/

Em memória de Jo Cox, o Governo britânico vai combater a solidão de 9 milhões

1

O Governo britânico decidiu homenagear a deputada trabalhista Jo Cox pondo um membro do Executivo encarregue de combater a solidão que mais de nove milhões de britânicos sente todos os dias.

A Comissão Jo Cox para a Solidão foi criada pela deputada trabalhista de 41 anos pouco antes de ser assassinada por um militante de extrema-direita em junho de 2016 e tinha pedido ao governo para nomear uma pessoa para tratar deste tema.

Quase dois anos depois, o seu desejo foi realizado. O Governo de Theresa May decidiu homenagear a deputada nomeando Tracey Crouch, de 42 anos, subsecretária de Estado do Estado e Sociedade Civil, para coordenar o projeto, avança o Diário de Notícias.

A Jo estaria extremamente feliz“, reagiu o marido, Brendan Cox, ao anúncio de Theresa May.

No anúncio da continuação do projeto iniciado por Jo Cox, Theresa May declarou que “todos devemos fazer tudo o que pudermos para, em memória da Jo, acabarmos com a aceitação da solidão para sempre. Para demasiadas pessoas, a solidão é a triste realidade da vida moderna”.

Esta é a primeira recomendação da Comissão que o Governo britânico implementa. Tracey Couch vai agora “liderar um grupo intergovernamental que terá a responsabilidade de dirigir a ação sobre a solidão em todas as partes do governo e mantê-lo firmemente na agenda”.

Após a nomeação, Crouch disse-se “privilegiada por avançar com o notável trabalho realizado por Jo Cox, a fundação e a comissão. Tenho a certeza de que, com o apoio de voluntários, ativistas, empresas e meus colegas deputados de todos os partidos da Câmara, podemos fazer progressos significativos na derrota da solidão”.

O executivo britânico irá publicar durante este ano a sua estratégia intergovernamental para combater a solidão no país e já começou a trabalhar na criação de um fundo para estimular a criação de soluções inovadoras e viradas para a comunidade.

A maior parte dos britânicos com mais de 75 anos vivem sozinhos e cerca de 200 mil idosos no Reino Unido não falam com um amigo ou familiar há mais de um mês, de acordo com dados do governo. O executivo de May chama ainda a atenção para o facto de cerca de 85% de jovens deficientes, entre os 18 e os 34 anos, se sentirem sós.

Grande parte dos médicos no Reino Unido recebem entre um e cinco pacientes por dia na maior parte dos casos porque se sentem sós, de acordo com a Campanha Fim à Solidão.

“A Jo Cox dizia que “jovem ou velho, a solidão não discrimina“. Durante o ano de 2017 ouvimos novos pais, crianças, deficientes, cuidadores, refugiados e idosos sobre as suas experiências de solidão”, declararam ontem as presidentes da comissão, as deputadas Rachel Reeves (trabalhista) e Seema Kennedy.

ZAP //

1 Comment

  1. E por cá, o que é que se combate? Alguém está interessado em promover o combate à solidão? Ná, apenas beijinhos e abraços com selfie’s à mistura…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.