Em memória de Jo Cox, o Governo britânico vai combater a solidão de 9 milhões

O Governo britânico decidiu homenagear a deputada trabalhista Jo Cox pondo um membro do Executivo encarregue de combater a solidão que mais de nove milhões de britânicos sente todos os dias.

A Comissão Jo Cox para a Solidão foi criada pela deputada trabalhista de 41 anos pouco antes de ser assassinada por um militante de extrema-direita em junho de 2016 e tinha pedido ao governo para nomear uma pessoa para tratar deste tema.

Quase dois anos depois, o seu desejo foi realizado. O Governo de Theresa May decidiu homenagear a deputada nomeando Tracey Crouch, de 42 anos, subsecretária de Estado do Estado e Sociedade Civil, para coordenar o projeto, avança o Diário de Notícias.

A Jo estaria extremamente feliz“, reagiu o marido, Brendan Cox, ao anúncio de Theresa May.

No anúncio da continuação do projeto iniciado por Jo Cox, Theresa May declarou que “todos devemos fazer tudo o que pudermos para, em memória da Jo, acabarmos com a aceitação da solidão para sempre. Para demasiadas pessoas, a solidão é a triste realidade da vida moderna”.

Esta é a primeira recomendação da Comissão que o Governo britânico implementa. Tracey Couch vai agora “liderar um grupo intergovernamental que terá a responsabilidade de dirigir a ação sobre a solidão em todas as partes do governo e mantê-lo firmemente na agenda”.

Após a nomeação, Crouch disse-se “privilegiada por avançar com o notável trabalho realizado por Jo Cox, a fundação e a comissão. Tenho a certeza de que, com o apoio de voluntários, ativistas, empresas e meus colegas deputados de todos os partidos da Câmara, podemos fazer progressos significativos na derrota da solidão”.

O executivo britânico irá publicar durante este ano a sua estratégia intergovernamental para combater a solidão no país e já começou a trabalhar na criação de um fundo para estimular a criação de soluções inovadoras e viradas para a comunidade.

A maior parte dos britânicos com mais de 75 anos vivem sozinhos e cerca de 200 mil idosos no Reino Unido não falam com um amigo ou familiar há mais de um mês, de acordo com dados do governo. O executivo de May chama ainda a atenção para o facto de cerca de 85% de jovens deficientes, entre os 18 e os 34 anos, se sentirem sós.

Grande parte dos médicos no Reino Unido recebem entre um e cinco pacientes por dia na maior parte dos casos porque se sentem sós, de acordo com a Campanha Fim à Solidão.

“A Jo Cox dizia que “jovem ou velho, a solidão não discrimina“. Durante o ano de 2017 ouvimos novos pais, crianças, deficientes, cuidadores, refugiados e idosos sobre as suas experiências de solidão”, declararam ontem as presidentes da comissão, as deputadas Rachel Reeves (trabalhista) e Seema Kennedy.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E por cá, o que é que se combate? Alguém está interessado em promover o combate à solidão? Ná, apenas beijinhos e abraços com selfie’s à mistura…

RESPONDER

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …