Megaterramoto na falha de San Andreas pode ocorrer nos próximos 30 anos

New Line Cinema

“San Andreas”, Brad Peyton (2015)

Um grande terramoto pode assolar os Estados Unidos nos próximos 30 anos, sendo a falha de San Andreas, localizada a sul do estado da Califórnia, a área onde é mais provável que o fenómeno geológico ocorra.

A conclusão é de uma equipa de geólogos da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, que publicou os resultados na mesma semana em que a Califórnia foi abalada por dois sismos. O primeiro sismo, na quinta feira, teve magnitude de 6,4 foi sucedido este sábado por um novo abalo, desta vez com uma magnitude de 7,1.

A equipa, liderada pela geóloga Susanne Jänecke, aponta a falha de San Andreas como o potencial ponto de alerta. Na área da falha foi descoberta, segundo explicou, uma região de quase 25 quilómetros perto da fronteira com o México que pode vir a libertar no futuro uma grande quantidade de energia, causando um enorme terramoto.

Apesar de este lugar estar sob o olhar atentos dos especialistas, a falha de San Andreas tem mostrado pouca atividade nos últimos 300 anos.

“Acreditava-se que o possível local de nucleação fosse uma pequena área perto da praia de Bombaim, na Califórnia, mas o nosso trabalho sugere que pode haver mais um ‘fusível’ no sul [deste estado]”, disse Jänecke, citada num comunicado da universidade, observando que um terramoto pode vir a ocorrer com uma intensidade ainda mais forte do que as estimadas anteriormente para a falha.

A área apontada pelos cientistas, apelidada de Durmid Ladder pela equipa, abriga duas importantes ramificações da falha posicionadas quase em paralelo, tendo ainda outras fraturas que se cruzam transversalmente.

Esta localização potencialmente perigosa está a cerca de 300 quilómetros do epicentro da última réplica do terramoto desta quinta-feira, 4 de julho, que registou alguns dos movimentos mais fortes da região em 20 anos.

Essa estrutura foi descoberta graças a uma documentação exaustiva sobre a falha de San Andreas, que foi publicada em junho na revista científica Litosphere. O trabalho incluiu a análise de fotografias aéreas do local em alta resolução, tomografias geofísicas e perfurações in sit, revela ainda a nota da universidade norte-americana.

“Não está claro [como é que os] os terramotos anteriores interagiram com esta estrutura e isso torna o comportamento futuro difícil de prever”, disse Jänecke, acrescentando que, “felizmente”, a área recém-descoberta se estende por uma área “mais distante dos principais centros populacionais” do que tinha sido pensado.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Lá vem o chato: em português escreve-se terramoto. Do outro lado do Atlântico é que se usa terremoto. P.f. corrijam.

  2. No título do artigo também é válido acrescentar-se: “Também pode ocorrer nos 30 anos seguintes. Ou nos seguintes. Ou nos seguintes dos seguintes. Até pode ocorrer já amanhã. É tudo uma questão da probabilidade associada a cada uma das hipóteses. Mas isdo é algo que a notícia não refere.

RESPONDER

Panamá. Sete corpos encontrados em vala comum em área indígena controlada por seita religiosa

Os corpos de sete pessoas foram encontrados na quinta-feira numa vala comum numa área indígena do Panamá controlada por uma seita religiosa, entre eles o de uma grávida e cinco dos seus filhos. Outras 15 …

Deixar de dar aulas com mais de 60 anos só no pré-escolar e 1.º ciclo

A possibilidade de os professores com mais de 60 anos deixarem de dar aulas para "desempenhar outras atividades", prevista no Orçamento do Estado de 2020, será apenas aplicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, esclareceu o …

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …