Senado conclui que a Rússia ajudou Trump nas eleições de 2016

Olivier Douliery / EPA

O presidente dos EUA, Donald Trump

O Comité sobre os Serviços Secretos do Senado dos Estados Unidos da América concluiu, esta quarta-feira, que a Rússia terá mesmo interferido nas eleições de 2016.

O Comité sobre os Serviços Secretos do Senado dos EUA, composto maioritariamente por membros do Partido Republicano, disse, esta quarta-feira, acreditar que a Rússia interferiu nas eleições de 2016, favorecendo Donald Trump e prejudicando Hilary Clinton.

“Não existe dúvida de que a Rússia empreendeu um esforço sem precedentes para interferir com a nossa eleição”, anunciou o presidente do comité, Richard Burr. “Os membros do comité passaram 14 meses a rever fontes, trabalhos e análises. Não vemos razões para discordar das conclusões”, explicou, citado pela CNN.

Também Mark Warner, da Virgínia, afirmou que “depois de uma revisão minuciosa, a nossa equipa concluiu que as conclusões dos serviços secretos estavam certas“. Segundo Warner, o esforço da Rússia, encomendado por Vladimir Putin, “foi intenso e sofisticado” e tinha como “objetivo ajudar Donald Trump e prejudicar Hilary Clinton”.

De acordo com o Observador, embora a posição do Comité sobre os Serviços Secretos do Senado vá ao encontro do que tem sido defendido pelos serviços secretos norte-americanos, esta é uma posição diferente da dos republicanos do comité.

Aliás, em março deste ano, os republicanos do comité sobre os Serviços Secretos da Câmara dos Representantes anunciaram não ter encontrado qualquer prova de que houve um conluio entre os russos e a campanha presidencial de Donald Trump.

As inúmeras investigações sobre este assunto têm manchado a presidência de Trump.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Curiosamente até não ganhou. A Hillary teve mais votos… Só que não é assim que a “democracia” funciona nos EUA…

  1. Espera lá… Se o Comité é composto maioritariamente por membros do Partido Republicano, e o Comité disse acreditar que a Rússia interferiu, como é que isso é uma posição diferente da dos republicanos do comité!? Esta notícia está um bocado confusa nesse ponto…

    • É… Tem toda a razão. É uma boa altura para o ZAP dar algum tipo de esclarecimento. O que me apraz dizer é: “Então em que ficamos?”

    • Apesar de o Comité ser maioritariamente composto por republicanos, que por sua vez maioritariamente defendem uma posição, o Comité pode tomar uma posição contrária à da maioria dos republicanos, por alguns de estes votarem de forma contrária a essa posição.
      Foi esse também, por exemplo, o caso da Comissão do Senado que recentemente aprovou uma proposta para repor a Neutralidade da Internet – na qual 3 republicanos votaram contra a opinião dos restantes.

  2. Ja ja ja TRUMP para a rua!!!!!!
    Voces nao conseguem por o bruninho fora e querem o Mr.TRUMP fora? quem sao voces?ainda ande chorar por ele nao tarda muito tempo

RESPONDER

Acabaram as teorias: franceses revelam como Hitler morreu em 1945

O ditador nazi Adolf Hitler definitivamente morreu em 1945, em Berlim, ao tomar cianeto e ser atingido por uma bala, de acordo com investigadores franceses que tiveram acesso a fragmentos dos dentes do ditador em …

Cientistas alertam para epidemia incurável que pode alastrar na Terra em breve

Um fungo resistente aos medicamentos pode em breve vir a provocar uma epidemia devastadora para os humanos, animais e plantas. A informação é de um estudo realizado pelos cientistas do Imperial College London e da Universidade …

Objeto descoberto no sistema solar indica existência do Planeta Nove

Os astrónomos especulam há alguns anos que um nono planeta pode orbitar o nosso astro-rei a uma grande distância, na fronteira do sistema solar. Embora não tenhamos encontrado evidências diretas desse planeta ainda, mais uma …

Cão-robô que inspirou episódio de Black Mirror chega ao mercado em 2019

Algumas das tecnologias que acompanhamos na série Black Mirror podem estar muito perto de se tornar realidade. É o exemplo do cão-robô, que chega ao mercado já no próximo ano. De todas as tecnologias que surgem …

Onde está o centro do universo?

Se olharmos para o céu noturno, vemos estrelas em todas as direções. Parece que somos o centro do cosmos, mas será que somos mesmo? E se não formos, onde é o centro universo? Na realidade, o …

Sobrevivente de Holocausto regressou ao campo de concentração de onde foi libertada

Pouco depois da libertação do campo de concentração de Bergen-Belsen, em abril de 1945, Hetty Verolme, de 15 anos, deu uma entrevista à BBC. 70 anos depois voltou a fazê-lo. Hoje, 70 anos depois, Hetty voltou …

Provável causa de ovário policístico finalmente é descoberta e a cura está a caminho

A causa mais comum da infertilidade feminina é a síndrome do ovário policístico, que pode ser causada por um desequilíbrio hormonal que acontece enquanto os fetos femininos se desenvolvem na barriga das mães, mas a …

Jesus quer Jamor verde, 30 notáveis pedem pacto de sangue

O técnico Jorge Jesus pediu hoje aos adeptos do Sporting que no domingo "pintem de verde" o Jamor e que se "foquem na paixão" pelo clube. "A força do Sporting é a massa associativa. Gostava que …

O exercício físico não trava o avanço da demência

Exercícios físicos para pessoas com sintomas de demência leve ou moderada "não funcionam", de acordo com estudo publicado na revista académica British Medical Journal. Os cientistas queriam testar sugestões, feitas por estudos anteriores, de que exercícios …

Afinal, comer pão ao pequeno-almoço pode ajudar a emagrecer

Um pequeno-almoço rico em energia, com uma boa e apetitosa torrada, traz benefícios para a saúde e engorda menos do que consumir uma fatia idêntica à noite. É a conclusão de um estudo científico feito …