Senado conclui que a Rússia ajudou Trump nas eleições de 2016

Olivier Douliery / EPA

O presidente dos EUA, Donald Trump

O Comité sobre os Serviços Secretos do Senado dos Estados Unidos da América concluiu, esta quarta-feira, que a Rússia terá mesmo interferido nas eleições de 2016.

O Comité sobre os Serviços Secretos do Senado dos EUA, composto maioritariamente por membros do Partido Republicano, disse, esta quarta-feira, acreditar que a Rússia interferiu nas eleições de 2016, favorecendo Donald Trump e prejudicando Hilary Clinton.

“Não existe dúvida de que a Rússia empreendeu um esforço sem precedentes para interferir com a nossa eleição”, anunciou o presidente do comité, Richard Burr. “Os membros do comité passaram 14 meses a rever fontes, trabalhos e análises. Não vemos razões para discordar das conclusões”, explicou, citado pela CNN.

Também Mark Warner, da Virgínia, afirmou que “depois de uma revisão minuciosa, a nossa equipa concluiu que as conclusões dos serviços secretos estavam certas“. Segundo Warner, o esforço da Rússia, encomendado por Vladimir Putin, “foi intenso e sofisticado” e tinha como “objetivo ajudar Donald Trump e prejudicar Hilary Clinton”.

De acordo com o Observador, embora a posição do Comité sobre os Serviços Secretos do Senado vá ao encontro do que tem sido defendido pelos serviços secretos norte-americanos, esta é uma posição diferente da dos republicanos do comité.

Aliás, em março deste ano, os republicanos do comité sobre os Serviços Secretos da Câmara dos Representantes anunciaram não ter encontrado qualquer prova de que houve um conluio entre os russos e a campanha presidencial de Donald Trump.

As inúmeras investigações sobre este assunto têm manchado a presidência de Trump.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Curiosamente até não ganhou. A Hillary teve mais votos… Só que não é assim que a “democracia” funciona nos EUA…

  1. Espera lá… Se o Comité é composto maioritariamente por membros do Partido Republicano, e o Comité disse acreditar que a Rússia interferiu, como é que isso é uma posição diferente da dos republicanos do comité!? Esta notícia está um bocado confusa nesse ponto…

    • É… Tem toda a razão. É uma boa altura para o ZAP dar algum tipo de esclarecimento. O que me apraz dizer é: “Então em que ficamos?”

    • Apesar de o Comité ser maioritariamente composto por republicanos, que por sua vez maioritariamente defendem uma posição, o Comité pode tomar uma posição contrária à da maioria dos republicanos, por alguns de estes votarem de forma contrária a essa posição.
      Foi esse também, por exemplo, o caso da Comissão do Senado que recentemente aprovou uma proposta para repor a Neutralidade da Internet – na qual 3 republicanos votaram contra a opinião dos restantes.

  2. Ja ja ja TRUMP para a rua!!!!!!
    Voces nao conseguem por o bruninho fora e querem o Mr.TRUMP fora? quem sao voces?ainda ande chorar por ele nao tarda muito tempo

RESPONDER

Arábia confirma morte de Khashoggi no consulado. Foi durante "uma luta"

A Arábia Saudita reconheceu esta sexta-feira que o jornalista saudita Jamal Khashoggi foi morto no seu consulado em Istambul, na Turquia, durante uma luta, referindo que 18 sauditas estão detidos como suspeitos. "Investigações preliminares realizadas pelo …

Marido da nova ministra da Saúde renuncia a cargo que tinha no setor

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Jorge Simões, renunciou ao cargo invocando “motivos pessoais”, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte oficial do Ministério da Saúde. Numa resposta à Lusa, o gabinete da ministra da …

Ministério da Justiça tem “absoluta confiança” no sorteio da Operação Marquês

A Secretária de Estado da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, disse nesta sexta-feira que o Ministério tem "absoluta confiança" no sorteio de distribuição de processos aos juízes, reconhecendo, contudo, que é necessário averiguar as suspeições lançadas …

Fatura da eletricidade e do gás terá redução inferior a 2 euros

A redução do IVA na eletricidade e no gás natural prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2019 deverá resultar numa diminuição da fatura mensal para as famílias inferior a dois euros, avançou hoje …

Cidade chinesa planeia criar uma lua artificial

As autoridades municipais de Chengdu, capital da província chinesa de Sichuan, anunciaram planos para a construção de uma lua artificial em 2020. Com um "brilho crepuscular", a nova lua iria iluminar a cidade num diâmetro …

Mineral ultra-raro descoberto em antiga cratera de meteorito na Austrália

Um mineral ultra-raro que apenas se forma quando rochas espaciais atingem a crosta terrestre com uma enorme pressão foi encontrado na Austrália. Até ao momento, só foram encontrados seis exemplares deste mineral, conhecido como reidite, …

Assange processa Equador por "violação de direitos fundamentais"

O co-fundador do WikiLeaks, Julian Assange, exilado na embaixada do Equador em Londres desde 2012, lançou esta sexta-feira uma ação legal contra o governo de Quito, alegando violação dos respetivos direitos fundamentais. Assange “acusa o governo …

O fóssil humano mais antigo da América foi encontrado nos escombros do Museu Nacional do Brasil

O crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, foi encontrado por investigadores nos escombros do Museu Nacional do Brasil, que foi assolado por um enorme incêndio no passado mês de setembro. O fóssil …

Nascer no código postal certo (e ter uma boa mercearia) aumenta a esperança de vida

Segundo um estudo sobre a esperança de vida nos EUA, o local de nascimento importa. Se uma pessoa nascer no Mississipi, provavelmente não chegará aos 75 anos. Por outro lado, um natural de Nova Iorque …

Arqueólogos revelam segredos da única múmia tatuada do Egito

Um grupo de arqueólogos acaba de concluir as análises realizadas na única múmia tatuada já encontrada no Egito. Os testes revelaram muitos dos segredos desta múmia milenar, principalmente sobre as suas misteriosas tatuagens. A múmia, com …