A Suazilândia, que se localiza na África Austral e faz fronteira com Moçambique e a África do Sul, é o país mais pequeno do hemisfério sul. No 50º aniversário da independência da nação, o rei Mswati III anunciou que vai mudar o nome do país.
Já há algum tempo que o rei da Suazilândia, Mswati III, trata a sua nação por outro nome. Por exemplo, quando Mswati III se dirigiu à Assembleia Geral da ONU em 2017, ou quando abriu o parlamento do país em 2014, o rei referiu-se à nação como o reino de eSwatini – que significa “a terra dos suazis”.
Agora, a mudança de nome vai-se tornar oficial, conforme anunciou o próprio rei durante as celebrações do Jubileu de Ouro pelo 50º aniversário da independência da Suazilândia. A festa comemora, além disso, os cinquenta anos do monarca, que governa o país desde 1986, quando foi coroado com 18 anos.
De acordo com a BBC, a mudança de nome está a despertar algumas vozes furiosas, que acreditam que a atenção do rei deveria estar focada na recuperação e crescimento económico do país.
O país, que faz parte da Commonwealth, é a última monarquia absoluta da África e, nos últimos anos, os críticos do regime pediram uma mudança para a democracia.
O rei, conhecido como Ngwenyama ou “o leão”, é filho de Sobhuza, que reinou durante 82 anos, e é conhecido por ter muitas mulheres – atualmente, 15 – e vestir-se de forma tradicional. De acordo com a biografia oficial, o seu pai teve 125 mulheres durante o seu reinado.
A Suazilândia, ou reino de eSwatini, é o país mais pequeno de África e do hemisfério sul, com pouco mais de 1.128.000 habitantes. O país é também conhecido por ter uma “divertida” lei que impede as “bruxas” de voarem acima dos 150 metros de altura.
Ora bem, temos que copiar o enquadramento legal deles, para os drones…..
Não é, de todo, o mais pequeno país do hemisfério Sul, países menores, são: Timor-Leste, Nauru, Tuvalu, Comoros, Seychelles, Mauritius, e talvez outros…
África e Hemisfério. Se fosse só de África, ainda tinha a Guiné equatorial que é mais pequeno… Se fosse do hemisférios, tem os países que referiu. Mas não, é Africa e Hemisfério. Convém rever a matéria dos diagramas de Venn do 1º ciclo…
Mas o texto diz claramente: “é o país mais pequeno do hemisfério sul” e “mais pequeno de África e do hemisfério sul”, em parte nenhuma diz país africano do hemistério sul ou algo idêntico. Portanto, o Geógrafo tem toda a razão no comentário que fez.
Mais um ditadorzeco, com um harém de 40 mulheres e um discurso racista, a tratar o país como se fosse propriedade sua.
É o África …