Portugal vai ser o país europeu com menor percentagem de população ativa

De acordo com as novas projeções, em 2050, Portugal terá 1,6 pessoas em idade ativa por cada idoso, sendo que atualmente conta com 2,9.

As projeções do Eurostat, divulgadas pelo Jornal de Notícias, indicam que em 2050, Portugal será o país da Europa com a mais baixa percentagem de população em idade ativa: – 53,6%, contra os atuais 64,5%.

Assim, o país irá ter 1,6 pessoas potencialmente ativas (15-64 anos) por cada idoso, valor que contrasta com os 2,9 de hoje em dia.

Contas feitas, se as projeções do Eurostat se confirmarem, dentro de 30 anos Portugal terá o dobro de óbitos sobre nascimentos, colocando o futuro demográfico do país nas mãos das migrações.

Para além do envelhecimento contínuo, o gabinete de estatísticas analisou ainda a sua dimensão territorial.

Num índice de dependência de idosos de 63 pessoas por cada 100 em idade ativa (hoje, nos 34,2), o Alentejo Central irá chegar aos 79,2. Do lado oposto, a Área Metropolitana de Lisboa (AML), nos 54, praticamente em linha com a média projetada para a União Europeia.

Com a pirâmide etária a vincar-se, em 2050, um terço da população terá mais de 65 anos (+12 pontos percentuais face à realidade presente) e o peso das crianças até aos 14 anos não chegará aos 13%.

Com este cenário de futuro, prevê-se que Portugal, e a Europa, irão depender bastante das migrações, tanto externas como internas.

“Só as migrações podem atenuar estes níveis de envelhecimento”, explica a demógrafa Maria João Valente Rosa ao JN.

O “grande desafio será tentar atrair população estrangeira qualificada”, frisa ao mesmo jornal Teresa Rodrigues, professora na Universidade Nova de Lisboa e autora do ensaio “Envelhecimento e políticas de saúde”.

Para chamar imigrantes e travar emigrantes “a ideia é reduzir as assimetrias em qualidade de vida e bem-estar. E apostar na qualidade dos equipamentos, fundamentais para manter as pessoas. O que obriga a investimento na saúde, lazer, segurança”, sublinha a especialista.

Face às previsões demográficas, o atual modelo de pensões é insustentável, por isso, ou se aumentam impostos ou se cortam benefícios sociais. Uma posição que não é consensual entre os especialistas, remata o JN.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Como é referido nesta notícia, temos que “Só as migrações podem atenuar estes níveis de envelhecimento”, portanto se se “descascar” bem o que aqui é dito, podemos concluir que o futuro de Portugal não depende dos Portugueses, mas dos estrangeiros que conseguirem vir para este território e o “dominem”…
    Isto só demonstra a porcaria de políticas que temos tidos e de como o povo se está nas tintas para perder a sua identidade.
    Não me espantava nada que de aqui a 1 século Portugal como o conhecemos desaparece e até venha ter outro nome (identidade cultural)…

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …