General estónio acusa Rússia de preparar guerra de grande escala contra a NATO

Igor Rudenko / Wikimedia

Exercícios militares ZAPAD 2017 na Rússia

O comandante das Forças Armadas da Estónia declarou, em entrevista ao jornal alemão Bild, que a Rússia está a preparar-se para uma guerra em grande escala contra os países da NATO.

Segundo o general estónio Riho Terras, comandante das Forças Armadas do país báltico, durante as manobras militares Zapad 2017, Moscovo esteve a treinar uma campanha militar contra a Aliança Atlântica na Europa.

“A campanha foi dirigida não apenas contra os países bálticos, mas contra todos os países do mar do Norte ao mar Negro. A escala dos treinos superou significativamente a que foi anunciada oficialmente”, afirmou o general ao jornal alemão Bild.

Riho Terras destaca que as manobras Zapad 2017 foram na realidade uma simulação de um “ataque em grande escala contra a NATO“. Terras sublinha que as tropas estónias estão prontas para qualquer cenário, mas que apenas podem “agir com eficácia” com o apoio das forças armadas dos países aliados.

Os exercícios estratégicos Zapad 2017 ocorreram entre 14 e 20 de setembro, tendo decorrido em território da Bielorrússia e em três regiões da Rússia. As manobras causaram preocupações nos países da NATO e entre as autoridades da Ucrânia, que se queixam da falta de transparência da Rússia.

Entretanto, a diplomacia russa, comentando o assunto, afirmou que o número de efectivos e equipamentos envolvidos nos Zapad 2017 não atinge o nível a partir do qual é obrigatória a observação internacional prevista no Acordo de Viena da OSCE de 2011.

PARTILHAR

28 COMENTÁRIOS

    • Não sei se não tinham, eu não digo isso, no entanto o ranking de 2017 dá o 1º lugar aos EUA e o 2º á Russia, apesar do orçamento russo ser muito superior ao dos EUA, a nivel de material bélico os EUA estão muitos furos acima da Russia, nem tem comparação possivel, mas para destruir não é preciso muito e uma coisa é certa Putin é muito matreiro muito cínico, ainda em Dezembro pela a altura do Natal. entraram navios russos em águas nacionais do Reino Unido e o chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, teme que a Rússia corte os cabos submarinos por onde passam 97% das comunicações mundiais. Se calhar até que o comandante da Estónia tem razão e quando acordarem vai ser tarde

      • lololololololol….
        o orçamento russo é muito superior ao americano?????
        lololololololololol….
        Quase desmaiava de tanto rir!!!!
        Não diga mais nada…essa afirmação mostrou quão verdadeira é o resto da argumentação…

        • tem razão enganei-me, é muito inferior 44 bilhões contra 587 bilhões dos EUA enganei-me, nunca se enganou? mas se calhar ele com menos faz muito mais estragos depende da estratégia, outros passam mais tempo no twitter

          • Ò Ana…o problema é que o seu engano não foi inocente…foi propositado…iludir os incautos e menos informados…esse foi o seu objectivo…mas teve azar.
            De resto a sua restante argumentação também é muito pobre…basta pensar o seguinte…se o Putin quisesse guerra já a tinha começado, ou esperado que o ISIS enfraquecesse a Europa, mas ao contrário, Putin esmagou o ISIS…não foram os Americanos. Mais… os russo estiverem em aguas de interesse nacional do reino unido que não bem o mesmo que aguas territoriais…é antes o mesmo que aguas internacionais…
            Vê????…lá se vai a sua argumentação tendenciosa e cinica.

