Melhorias nos edifícios e uma nova plataforma. PRR tem 45 milhões para ajudar pessoas com deficiência

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tem 45 milhões de euros para acelerar as acessibilidades físicas para pessoas com deficiência ou incapacidades.

Na terceira componente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) disponibilizado pelo Governo, lê-se que estão previstos 25 milhões de euros para criar acessibilidades nos espaços públicos de circulação e mobilidade, 10 milhões para o fazer em edifícios públicos e outros 10 milhões em habitações.

“O espaço público, sobretudo nos centros históricos, carece de intervenções. Os serviços públicos, na sua generalidade, encontram-se instalados em edifícios que refletem as décadas em que as acessibilidades não integravam a lista de preocupações das agendas política, técnica, económica e social. O parque habitacional apresenta a mesma falta de atenção”, lê-se no documento citado pelo jornal Público.

O Governo tem três programas em mente: um Programa de Intervenção nas Vias Públicas que tem por meta 200 mil metros quadrados; um Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos que tem por meta 1.500 edifícios; e um Programa de Intervenção em Habitações que tem por meta mil habitações.

“No caso de melhorias em habitações particulares de pessoas com deficiência ou incapacidade, caso a habitação seja arrendada, serão aplicadas as regras do regulamento de minimis ao proprietário da habitação” – ajudas de reduzido valor concedidas a uma empresa.

“Sempre que aplicável, as regras de contratação pública serão integralmente cumpridas na contratação de fornecimento de bens e prestação de serviços junto de entidades terceiras, impedindo qualquer auxílio de Estado a jusante.”

Além das melhorias físicas dos edifícios, o Governo quer ainda combate a falta de informação, que “tem sido um dos principais fatores de exclusão destas pessoas”. “Muitas, por falta de informação, optam por não se deslocar e/ou tentar entrar nos edifícios, incluindo aqueles onde se localizam serviços públicos”.

Assim, segundo o plano, a futura plataforma + Acesso deverá congregar um conjunto de informações, incluindo recursos, medidas de apoio, legislação em vigor, e permitirá a consulta de informação georreferenciada de imóveis públicos e privados, com indicação das características de acessibilidade em espaços exteriores e interiores.

A plataforma deverá conter ainda informação sobre lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida, com informação atualizada sobre a sua ocupação.

Por fim, haverá um “serviço de call-center capaz de assegurar a comunicação em tempo real, com recurso à interpretação de língua gestual portuguesa”.

  Maria Campos, ZAP //

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Miguel Pinto Luz: "O grande vencedor deste Orçamento chama-se Pedro Nuno Santos"

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais considera que o "grande vencedor" deste Orçamento do Estado é Pedro Nuno Santos e que o ministro "aumentou o seu capital político". Em entrevista ao Diário de Notícias e …

Médicos libaneses ajudam a retirar pessoas depois dos confrontos durante uma manifestação em Beirute

Líbano decreta dia de luto nacional depois de tiroteio durante manifestação causar seis mortos

Confrontos durante uma manifestação convocada pelo Hezbollah na manhã de ontem causaram seis vítimas mortais. O protesto era contra o juiz que lidera o inquérito à explosão no porto de Beirute no ano passado. O Líbano …

Argentina ganhou: os números de Emiliano e a crítica de Messi

Resultado positivo diante do Peru não impediu uma "boca" do número 10 ao árbitro. Mais um jogo em que Emiliano Martínez não sofreu golos. A Argentina está cada vez mais perto de assegurar a presença na …

Leão promete "boa notícia" para as empresas sobre o preço da electricidade

Com as negociações em torno do Orçamento do Estado para 2022 ao rubro, o ministro das Finanças, João Leão, acredita num entendimento à esquerda e revela que o próximo ano vai trazer "uma boa notícia" …

"Não tenho problema em ir para casa" - e foi mesmo, no dia seguinte

Eduardo Berizzo, seleccionador do Paraguai, disse que não teria que receber qualquer indemnização, se fosse demitido. E foi. O percurso de qualificação para a fase final do Mundial 2022 não está propriamente famoso para os lados …

Revolta contra os preços dos combustíveis. Greves, ameaças de bloqueio e transporte escolar em risco

A contínua subida dos preços dos combustíveis está a gerar uma onda de contestação, com cidadãos a apelarem à greve ao abastecimento, os camionistas a ameaçarem com protestos, alertas de aumento de bens essenciais, como …

Supercomputador prevê classificação final da Premier League — com Brentford à frente do United

Um supercomputador previu a classificação final da Premier League deste ano e pode-se dizer que a tabela classificativa está recheada de surpresas. O atual campeão europeu Chelsea é apontado como o futuro vencedor da Premier League, …

Gary Neville identificou o ponto fraco de Cristiano Ronaldo

Gary Neville diz que Cristiano Ronaldo "não trabalha o suficiente nos grandes jogos". O ex-futebolista alerta o treinador do United para tomar medidas para precaver isto. Apesar dos seus feitos extraordinários, Cristiano Ronaldo é um ser …

Infarmed aprovou financiamento público para o medicamento mais caro do mundo

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma para a atrofia muscular espinhal tipo 1. "Foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma, uma nova opção …

Explosão em mesquita no Afeganistão faz vários mortos

Uma forte explosão atingiu, esta sexta-feira, uma mesquita xiita na cidade de Kandahar, no Afeganistão, tendo feito vários mortos e feridos. De acordo com a BBC, pelo menos 16 pessoas morreram e 32 ficaram feridas, na …