Senado conclui que a Rússia ajudou Trump nas eleições de 2016

Olivier Douliery / EPA

O presidente dos EUA, Donald Trump

O Comité sobre os Serviços Secretos do Senado dos Estados Unidos da América concluiu, esta quarta-feira, que a Rússia terá mesmo interferido nas eleições de 2016.

O Comité sobre os Serviços Secretos do Senado dos EUA, composto maioritariamente por membros do Partido Republicano, disse, esta quarta-feira, acreditar que a Rússia interferiu nas eleições de 2016, favorecendo Donald Trump e prejudicando Hilary Clinton.

“Não existe dúvida de que a Rússia empreendeu um esforço sem precedentes para interferir com a nossa eleição”, anunciou o presidente do comité, Richard Burr. “Os membros do comité passaram 14 meses a rever fontes, trabalhos e análises. Não vemos razões para discordar das conclusões”, explicou, citado pela CNN.

Também Mark Warner, da Virgínia, afirmou que “depois de uma revisão minuciosa, a nossa equipa concluiu que as conclusões dos serviços secretos estavam certas“. Segundo Warner, o esforço da Rússia, encomendado por Vladimir Putin, “foi intenso e sofisticado” e tinha como “objetivo ajudar Donald Trump e prejudicar Hilary Clinton”.

De acordo com o Observador, embora a posição do Comité sobre os Serviços Secretos do Senado vá ao encontro do que tem sido defendido pelos serviços secretos norte-americanos, esta é uma posição diferente da dos republicanos do comité.

Aliás, em março deste ano, os republicanos do comité sobre os Serviços Secretos da Câmara dos Representantes anunciaram não ter encontrado qualquer prova de que houve um conluio entre os russos e a campanha presidencial de Donald Trump.

As inúmeras investigações sobre este assunto têm manchado a presidência de Trump.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Curiosamente até não ganhou. A Hillary teve mais votos… Só que não é assim que a “democracia” funciona nos EUA…

  1. Espera lá… Se o Comité é composto maioritariamente por membros do Partido Republicano, e o Comité disse acreditar que a Rússia interferiu, como é que isso é uma posição diferente da dos republicanos do comité!? Esta notícia está um bocado confusa nesse ponto…

    • É… Tem toda a razão. É uma boa altura para o ZAP dar algum tipo de esclarecimento. O que me apraz dizer é: “Então em que ficamos?”

    • Apesar de o Comité ser maioritariamente composto por republicanos, que por sua vez maioritariamente defendem uma posição, o Comité pode tomar uma posição contrária à da maioria dos republicanos, por alguns de estes votarem de forma contrária a essa posição.
      Foi esse também, por exemplo, o caso da Comissão do Senado que recentemente aprovou uma proposta para repor a Neutralidade da Internet – na qual 3 republicanos votaram contra a opinião dos restantes.

  2. Ja ja ja TRUMP para a rua!!!!!!
    Voces nao conseguem por o bruninho fora e querem o Mr.TRUMP fora? quem sao voces?ainda ande chorar por ele nao tarda muito tempo

RESPONDER

João Félix coloca Benfica nas meias-finais da Taça

Um golo de João Félix, aos 14 minutos, bastou para o Benfica garantir hoje o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal em futebol, no encontro dos quartos de final com o Vitória de …

Hernâni marca no final do prolongamento e apura FC Porto para as 'meias' da Taça

O FC Porto, da I Liga, apurou-se hoje para as meias-finais da Taça de Portugal em futebol, após derrotar no prolongamento o Leixões, da II Liga, por 2-1, com Hernâni a fazer o golo do …

Eleito o destino turístico mais barato para 2019 (e Portugal fica à espreita)

O complexo Sunny Beach, na Bulgária, foi eleito o destino mais barato para turistas em 2019, de acordo com um estudo levado a cabo pela British Post Office, que analisou preços dos 42 pontos turísticos mais …

Netflix está a ser processada por causa de "Bandersnatch"

O episódio interativo de Black Mirror, que estreou no final do ano passado, não agradou à Chooseco, a editora responsável pela série de livros Escolhe a tua Aventura. A 28 de dezembro estreou o mais recente …

Piloto belga "admitiu" ter assassinado o secretário-geral da ONU em 1961

Dag Hammarskjöld, secretário-geral da ONU, morreu na queda de um avião quando tentava negociar a paz no Congo, e o desastre continua a ser investigado até hoje É um mistério com mais de cinco décadas cujo …

Acordo para o Brexit chumbado. Plano de May esmagado no Parlamento

O Parlamento britânico chumbou, por uma esmagadora maioria, o acordo de saída da União Europeia negociado pela primeira-ministra Theresa May. O líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, aproveitou a derrota histórica de May para …

Senador italiano chamou “orangotango” a antiga ministra e foi condenado a pena suspensa

A justiça italiana condenou esta segunda-feira o senador da extrema direita Roberto Calderoli a 18 meses de prisão, com pena suspensa, por comparar, em 2013, a ministra da Integração, Cécile Kyenge, com um "orangotango". O tribunal …

Num restaurante do Dubai, deixar comida no prato dá multa (e é mais cara que a refeição)

Com o Dubai a tornar-se mais consciente do desperdício de alimentos, um restaurante lembrou-se de uma maneira de fazer com que os clientes não deixem comida no prato. O restaurante Gulou Hotpot, em Al Barsha, uma …

Roma e a Igreja em guerra milionária por causa das moedas da Fontana di Trevi

As moedas que os turistas lançam à Fontana di Trevi, um dos rituais mais populares entre quem visita Roma, está a causar problemas na relação entre a Igreja e a capital italiana. A câmara de Roma …

Frente Comum marca greve nacional da função pública

Os sindicatos da Frente Comum da Administração Pública decidiram marcar uma greve nacional para o dia 15 de fevereiro, anunciou Ana Avoila no final de um plenário realizado esta terça-feira em Lisboa. “Foi decidido marcar um …