      • Ó Ana, Quando se comenta qualquer noticia é preciso saber do que estamos a falar e nao dizer atoardas, onde diz navios russoia entraram em aguas nacionais inglesas , é mentira, entraram em aguas internacionais sob jurisdição inglesa, é outra coisa totalmente diferente, e nao é proibido, porque são aguas internacionais de acesso a qualquer um. E porque é que a russia ia cortar os cabos??? Isso também pode ser feito pela nato ou por outro qualquer. Sobre esta noticia do general estonio é mais uma de muitas para provocação e que nao fazem nem podem fazer mossa aos russos. Os russos fazem manobras e o mundo fica em alerta, a nato faz as mesmíssimas manobras e nao há qualquer problema, a nato está a cercar e armar os paises vizinhos da russia e depois nao querem que esta tenha medidas de reacção a este cerco. Porque será??? Será do guaraná, como dizia o outro??? Enfim besteiras, asneiras e noticias para papalvo ler.

      • Ana, como militar deixa eu te dizer algo: O dia em que os estados unidos terem a certeza que podem derrotar a Rússia, então aí começará a guerra.
        Por enquanto os estados unidos e seus aliados tem medo da Rússia.

      • Você tem falta de vista ,ou é vesgo,onde viu que o investimento russo era superior ao americano?-O investimento militar americano em dólares É SUPERIOR AO DE TODOS OS PAÍSES DO OCIDENTE JUNTOS .

    • Hummm, com os russos há que lidar com «pinças», pois, é malta que está habituada a sofrer e são muito resilientes; que o digam os n4zis que levaram na “pá” deles, mesmo, eliminando 30 milhões de russos. Nenhuma nação perdeu tanto como eles e estão ai para as curvas. Basicamente, o que não se deve fazer é entrar no “quintal deles” sem ser convidado e os estónios fazem parte da zona de segurança envolvente ao quintal…

  1. Este tipo de notícias “incendiárias”, vai lá vai. Continuem com a propaganda anti-Rússia e esqueçam-se de que a Ucrânia por exemplo é apoiada militarmente por partidos de extrema-direita Neo-Nazi. Apoiem esses vá…ataques têm feito a Europa e a América à Rússia, veja-se por exemplo o ataque de Boris Johnson à Rússia e a Sergei Lavrov a quando da sua visita a Moscovo, desse senhor que educação não tem nenhuma ninguém diz nada e todos batem palmas. Se a NATO atacar a Rússia, estão a cometer um grande erro e uma injustiça, é o que digo. Se não fosse o sacrificio dos Russos na segunda guerra mundial estávamos todos a falar Alemão.

    • O problema é que depois ficaram muitos outros a falar russo e pior ainda sob o jugo de uma ditadura fascista comunista que limpou a vida a milhões de seres humanos talvez mais ainda dos que foram mortos por ordem do Hitler.

      • Só o facto de se chamar antirouge, retira toda a credibilidade do seu discurso politicamente retorcido!
        Se quer ser credivel, tem que pelo menos tentar ser mais imparcial, começando por usar um nome mais politicamente correto.

        • Mais vale ser um anticomunista declarado do que um comunista disfarçado de democrata, será por vergonha ou será mesmo por não terem provas de não poderem apresentar qualquer sucesso de tal política ditatorial em qualquer país por onde tenham passado ou que ainda sobrevivem?.

          • A questão aqui não é o sucesso de A e de B…o que está aqui em causa é a sua incapacidade de reconhecer o facto inegável que o esforço da União Sovietica fez para impedir o dominio nazi da Europa com os consequentes exterminios de todos os povos que os nazis considerassem inferiores (e para os nazis nós estavamos dentro desse perfil), só porque tem uma antipatia crónica, radical contra um ismo como muitos outros ismos que existem por aí.
            Esta sua incapacidade é proporcional a sua cegueira intelectual e por consequencia nada de novo, nem de benéfico tráz para a discussão que se iniciou.
            A sua mentalidade declaradamente obstinada, é por si só e por definição anti democrática.
            Eu não sou comunista, assumo-me como democrata…mas você é um daqueles nazis que vive no armário…assuma-se se é homem e se tem coragem!…

            • Atenção, a URSS não deteve os nazis sozinha.
              Inicialmente houve uma grande transferência de material bélico, através de comboios marítimos.
              Receberam muito material pesado, munições, etc, até voltarem a reerguer as fábricas de produção bélica.
              Tiveram baixas pesadas, isso tiveram, mas se não fosse o inverno russo, e o erro dos nazis em não tomarem Moscovo, mais Leninegrado e não sei não.

