Ameaça nuclear de Putin “é real”, avisa Biden após entrada de armas nucleares na Bielorrússia

1

gageskidmore / Flickr

O presidente dos EUA, Joe Biden

O presidente dos EUA, Joe Biden

Presidente dos EUA alertou para a “verdadeira” ameaça de Putin usar armas nucleares táticas, dias depois de o Presidente russo refrescar a memória de todos aqueles que estejam “a pensar em impingir uma derrota estratégica” à Rússia.

“Quando estava aqui há dois anos a dizer que estava preocupado com a seca rio de Colorado, toda a gente olhou para mim como se fosse louco”, começou por dizer o Presidente norte-americano, Joe Biden, esta segunda-feira, na Califórnia, chamando ainda o Presidente russo, Vladimir Putin, ao barulho.

“Olharam assim para mim quando disse que estava preocupado com o Putin usar armas nucleares táticas. É real“, disse Biden, de acordo com a Reuters.

A declaração surge dias depois de Putin confirmar que a Rússia enviou as primeiras armas nucleares para a Bielorrússia, aliado-chave do governo russo.

Confirmando que a transferência de armamento nuclear irá estar 100% completa no fim deste verão, o líder soviético lembrou, segundo a BBC, que “já tinha dito que o uso de medidas extremas é possível caso haja perigo para o estatuto do Estado russo”.

No Fórum Económico Internacional de São Petersburgo, o presidente russo respondeu a algumas perguntas e deixou algumas ameaças, explicando que a movimentação de armas está relacionada com “contenção” e serve para refrescar a memória de todos aqueles que estejam “a pensar em impingir-nos uma derrota estratégica”.

A Rússia e a Bielorrússia assinaram, no passado dia 25 de maio, o acordo que formaliza os procedimentos para o envio e instalação de armas nucleares táticas em território bielorrusso, mantendo-se, até este fim de semana , o controlo do armamento em Moscovo.

O Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, disse que a Rússia começou a transferir armas nucleares para o seu país, cumprindo o anúncio feito em março pelo líder russo, Vladimir Putin.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.