Suécia, Alemanha e agora Reino Unido: “Mentalizem-se para uma guerra com a Rússia”

4

Martial Trezzini / EPA

É preciso que as autoridades britânicas “mobilizem a nação” para um conflito directo com Vladimir Putin. “Não estaremos imunes”.

Quando a Rússia invadiu a Ucrânia no dia 24 de Fevereiro de 2022, praticamente a partir desse dia começou a especular-se se os movimentos militares russos não chegariam a outros países.

Ali ao lado está a Polónia, que seria alvo prioritário do Grupo Wagner. A etapa seguinte da “escalada horizontal” poderia ser a Moldova, que também tem fronteira com a Ucrânia. Ou, mais recentemente, previu-se um ataque a países da NATO nos próximos 10 anos.

Nos primeiros dias do ano a Suécia avisou que pode haver guerra no seu território. “Muitos já o disseram antes de mim, mas deixem-me fazê-lo a título oficial, de forma mais clara: pode haver guerra na Suécia“, afirmou ministro da Defesa Civil, Carl-Oskar Bohlin.

Há poucos dias foi revelado um plano secreto da Alemanha, que aparentemente já se está a preparar para a III Guerra Mundial, precisamente por causa de um ataque da Rússia a países da NATO. Com previsão de que a escalada vai começar já no próximo mês, Fevereiro.

No fim-de-semana passado o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, disse que é contra a entrada na Ucrânia na NATO para não “provocar o início da III Guerra Mundial”. A solução seria a Ucrânia ceder território à Rússia, segundo o líder da Eslováquia.

“Mobilizar” para a guerra

Ontem, quarta-feira, surgiu um aviso sério proveniente do Reino Unido. O líder do exército britânico, o general Patrick Sanders, avisou que as autoridades do seu país devem “mobilizar a nação” para esta se preparar para uma guerra com a Rússia.

O responsável militar não apela ao recrutamento militar mas sublinha que a população do Reino Unido precisa de mudar a mentalidade: deve estar pronta para um conflito militar com a Rússia, escreve o Politico.

Segundo o general, o Reino Unido deveria ter um “exército-cidadão” pronto para uma guerra terrestre. E apresenta números: “Nos próximos três anos, deve ser credível falar de um exército britânico de 120.000 homens. Mas isso não é suficiente”.

Não estaremos imunes e, como geração pré-guerra, devemos preparar-nos de forma semelhante – e isso é um empreendimento de toda a nação”, acrescentou Patrick Sanders, durante em evento em Londres.

Um porta-voz do Governo já reagiu: falar sobre “cenários hipotéticos” relativos a conflitos futuros “não ajuda”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

4 Comments

  1. Não prendam estes generais, não … e estaremos num Triunfo dos Porcos em poucos anos. Depois eles não vos vão avisar que uma garrafa de água, uma lata de sardinhas e um cobertor não chega para os Iskander – nessa altura eles já fizeram as contas de quantos humanos devem sobreviver e quantos devem desaparecer, segundo os cálculos já feitos em Bilderberg – E não vai ficar cá ninguém para escrever o artigo no canal da manhã – também não seria preciso, entendem …. ?!

  2. À Rússia, assumida a sua condição de pária, só lhe resta um caminho: armar-se até aos dentes e fazer guerra a quem a humilha por viver melhor e ser mais próspera que ela Rússia como eterna miserável neste planeta.

    O coreano do Norte faz o mesmo ao coreano do Sul.

  3. Não, não se entende…
    E não se entende porque é que os políticos acham sempre que nada é preciso fazer para além de fazer um chá para acalmar.
    O que se deveria entender (por pessoas que tivessem na cabeça um bocado mais do que a idiotice do somos todos amigos e valos lá dialogar e tu dás um bocado do que é teu ao outro para ele se calar, mas eu não quero dar nada do que é meu), é que em vez de gastar dinheiro a tentar arranjar forma da Ucrânia se pseudo-auto-defender, veria a nato já ter inutilizado a Russia. De vez e para sempre.
    Pelo que diz quem sabe, e quem sabe não são os políticos de fachada, a guerra com a nato é inevitável. Infelizmente é a minha opinião também. E se é assim, estamos à espera do quê? Que a Russia consiga chegar a posições estratégicas? Que a opinião publica prefira ceder a defender?
    Se cá estivessem os heróis antigos que construíram a Europa… Onde já estaria a Russia…

  4. Você deve muita à inteligência.
    Você tem noção das consequências das suas ideias postas em prática??
    Uma guerra nuclear total limpava a superfície deste planeta de vida humana…tem noção disso ?!
    Acha que a Russia não iria reagir?!
    Em que planeta pensa que vive?
    Você é mesmo um iludido ou é um bot de IA?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.