Trump “esmaga” no Iowa. Já há um desistente (que vai apoiar o ex-presidente)

1

Shawn Thew / EPA

Donald Trump levou a melhor sobre Ron DeSantis e Nikki Haley no início das primárias do Partido Republicano.

Donald Trump venceu, como se esperava, no arranque das eleições primárias do Partido Republicado, em Iowa.

O antigo presidente dos EUA levou a melhor sobre os outros candidatos, sobretudo Ron DeSantis e Nikki Haley.

Os números mais recentes, cita o canal Euronews, colocam Trump com cerca de 56 mil votos – mais do dobro de Ron DeSantis (23 mil). Nikki Haley ficou perto, com 21 mil votos.

“Fizemos um trabalho como, francamente, ninguém fazia há muito tempo. Quando eu estava na Casa Branca, não tínhamos terrorismo, não tínhamos pessoas a entrar no nosso país. Não tivemos uma invasão, com pessoas que, francamente, vêm de todo o mundo e de instituições mentais de todo o mundo”, disse Trump, pouco antes das primeiras projeções.

Os outros candidatos eram Asa Hutchinson (último) e Vivek Ramaswamy (quarto classificado) – este último, empresário, que só teve 8.500 votos, anunciou a sua desistência das eleições e vai apoiar Donald Trump na corrida à presidência dos EUA.

Só votaram cerca de 100 mil republicanos no Iowa. Um número bem inferior, comparado com o passado recente, sobretudo por causa da tempestade de neve que se tem registado no Estado e que terá deixado milhares de pessoas em casa.

Os “caucus” do Iowa marcam o início das primárias republicanas para a Casa Branca, processo com o qual o partido procura escolher o candidato que enfrentará o atual chefe de Estado, o democrata Joe Biden, em novembro.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.