“Quanto melhor para a saúde, pior para a economia”, alerta Rui Rio

Rodrigo Antunes / Lusa

O líder do PSD saiu hoje de uma reunião com o Presidente, primeiro-ministro, líderes partidários e especialistas otimista por o país estar a “ganhar ao vírus”, mas muito preocupado com os efeitos na economia.

Rui Rio foi o único líder partidário a falar aos jornalistas depois de participar numa sessão com apresentações técnicas sobre a “Situação epidemiológica da covid-19 em Portugal”, com Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e o presidente do parlamento, a par de especialistas.

“Se os portugueses cumprirem as normas como têm estado a cumprir, conseguiremos talvez debelar o problema de saúde mais rápido do que o esperável“, disse o líder social democrata, citado pelo Observador. “Ou seja, demoramos mais tempo, mas conseguiremos tratar todos os que necessitam de tratamentos de saúde”.

“O apelo que faço é que os portugueses cumpram o que está determinado e que fiquem em casa. Estamos a ganhar ao vírus, mas estamos a ganhar à custa de dificuldades económicas enormes”, afirmou.

É perante este cenário que Rui Rio explica que “quanto melhor para a saúde, pior para a economia”. Para si, esta é uma situação dramática de equilibrar. “Para a economia é melhor o pico muito alto, mas isso significa que vão morrer mais pessoas“, atirou.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Falar para nada dizer, é o que revela este comentário do Sir. Rio. Mas se ele prefere um pico elevado a Economia, em detrimento da vida, que faça ele parte das baixas !

  2. Não foi nada disso que o homem afirmou.
    Está a constatar o dilema que temos pela frente, a que nenhum governo é alheio. Claro que devemos, e damos prioridade à saúde. Mas a alongar-se muito tempo, ficaremos a braços com outros dramas. A precaridade, o desemprego, e a pobreza também matam.
    Honestidade nos comentários se faz favor. E não, não sou de direita.

  3. …o que o homem está a dizer é mais que óbvio, quanto mais tempo durar a quarentena mais grave e difícil vai ser a recuperação da economia. É necessário usar o bom senso e dosear as políticas de acordo com a capacidade do SNS para receber os doentes, isto para que amanhã não tenhamos que ir pedir esmola a quem criticamos hoje (os países que mantêm a produtividade), a imunidade vai demorar e as vacinas ainda mais, por isso capacitem-se que teremos que voltar ao trabalho mais tarde ou mais cedo (mais cedo que tarde) e ir ganhando imunidade à medida que forem subindo as curas. Neste momento a situação já é dramática para muitas empresas e ainda só estamos a começar.

    • se a ignorancia fosse musica até os porcos tocavam violino para quem serve o saldo da iconomia depois do funeral do ultimo defunto e quem o leva a enterrar?

RESPONDER

Pfizer admite que deverá ser necessária uma terceira dose (e ser vacinado anualmente)

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, disse que as pessoas vão precisar “provavelmente” de uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 12 meses após serem totalmente vacinadas. “Um cenário provável é que haja necessidade …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …

Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal. Hugo Hernano, candidato …

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa Sputnik V pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …