“Mendoexit”. Há uma província que quer separar-se da Argentina

Na Argentina, há uma campanha que pede a independência da província de Mendoza do resto do país, enojados com a quantidade de ajuda que o Governo concederá ao local para enfrentar a pandemia de coronavírus.

O movimento “Mendoexit” (trocadilho que se refere à saída do Reino Unido da União Europeia) aumentou tanto que o ex-governador da província e o atual vice, Alfredo Cornejo, referiu o assunto esta segunda-feira, em entrevista à Rádio Nihuil, e disse que é um plano que é necessário “começar a pensar seriamente”.

A campanha nasceu em dezembro de 2019, como uma iniciativa de locais de Mendoza que lamentavam a vitória do peronismo nas eleições nacionais. Agora, a este slogan juntou-se a manifestação devido ao atraso num projeto hidrelétrico fundamental para a província, em Portezuelo del Viento, e o facto de ser a segunda província que receberá menos recursos do Governo de Alberto Fernández para enfrentar a crise de saúde pública e económica – 27 milhões de dólares.

Cornejo é presidente da União Cívica Radical (partido que integra a aliança da oposição Together for Change). O seu sucessor, o atual governador Rodolfo Suárez, pertence ao mesmo espaço. Segundo Cornejo, o Poder Executivo “pune” a província porque o seu Governo pertence a outra bandeira política. “A nação está a forçar Mendoza a afirmar-se nos seus valores”, disse o ex-presidente local.

No entanto, Cornejo reconhece que, devido à crise de saúde que o país está a enfrentar devido ao novo coronavírus, o slogan “MendoExit” não se poderá tornar realidade já. “Mendoza tem tudo para viver como um país independente, mas não o possui hoje. Hoje, precisa da Argentina, embora hoje a Argentina prejudique Mendoza na sua classificação de risco”, disse o governador anterior sobre a medida para manter a quarentena.

Localizada no centro-oeste do país, na fronteira com a Cordilheira dos Andes, Mendoza é caracterizada pela sua beleza natural única, o que a torna um dos destinos turísticos mais importantes da Argentina. Além disso, possui uma produção de vinho de renome mundial e é a quarta província na extração de petróleo e gás convencional.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …