Senado conclui que a Rússia ajudou Trump nas eleições de 2016

Olivier Douliery / EPA

O presidente dos EUA, Donald Trump

O Comité sobre os Serviços Secretos do Senado dos Estados Unidos da América concluiu, esta quarta-feira, que a Rússia terá mesmo interferido nas eleições de 2016.

O Comité sobre os Serviços Secretos do Senado dos EUA, composto maioritariamente por membros do Partido Republicano, disse, esta quarta-feira, acreditar que a Rússia interferiu nas eleições de 2016, favorecendo Donald Trump e prejudicando Hilary Clinton.

“Não existe dúvida de que a Rússia empreendeu um esforço sem precedentes para interferir com a nossa eleição”, anunciou o presidente do comité, Richard Burr. “Os membros do comité passaram 14 meses a rever fontes, trabalhos e análises. Não vemos razões para discordar das conclusões”, explicou, citado pela CNN.

Também Mark Warner, da Virgínia, afirmou que “depois de uma revisão minuciosa, a nossa equipa concluiu que as conclusões dos serviços secretos estavam certas“. Segundo Warner, o esforço da Rússia, encomendado por Vladimir Putin, “foi intenso e sofisticado” e tinha como “objetivo ajudar Donald Trump e prejudicar Hilary Clinton”.

De acordo com o Observador, embora a posição do Comité sobre os Serviços Secretos do Senado vá ao encontro do que tem sido defendido pelos serviços secretos norte-americanos, esta é uma posição diferente da dos republicanos do comité.

Aliás, em março deste ano, os republicanos do comité sobre os Serviços Secretos da Câmara dos Representantes anunciaram não ter encontrado qualquer prova de que houve um conluio entre os russos e a campanha presidencial de Donald Trump.

As inúmeras investigações sobre este assunto têm manchado a presidência de Trump.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Curiosamente até não ganhou. A Hillary teve mais votos… Só que não é assim que a “democracia” funciona nos EUA…

  1. Espera lá… Se o Comité é composto maioritariamente por membros do Partido Republicano, e o Comité disse acreditar que a Rússia interferiu, como é que isso é uma posição diferente da dos republicanos do comité!? Esta notícia está um bocado confusa nesse ponto…

    • É… Tem toda a razão. É uma boa altura para o ZAP dar algum tipo de esclarecimento. O que me apraz dizer é: “Então em que ficamos?”

    • Apesar de o Comité ser maioritariamente composto por republicanos, que por sua vez maioritariamente defendem uma posição, o Comité pode tomar uma posição contrária à da maioria dos republicanos, por alguns de estes votarem de forma contrária a essa posição.
      Foi esse também, por exemplo, o caso da Comissão do Senado que recentemente aprovou uma proposta para repor a Neutralidade da Internet – na qual 3 republicanos votaram contra a opinião dos restantes.

  2. Ja ja ja TRUMP para a rua!!!!!!
    Voces nao conseguem por o bruninho fora e querem o Mr.TRUMP fora? quem sao voces?ainda ande chorar por ele nao tarda muito tempo

RESPONDER

Palavra “mulher” já tem nova definição

O dicionário online Priberam e o canal de televisão FOX Life uniram-se para desafiar os portugueses a participar na revisão do significado da palavra "mulher". Três semanas depois, apresentam-nos o resultado. Esta terça-feira, o dicionário online …

EUA emitem alerta sobre "ataques sónicos" na China

Esta quarta-feira, a embaixada norte-americana na China emitiu uma alerta após um funcionário do Governo ter sofrido uma lesão cerebral. A embaixada norte-americana na China emitiu um alerta depois de um funcionário ter sofrido uma lesão …

Descobertas 481 moedas romanas dos séculos I ao III em Braga

Um museu em Braga descobriu 481 moedas romanas datadas do século I ao século III que permitem perceber o circuito de comércio no Mediterrâneo na época do Império Romano. Esta quarta-feira, o Museu Pio XII, em …

José Manuel Coelho condenado a ano e meio de prisão domiciliária

O deputado do PTP/Madeira foi, esta quarta-feira, condenado a um ano e seis meses de prisão domiciliária pela prática de vários crimes de difamação e de divulgação de fotografias ilícitas. José Manuel Coelho foi julgado na …

Maternidade só deixa mãe ver as filhas recém-nascidas depois de pagarem a conta

Uma mãe esperou cinco dias para ver as suas filhas recém-nascidas porque não tinha dinheiro para pagar as despesas médicas. Juliana Logbo esperou cinco dias depois do parto para ver as suas filhas gémeas e recém-nascidas …

Novo escândalo de abusos sexuais no Chile leva à suspensão de 14 sacerdotes

A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou, esta terça-feira, a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. "Estes padres cometeram atos que podem constituir crimes nos domínios …

94% das universitárias de Coimbra já foram alvo de assédio sexual

Um estudo realizado pela UMAR Coimbra sobre a violência sexual em contexto académico revela que 94,1% das mulheres inquiridas já foram alvo de assédio sexual, 21,7% de coerção sexual e 12,3% reportaram já terem sido …

Israel admite: o famigerado F-35 já se estreou em combate

A força aérea israelita admitiu ter usado, pela primeira vez, o poderoso caça bombardeiro numa ação de combate contra dois tanques, numa missão recente. Um dos aviões de combate mais avançados do mundo, o novo caça-bombardeiro …

Proposta do PS sobre a habitação suspende despejos já em curso

O PS avançou com uma proposta de alteração ao seu próprio projeto. A medida abrange inquilinos com mais de 65 anos ou com grau de incapacidade igual ou superior a 60% desde que residam há …

Função Pública vai ter aumentos em 2019 (mas não nos salários)

O ministro das Finanças referiu, esta quarta-feira, no Parlamento, que os funcionários públicos vão ter aumentos em 2019, através da "via do descongelamento de carreiras". Mas sobre um eventual aumento dos salários não se pronunciou. "Todos …