            • Na prática o que o artigo fala é do tempo actual, você muito habilmente foi à procura do passado onde de facto a Rússia teve papel importante na luta contra o Hitler mas propositadamente teima em não reconhecer que a URSS foi uma imposição oportunista e ocupação russa aos países vizinhos e que o Estaline foi tão ou mais assassino do que o Hitler e continuou a ter seguidores até ao final do comunismo na Rússia embora não tão violentos, a sua cegueira ideológica é que de facto o impede de raciocinar livremente ao ponto de não compreender que vítimas de qualquer regime ditatorial são sempre vítimas independentemente da cor do regime, de democrata você tem tanto como teve o Cunhal ou tem o Jerónimo. Dou por terminado.

  2. caro, Esclarecido, bem falado “todos a falar alemão” até os russos por isso é que eles interviram, porque o hitler traiu o estaline fazia acordos com a russia e já estava a vêr como os lixava por trás, e depois não é a nato que quer atacar, todos sabemos que a russia que anexar, Polonia, Estónia, letonia etc, coitados os própios russos não vão nessa, digo eu.

    • Ò Piranhinha…essa argumentação sua é muito pobre.
      Só o facto de a maoir batalhha terrestre alguma vez realizada ter acontecido Em Kursk, durante a 2ªguerra, é prova do esforço brutal que os alemães fizeram para dar a volta à guerra…Se formos falar da quantidade de gente russa que morreu nessa guerra então é que essa sua paupérrima argumentação se esfuma de vez.
      Diz você “coitados os própios russos não vão nessa, digo eu.”…sim é só mesmo você a dizer. Se falar com russos e outros povos que constituiram a Extinta União Soviética, todos eles lhe dirão que você deve ser um alemão nazi que ficou frustado por perder a guerra para os russos.
      Vá tentar atirar areia para os olhos de outra gente…

  3. Bom dia Vivo em Londres uk e nao sabia disso que os russos andavam a tentar cortar os cabos . Devem ser os cabos que seguram esta ilha para ela nao fugir para de tanta informação falsa que se ve na internet ja no tempo da URSS os sovièticos tambem iam invadir a europa e a URSS acabou e numca vi essa invasão acontecer . Mas uma coisa vos garanto que os portugueses deviam ir todos para o Terreiro do paço com foices cravos e pedras porque que li na net que os russos vao invadir os bares do bairro alto o maior perigo vai ser a arma secreta deles ( o lobo mau e os tres porquinhos ) . A Estonia esta pronta para derrotar a Russia a Ucrania que è mais forte nao o consegue e vai ser a Estonia com o apoio da Nato alguem quer começar uma guerra e nao sabe como . E vem lançar desinformação para a net mas esta e uma das muitas muitas noticias de treta que se le por aqui

    • Pois… isso só prova (mais uma vez) que não é por se viver em determinado país que se conhece/sabe o que por lá se passa!!
      Não sei que sabes o que é a BBC (espero que já tenhas ouvido falar!), mas aqui fica essa noticia sobre os “cabos”:
      http://www.bbc.com/news/world-42365191
      Se a informação é falsa, a culpa não é da Internet mas sim do Sir Stuart Peach, Air Chief Marshal, que é “apenas” o Chefe das Forças Armadas do Reino Unido!!

  4. Umas perguntas: já viram o mapa da NATO em 1990 e o mapa da NATO em 2017? Onde está o expansionismo quando a NATO cresceu até às fronteiras com a Rússia e colocou bases militares a 50km da Rússia? Quem está a atacar quem? A Rússia não tem o direito de se defender do expansionismo agressivo da NATO? Existe atualmente algum bloco militar liderado pela Rússia? A Rússia tem bases militares perto da fronteira com os EUA, Alemanha, GB, Itália ou França, por exemplo?

