Alemanha prepara-se para Terceira Guerra Mundial em 2025. Revelado “plano secreto”

7

Markus Rauchenberger, U.S. Army Europe / Wikipedia

Tanque Leopard 2A6 do exército alemão

A Alemanha prepara “um cenário dramático” para 2025, com um “plano secreto” que prevê a possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial com um ataque da Rússia à NATO.

Este “plano secreto” foi divulgado pelo jornal alemão Bild que teve acesso a um documento do ministério da Defesa da Alemanha que “descreve detalhadamente o possível caminho para um conflito” entre a Rússia e a NATO já em 2025.

Segundo o jornal, “as acções russas e ocidentais são descritas mês a mês e com precisão local, culminando no envio de centenas de milhares de soldados da NATO e numa iminente eclosão de guerra no Verão de 2025“.

Mas “a escalada” na tensão começaria já em Fevereiro de 2024, com a Rússia “a iniciar outra onda de mobilização” e a convocar “mais 200.000 homens para o exército”, como se aponta no documento.

O Kremlin quer iniciar “uma ofensiva de Primavera” na Ucrânia, “reforçada pelo vacilante apoio ocidental” para com os ucranianos, aponta ainda o “plano” alemão. O objectivo é conseguir avanços significativos no terreno até Junho de 2024.

Depois disso, a Rússia poderia iniciar uma “guerra híbrida” contra os Estados Bálticos, com ataques cibernéticos na Estónia, na Lituânia e na Letónia.

Enquanto isso, minaria a opinião pública com propaganda, para passar a narrativa de que as minorias étnicas russas destes países estão a ser alvo de discriminação – o que justificaria uma intervenção militar.

A táctica seria semelhante à que Putin usou para invadir a Ucrânia em Fevereiro de 2022.

A Rússia poderia, então, lançar um “exercício em grande escala” denominado “Zapad 2024”, com “50.000 soldados no oeste da Rússia e na Bielorrússia a partir de Setembro” de 2024, aponta o mesmo “plano secreto”.

“Motins com numerosas mortes”

A Bielorrússia seria uma plataforma militar para “um aumento massivo de tropas” russas na fronteira com a Polónia e a Lituânia, dois países da NATO.

O documento assinala ainda que a Rússia poderá transferir tropas e mísseis de médio alcance para Kaliningrado, território russo que faz fronteira com Polónia e Lituânia, continuando “a armar o seu enclave com a mentira propagandística de um ataque iminente da NATO“.

Enquanto isso, teria como objectivo “conquistar o [condado de] Suwalki Gap – o estreito corredor polaco-lituano entre a Bielorrússia e Kaliningrado”, realça o Bild.

A partir de Dezembro de 2024, haveria, assim, um “conflito fronteiriço” que poderia despoletar “motins com numerosas mortes” na área de Suwalki Gap.

O condado de Suwalki Gap assinalado na fronteira entre Polónia, Lituânia, Bielorrússia e Kaliningrado.

Condado de Suwalki Gap assinalado a vermelho na fronteira entre Polónia, Lituânia, Bielorrússia e Kaliningrado que é território russo.

Ainda para mais ocorreria numa altura crítica devido às eleições nos EUA, em Novembro, que podem deixar um vazio de liderança na NATO – ou colocar no poder Donald Trump, um velho “amigo” de Putin e pouco adepto da NATO.

O “plano secreto” alemão prevê que, em Janeiro de 2025, haverá uma reunião especial do Conselho da NATO, onde “a Polónia e os Estados Bálticos reportarão uma ameaça crescente da Rússia”.

Nessa altura, a “Rússia usaria a propaganda para transformar a verdadeira situação de ameaça no oposto e transferir tropas adicionais para os países bálticos e para a Bielorrússia em Março de 2025″, aponta ainda o documento.

Só em Maio de 2025 é que a NATO tomaria “medidas de dissuasão credíveis” para impedir um ataque russo ao Suwalki Gap a partir da Bielorrússia, com a
transferência de 300.000 soldados para a Europa oriental, incluindo 30.000 soldados da Alemanha.

O que aconteceria, então, ninguém sabe – e o “plano secreto” também não indica nada quanto a isso.

NATO fala em “situação imaginária”

O ministério da Defesa da Alemanha já desvalorizou este “plano secreto”, sem o confirmar, nem desmentir. No âmbito das políticas de defesa, o país considera “diferentes cenários”, mesmo os que são “extremamente improváveis”, referiu um porta-voz do Ministério ao Bild.

Note-se que o documento foi revelado alguns dias depois de o ministro da Defesa da Suécia, Carl-Oskar Bohlin, ter alertado os cidadãos do seu país para a possibilidade de uma guerra.

A Suécia não faz parte da NATO, mas está em processo de adesão que se iniciou após a invasão da Ucrânia por parte da Rússia em Fevereiro de 2022.

O director do Centro de Excelência para as Comunicações Estratégicas da NATO, Jānis Sārts, desvalorizou, entretanto, o “plano” alemão.

“O Bild recebeu um cenário de treino que é sempre uma situação imaginária para testar capacidades militares numa determinada área”, salienta Sārts numa publicação no X, o antigo Twitter, realçando que não se trata de “uma inteligência secreta que prevê o desenvolvimento da situação”.

Na Rússia, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não comenta o alegado “plano secreto”, frisando que o Bild tem publicado “várias notícias falsas e boatos“.

Já a porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, classificou a notícia do Bild como “o horóscopo do ano passado”.

Susana Valente, ZAP //

 

7 Comments

  1. Tudo o que a Rússia queria era a garantia de que a Ucrânia não aderiria à NATO. Nada de complicado ou que pusesse em risco a segurança da Europa. A NATO não aceitou e agora fala de uma possível 3ª Guerra Mundial em 2025. Terá valido a pena ser intransigente no que diz respeito a uma exigência russa inofensiva? Sem contar com o quase meio milhão de ucranianos que já morreram, e com a quase destruição da Ucrânia como país. E ninguém no Ocidente se sente responsável por este desastre?

  2. Está tudo em aberto , se consideramos o velho ditado ( não há duas sem três ) , Governantes psicopatas que não passam de poderosos assassinos , não faltam por este Mundo fora . Enquanto a Industria Bélica , vai enriquecendo os multi milionários a custa de vidas humanas a carnificinia não terá fim . Sempre assim foi , assim é e assim será , infelizmente ! …..Realmente de humanos nada temos .

  3. Nuno,
    Pensava que a russia queria era acabar com os nazis….
    Esse discurso já esta gasto, já ninguem acredita, deixe de fazer propaganda a assassinos.

  4. Sim, é tudo imaginário. Parece o esboço de um roteiro para uma produção cinematográfica.
    A grande maioria dos países europeus está cheia de “migrantes”, cada vez mais pessoas viver (comer, dormir, assistência médica…), os produtores agrícolas a serem obrigados a deixar de produzir (porque poluem).
    Mas, não há problrma de fome à vista. Não vai falar comida na mesa dos europeus, as moscas e os mosquitos têm os dias contados. “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
    E, neste cenário real, o que fazem esses “migrantes” todos? Esperam ordens…
    A Europa está conquistada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.