Mediterrânica, Paleo, Keto, Vegan? Afinal, a melhor dieta não é uma dieta

Não é bem uma dieta, mas deve ser algo comum a todas elas: comer alimentos com poucas calorias é a técnica mais fácil para perder peso.

Uma equipa de investigadores liderada pelo nutricionista Christopher D. Gardner, investigador da Universidade de Stanford, classificou dez dietas — e a conclusão não foi inesperada: a técnica mais consensual para perder peso é mesmo queimar mais calorias do que aquelas que se ingerem.

Os autores do estudo reconhecem, no entanto, que “muitas vezes é necessária uma orientação, para facilitar a adesão de toda a população a boas escolhas alimentares, alcançando um padrão alimentar saudável“.

Essa orientação é particularmente importante numa época em que há muita desinformação sobre nutrição, realçam os investigadores do estudo, que foi publicado na semana passada no Circulation, jornal da American Heart Association.

Grande parte das dietas mais conhecidas – Mediterrânica, Paleo, Keto, Vegan – apresentam estatísticas positivas, recorda a Science 2.0.

Apesar da diversidade de escolhas, o fator que os pesquisadores mais têm em conta deve ser comum a todas as dietas: queimar mais calorias do que aquelas se ingerem.

Ou seja, o tipo de dieta pode ser um auxiliar na perda de peso, mas não é a causa principal.

Um exemplo (sem sair da cozinha): a cebola pode dar jeito para fazer arroz, mas não é o ingrediente principal, para o cozinhado final.

A cebola até pode estar associada (ou não) a uma melhor confeção do arroz, assim como algumas dietas podem estar ligadas a bons resultados, na perda de peso. No entanto, no prato final, o importante é o arroz (menos nalgumas dietas).

Para perder peso? As dietas podem (ou não) ajudar, mas só há uma técnica que funciona a 100%: comer menos calorias do que aquelas que se queimam.

“ZAP” //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.