    • A NATO serve para proteger o mundo de perigos como a Rússia, que em pleno século XXI ainda anexa territórios soberanos de outros países.
      E se não agiu quando a Rússia anexou a Crimeia, foi apenas porque o resultado de uma guerra seria muito pior que o resultado dessa anexação, mas deu aos Russos a falsa ideia de impunidade e de que podem fazer o que quiserem, esse foi um dos efeitos secundários indesejáveis de não terem agido contra essa anexação!
      O putin é um Hitler disfarçado, vai-se perpetuando no poder até conseguir, a Rússia não vive em democracia!

      • Jovem, a crimeia tem grande parte da população de nacionalidade russa. E normal a russia defender a sua população ainda e mais normal nao deixarem que os burros dos ucranianos deixem os burros dos americanos meterem uma base militar a porta da russia. Mas claro falam voces todos que russia e isto e aquilo. Mas vamos ver dos estados unidos da america que e quem influência os nabos dos europeus que se deixam levar feitos sapos. Armaram todos os rebeldes contra a siria so para lhes ficarem com o petroleo e nao quiseram saber da das pessoas que iam morrer. Foram i vadir tudo o que era iraque e afeganistao com desculpas so para ficarem com petroleo de novo nao quiseram saber das pessoas que morrem nem dos paises que destruiram. Temos vietname mais uma birra desses burros. E falam voces da russia? A russia esta a fazer o seu papel e artilharse porque oa burroa dos europeus deixam-se influenciar pelos americanos e onde os americanos lhes dizem para porem a caixa de areia para eles mijarem a vontade eles metem. E querem que a russia fique de braços cruzados a espera que metam bases militares a volta deles tao tolos obvio que nao deixam. Anexar paises? Por amor de deus. A uniao europeia e o que? A europa pode fazer uma uniao de nações e a russia quer fazer o mesmo ja nao pode? Voces estao demasiado cegos vom balelas e feitos bobis dos americanos e por isso que temem tanto quem nao devem. Russia apenas esta a ver daquilo que no futuro podera ter de se defender nada mais. Quando um navio americano passa nestas aguas internacionais que sao apenas pontos de passagem para o mediterrâneo ninguem diz nada agora os russos e um perigo. Juizo mais uma vez preocupemse com o burro do trump que quer guerra contra tudo e todos e ja disse indiratamente que esta a cagarse para a europa toda ele so quer fazer aquilo que lhe apetece. Cumps

    • Caso ainda não tenha percebido, a NATO não é nenhum país, nem influencia a politica ou o dia-a-dia dos habitantes desses países, que, como é óbvio, aderiram voluntariamente à NATO (alguns até pediram muito)!!
      Que é precisamente o contrário do que a Rússia faz na Bielorrússia, na Geórgia, na Arménia, no Cazaquistão, etc, etc – já para não falar na Ucrânia!!
      As bases da NATO estão em países da NATO! Se estão perto da Rússia é apenas porque esses países são perto da Rússia!
      Sim, claro que a Rússia tem um “bloco militar” e bases em vários países!!
      A Rússia tinha uma base bem perto dos EUA (em Cuba), que fechou por falta de dinheiro!…
      Tendo em conta o poderio militar da Federação Rússia (que ao contrário do que muitos julgam, não será muito inferior ao da Nato!) e que a Rússia é uma ditadura onde o povo russo pouco ou nada tem a dizer, é perfeitamente natural que haja receios por parte dos países vizinhos da Rússia!

  5. talvez estas noticias tenham por objectivo por as pessoas nervosas para atingir determinados fins. mas se a Russia atacar a nato e guerra mundial. a Russia esta num dilema ate de sobrevivencia em todos os niveis, e com as sancoes do ocidente em resposta as manobras demoniacas que faz no mundo esta pode sentir-se encuralada, e entao pode disparar para todas direccoes. por mim deve levar-se a serio todas informacoes relativo Russia para evitar surpresas.

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …