/

Menina é expulsa da aula por mandar colegas pararem de fazer saudação nazi

8

(dr) Keith Jacks Gamble / Twitter

A filha de 11 anos de Keith Jacks Gamble.

Uma menina de 11 anos foi mandada ao escritório do diretor da escola após ter mandado os seus colegas pararem de fazer a saudação nazi. O caso aconteceu numa escola, em Tennessee, nos Estados Unidos.

O caso ganhou atenção mediática no Twitter, graças a uma série de tweets do pai da criança, Keith Jacks Gamble, professor na Middle Tennessee State University. Gamble explicou que as crianças já tinham feito a saudação em várias ocasiões.

Tudo começou quando o professor de história disse a um dos alunos para fazer a saudação nazi durante o ensaio para um projeto, no qual o aluno estava a retratar Adolf Hitler. Isto levou a que, durante semanas, vários alunos fizessem a saudação no recreio da escola.

O mesmo voltou a acontecer durante uma aula, na qual os alunos voltaram a fazer o mesmo gesto. Em revolta, a filha de Gamble disse aos colegas: “Parem com isso. Baixem as vossas mãos”. A menina foi repreendida a “não falar sobre isso” e acabou mesmo por ser enviada ao escritório do diretor da escola.

Segundo o Business Insider, depois do incidente, Gamble conta que a sua filha foi vítima de bullying pelos colegas, que lhe fazem a saudação nazi quando na sua presença.

Em resposta, o professor da escola disse foi indicada “uma plataforma para, naquele momento, expressar adequadamente as suas preocupações os seus sentimentos com os colegas. Depois, foi-lhe pedido que não voltasse a abordar o assunto”.

James Evans, porta-voz da escola, disse que depois do ocorrido a professora tentou acalmar a aluna, mas que não conseguiu fazê-lo. “A aluna não foi disciplinada ou castigada de maneira nenhuma”, disse Evans.

Além disso, o porta-voz diz que a escola “concorda que as ações dos alunos foram completamente inapropriadas”.

Agora, a escola norte-americana vai deixar de ensinar aos seus alunos a saudação de Hitler nas aulas de História. “A escola encontrará meios alternativos de cobrir esse conteúdo das aulas de história do quinto ano”, realçou Evans.

ZAP //

8 Comments

  1. Ainda achamos que estamos mal em Portugal.

    Primeiro a escola esta mal em proteger uns enquanto castiga a miúda.
    Depois quando ve que fez m***, resolve ocultar parte da historia da aula de historia.

    Parece lógico, uma escola em vez de ensinar e ajudar crianças de 11 anos a entender a diferença entre bom e mau, prefere deixar de ensinar factos da historia.

  2. 1. Não percebo como é que uma miuda é enviada ao director por dizer aos colegas para pararem de fazer uma coisa. No meu tempo ía-se ao gabinete do director quando se partiam 10 janelas, ou quando se deitava fogo ao WC da escola. Mandá-la ao director por ela dizer o que pensa e por contestar os colegas, é rstringir a liberdade de expressão.

    2. Não percebo qual a vantagem nem o porquê da estupidez de deixar se ensinar aos alunos como era a saudação Nazi. Ensinar como era a saudação Nazi não tem nada a ver com dizer que o Nazismo foi uma coisa boa. Pelo contrário, há coisas que nunca devem ser esquecidas para não se repetirem… E se começarem a arranjar muitos “meios alternativos de cobrir esse conteúdo”, daqui a bocado ninguém sabe o que foi realmente o Nazismo em todos os seus contornos, e assim a história se vai esquecendo e repetindo. Não deixar dizer nas aulas o que foi o Nazismo, ou proibir de dizer como era a saudação Nazi, representa uma restrição da liberdade de expressão.

    Duas restrições da liberdade de expressão que em nada contribuem para ensinar que o Nazismo foi uma coisa má, nem para evitar que coisas análogas se repitam. Na era da estupidez, continua-se a confundir tudo, e a querer corrigir interioridades modificando exterioridades. Triste!

    • É sinal do exagero em que vive a sociedade americana! Com níveis de estupidez levadas ao exagero. Não havia lugar a chamar a menina aos Director, nem ela tem de andar atrás dos outros a dizer o que devem ou não fazer, sobretudo na brincadeira ou mesmo por birra.
      Fizeram uma representação de Hitler, numa reconstrução histórica, não podemos de facto esconder as coisas só por que foi um monstro, outros houveram e são venerados! A questão é mais grave, numa aula de História tem de se explicar o contexto e evitar anacronismos, caso contrário um dia, um idiota qualquer dirá que Hitler era um santo e tudo o que dele se diz é um absurdo – já o dizem, mas ainda estamos demasiado próximos para aceder depressa aos registos. Além do mais, Hitler ele copiava uma saudação romana, já com milhares de anos, que nada tinha de nazi! Esse é um mito que convém acabar, até para desmontar o folclore de certas seitas neonazis! Como já o afirmei e repito a tal saudação foi apropriada pelos nazis, nada tinha a ver com eles, o que tem a ver com eles são as ideias de retardados mentais assassinos que defendiam!

  3. Que mundo de idiotas! A saudação NÃO É nazi, mas romana! Foram os nazis quem se apropriaram dela, como se apropriaram de outros símbolos como a Suástica, já milenar quando os nazis chegaram ao poder! Imagino se tivessem posta a mão à Lança do destino, ou à Coroa de Espinhos – esta última esteve debaixo dos seus narizes pois estava na Catedral de Notre Dame em Paris! Hoje, provavelmente, haveriam por aí parvalhões a dizer que são também são símbolos nazis! Além do mais isto parece uma birra de crianças, onde umas agem assim só para fazer pirraça em relação à outra criança que as proíbe de tal gesto, como é costume tantas vezes os miúdos fazerem e darem tantas dores de cabeça aos mais velhos. Estas situações só chegam ao ponto em que chegam quando os adultos de se metem e apenas pensam na maldade pura e simples! Então a escola vai deixar de ensinar a “saudação de Hitler nas aulas de História?”, mas que História? Podem-se chamar de professores de História a estes ignorantes? Não seria mais útil informar as crianças sobre a verdadeira origem dessa saudação? Desmontando desde logo qualquer argumento que as crianças tenham ouvido dizer sobre os nazis? Quando é que estes imbecis resolvem formar e informar em vez de propagandear e fazer uma escândalo com uma coisa tão simples como levantar um braço – note-se que Hitler até mal o levantava, daí o gesto se4r tão gozado, e bem, em séries cómicas como “Aló, Aló”! Sou formado e pós-graduado em História, fico fulo quando leio notícias que revelam este nível de ignorância, sobretudo da aparte daqueles que têm a obrigação de a melhor conhecerem. É uma vergonha chamar a estes ignorantes de professores! Fui Fuzileiro, na tropa e quando jurei bandeira, eu, tal como milhões de portugueses antes e depois de mim Juramos Bandeira a fazer essa saudação, em todos os regimes pelos quais Portugal passou. Não me venham agora dizer que estávamos a imitar o Hitler ou os nazis! Só me apetece dizer tenham vergonha e ganhem juízo e deixem as crianças brincar, por que no dia seguinte se ninguém ligar alguma, esquecem e partem para outra.

  4. Eu sou suficientemente velho para me lembrar nos anos 50, de colegas que entravam na sala de braço estendido na saudação nazi (obrigatório para os da Mocidade Portuguesa), e não era a aula de história, era a admiração de Hitler, com a benevolência de Salazar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.