Governo pede aos suecos que se preparem para a guerra

jameslosey / Flickr

Palácio de Drottningholm, em Estocolmo, na Suécia

O Governo da Suécia está a preparar a sua população para a eventualidade de uma guerra ou de algum tipo de catástrofe natural, ataque terrorista ou ciberataque poder assolar o país. Uma iniciativa preventiva, mas que pode ser um sinal de uma preocupação real.

As autoridades suecas vão distribuir uma brochura com 20 páginas por 4,8 milhões de casas, abrangendo cerca de 10 milhões de pessoas, com o intuito de lhes ensinar o que devem fazer perante situações de crise extrema, como uma guerra, catástrofes naturais, ciberataques ou terrorismo.

Esta folheto informativo vai ser enviado entre 28 de Maio e 3 de Junho próximos, e vai ser distribuído em 13 Línguas diferentes, incluindo Árabe, Persa, Russo e Somali.

“Mesmo que a Suécia seja mais segura do que muitos outros países, as ameaças à nossa segurança e independência existem”, diz-se na brochura intitulada “Se a crise ou a guerra chegarem” (“Om krisen eller kriget kommer” na versão original em sueco).

Durante a II Guerra Mundial, foram distribuídos panfletos semelhantes, apesar de a Suécia se ter mantido afastada do conflito.

A brochura que agora vai ser distribuída explica como assegurar comida, água e aquecimento em caso de guerra ou catástrofe, ou como resolver problemas como a falta de dinheiro nas caixas Multibanco e o facto de Internet e telemóveis não funcionarem.

Inclui “dicas” para reservar água em garrafas, roupas quentes e sacos-cama, bem como para ter uma reserva de comidas não perecíveis que possam ser “preparadas rapidamente, com pouca água ou que possam ser comidas sem preparação”.

Além disso, também alerta que em caso de guerra, qualquer pessoa, com idade entre os 16 e os 70 anos, pode ser convocada para dar o seu contributo.

Por outro lado, refere os riscos de uma “ciberguerra”, avisando que é preciso confirmar as fontes de informação porque já há “estados e organizações a tentarem influenciar os nossos valores e a forma como agimos”.

Embora a Rússia não seja citada no documento, aquela parece ser uma nota claramente dirigida ao país de Vladimir Putin que terá influenciado os resultados das eleições nos EUA, de modo a eleger Donald Trump, e o referendo do Brexit, através de acções na Internet.

Em Dezembro de 2017, o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, chegou a alertar para o receio de que a Rússia corte a Internet mundial, danificando os cabos submarinos por onde passam 97% das comunicações globais.

A Suécia tem discutido a possibilidade de aderir à NATO, numa altura em que se especula que a Rússia poderá entrar numa guerra de grande escala contra esta entidade.

Após a anexação da Crimeia por parte da Rússia, em 2014, agudizaram-se as preocupações suecas com a segurança interna, até porque submarinos e aviões russos levaram a cabo incursões não autorizadas no espaço aéreo e nas águas territoriais do país nórdico.

Após anos de cortes orçamentais na área da Defesa, num país que não vive um conflito armado há cerca de dois Séculos, a Suécia reintroduziu recentemente o serviço militar obrigatório, sete anos depois da sua supressão.

SV, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O que é que os Suecos sabem, que os media internacionais não estão a divulgar? Eles não são os únicos a tomar medidas preventivas nos últimos tempos. Vem ai algo bem grande, ai vem vem, e não é um grupo de arruaceiros a invadir Alcochete.

  2. Já há alguns anos que os governos sabem qualquer coisa. Não é o primeiro governo ou chefe de governo a alertar que se tomem determinado tipo de medidas.

      • Eu não entraria por essa linha de raciocínio, sempre houve migrações ao longo da humanidade. Os muçulmanos radicais de facto não fogem à guerra, mas, e os restantes radicalismos? As alterações políticas, climatéricas, geográficas, cibernéticas, etc. etc. não são de descurar. Quando navego aqui por estas páginas vejo muitos radicalismos, e digo-lhe, não são muçulmanos, atenção! não estou a defender ninguém, mas o ser-humano quando se encontra num espaço que lhe dá algum anonimato revela-se. Pense nisso.

  3. A UE que se prepare com a invasão de árabes. Eles não vieram para fugir à guerra no país deles, vieram para fazer guerra na UE. Deixem os russos em paz e preocupem-se com os que infiltraram no país de acolhimento.

RESPONDER

Em 15 anos, Marte nunca esteve tão brilhante e tão perto da Terra

Marte vai brilhar mais intensamente no céu noturno nas próximas seis semanas do que brilhou nos últimos 15 anos. O planeta vermelho estará assim no ponto mais próximo da Terra desde 2003, durante de junho …

Milhares de suecos implantam microchips subcutâneos para substituir a carteira

A aplicação da engenharia em sistemas biológicos tem um papel cada vez mais preponderante. Milhares de suecos implantaram microchips nos seus corpos para nunca mais terem de se preocupar em perder um cartão multibanco ou …

Estes pinguins vivem numa ilha de plástico (mas a realidade é pior do que isso)

Ninguém nos disse, mas nós sabemos: o lixo plástico que se acumulou no nosso oceano está fora do controlo. Um vídeo viral de cientistas do Pacífico Sul mostrou agora as terríveis consequências das nossas ações. Muitas …

Astrónomos revelam como se formam os "mundos habitáveis"

Astrónomos da Rússia e da Europa descobriram sob que condições se formam os planetas semelhantes com a Terra ou com as suas sósias maiores. E, segundo acreditam, a descoberta facilitará a procura de mundos potencialmente …

Argentina vs Croácia | Croatas arrasam e estão apurados

A Argentina deu um tombo grande na partida frente à Croácia. A formação das “Pampas” esteve, mais uma vez, irreconhecível e perdeu por concludentes 3-0, perante uma selecção europeia liderada por Ivan Rakitic e Luka …

Burger King prometia hambúrgueres a russas que engravidassem de jogadores do Mundial

Na Rússia, o Burguer King ofereceu 40 mil euros e hambúrgueres grátis para toda a vida às russas que engravidassem de um jogador do Mundial. A promoção já foi cancelada. Uma campanha - entretanto cancelada - …

Mais de 10 mil crimes de femicídio ficaram por resolver em 2017 no Brasil

No final do ano passado, 10.786 processos de femicídio - assassinatos de mulheres em função do género - aguardavam julgamento tribunais estaduais de Justiça do Brasil. Os dados foram publicados na quarta-feira pelo Conselho Nacional …

França vs Peru | Serviços mínimos apuram gauleses

A França garantiu desde já a passagem aos oitavos-de-final do Mundial. Os gauleses marcaram na primeira parte, mas nunca confirmaram em campo o claro favoritismo que lhe era atribuído antes da partida. Na verdade, os peruanos …

Panama Papers investiga Messi por "operações suspeitas"

Messi e o seu pai já tinha sido condenados em 2016 por fraude fiscal. Agora, e segundo novos dados dos Panamá Papers, a sociedade offshore em causa continua ativa - ao contrário do que disse …

Membros de La Manada saem da prisão em liberdade condicional

Os cinco homens do grupo "La Manada" conseguiram, esta quinta-feira, a liberdade condicional, depois de uma nova decisão do Tribunal de Navarra. Segundo o El Confidencial, o Tribunal de Navarra decidiu pôr em liberdade condicional os …