Senado conclui que a Rússia ajudou Trump nas eleições de 2016

Olivier Douliery / EPA

O presidente dos EUA, Donald Trump

O Comité sobre os Serviços Secretos do Senado dos Estados Unidos da América concluiu, esta quarta-feira, que a Rússia terá mesmo interferido nas eleições de 2016.

O Comité sobre os Serviços Secretos do Senado dos EUA, composto maioritariamente por membros do Partido Republicano, disse, esta quarta-feira, acreditar que a Rússia interferiu nas eleições de 2016, favorecendo Donald Trump e prejudicando Hilary Clinton.

“Não existe dúvida de que a Rússia empreendeu um esforço sem precedentes para interferir com a nossa eleição”, anunciou o presidente do comité, Richard Burr. “Os membros do comité passaram 14 meses a rever fontes, trabalhos e análises. Não vemos razões para discordar das conclusões”, explicou, citado pela CNN.

Também Mark Warner, da Virgínia, afirmou que “depois de uma revisão minuciosa, a nossa equipa concluiu que as conclusões dos serviços secretos estavam certas“. Segundo Warner, o esforço da Rússia, encomendado por Vladimir Putin, “foi intenso e sofisticado” e tinha como “objetivo ajudar Donald Trump e prejudicar Hilary Clinton”.

De acordo com o Observador, embora a posição do Comité sobre os Serviços Secretos do Senado vá ao encontro do que tem sido defendido pelos serviços secretos norte-americanos, esta é uma posição diferente da dos republicanos do comité.

Aliás, em março deste ano, os republicanos do comité sobre os Serviços Secretos da Câmara dos Representantes anunciaram não ter encontrado qualquer prova de que houve um conluio entre os russos e a campanha presidencial de Donald Trump.

As inúmeras investigações sobre este assunto têm manchado a presidência de Trump.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Curiosamente até não ganhou. A Hillary teve mais votos… Só que não é assim que a “democracia” funciona nos EUA…

  1. Espera lá… Se o Comité é composto maioritariamente por membros do Partido Republicano, e o Comité disse acreditar que a Rússia interferiu, como é que isso é uma posição diferente da dos republicanos do comité!? Esta notícia está um bocado confusa nesse ponto…

    • É… Tem toda a razão. É uma boa altura para o ZAP dar algum tipo de esclarecimento. O que me apraz dizer é: “Então em que ficamos?”

    • Apesar de o Comité ser maioritariamente composto por republicanos, que por sua vez maioritariamente defendem uma posição, o Comité pode tomar uma posição contrária à da maioria dos republicanos, por alguns de estes votarem de forma contrária a essa posição.
      Foi esse também, por exemplo, o caso da Comissão do Senado que recentemente aprovou uma proposta para repor a Neutralidade da Internet – na qual 3 republicanos votaram contra a opinião dos restantes.

  2. Ja ja ja TRUMP para a rua!!!!!!
    Voces nao conseguem por o bruninho fora e querem o Mr.TRUMP fora? quem sao voces?ainda ande chorar por ele nao tarda muito tempo

RESPONDER

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …