadores de um estudo internacional identificaram um fármaco, em fase clínica …

Europa quer usar Mecanismo Europeu de Estabilidade (e Centeno pode ir buscar 6 mil milhões)

O jornal espanhol El País revelou algumas das medidas de apoio às economias da Zona Euro que estão a ser preparadas pelo Eurogrupo. Portugal pode aceder a 6,3 mil milhões de euros. Os ministros da Finanças …

Cientistas descobrem novo parente do velociraptor nos Estados Unidos

Cientistas descobriram no Novo México, nos Estados Unidos, fósseis do chamado primo sul-americano do Velociraptor. De acordo com o site IFLScience, o Dineobellator notohesperus viveu durante o Cretáceo Superior, há cerca de 67 milhões de anos, …

Não é tempo de discutir aumentos. Prioridade da Função Pública é "garantir salários a 100%"

Pedro Siza Vieira não tem a certeza se os aumentos prometidos à Função Pública continuam de pé. Sindicatos dizem que a prioridade é garantir salários a 100% a todos os trabalhadores. O Governo prometeu à Função …

Elementos da equipa de Guaidó terão sido "sequestrados"

A oposição venezuelana denunciou esta sexta-feira que 10 colaboradores do líder opositor e presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, “foram sequestrados” nos últimos dias pelas forças de segurança. “Dez membros da sua equipa foram sequestrados, cinco …

Há um micróbio que pode metabolizar um dos plásticos mais difíceis de reciclar

Cientistas identificaram um micróbio que pode ajudar a decompor um dos plásticos mais resistentes que existem atualmente. Segundo o site Science Alert, o micróbio em questão é uma bactéria chamada Pseudomonas sp. TDA1 e poderá romper …

Fusão de estrelas de neutrões ajudou a formar o Sistema Solar

Uma nova investigação revelou que as colisões de estrelas de neutrões deram origem aos elementos pesados do Sistema Solar. Duas estrelas de neutrões a colidirem uma com a outra é um fenómeno extremamente raro. No entanto, …