Segredo para uma vida mais longa está no consumo moderado de hidratos de carbono

Um estudo recente concluiu que o consumo moderado de hidratos de carbono é a solução para ter uma esperança média de vida maior.

O consumo moderado de hidratos de carbono favorece uma vida mais saudável e longa, segundo um estudo publicado recentemente na revista britânica The Lancet e que foi liderado pela investigadora Sara Seidelmann, do Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos.

A investigação revelou que as dietas que substituem os hidratos de carbono por proteínas ou gorduras devem ser evitadas devido à sua possível ligação com “ciclos de vida mais curtos”. Consumir “hidratos de carbono com moderação parece ser ideal para a saúde e ter uma vida mais longa”, dizem os especialistas.

É, portanto, preferível optar pelo consumo de hidratos de carbono, ainda que moderado. A investigação revelou que quem consome entre 50 a 55% de hidratos de carbono tem um menor risco de morte, em comparação com os grupos que ingeriam poucos ou muitos hidratos.

Segundo o Observador, falamos numa esperança média de vida quatro anos maior do que os que consomem apenas 30%, 2.3 anos a mais dos que consomem entre 30 a 40% e mais 1,1 anos do que os que consomem 65%.

Além disso, os cientistas descobriram também que substituir os hidratos de carbono por gorduras de origem vegetal, como as derivadas de legumes, frutas e nozes, diminui ligeiramente o risco de mortalidade.

No entanto, se uma dieta com poucos hidratos for substituída por fontes de alimento e gordura de origem animal, como a carne de porco ou vaca, “deve ser desencorajada”. Porquê? Segundo Sara Saidelmann, este tipo de alimentos têm sido associadas à inflamação e ao envelhecimento do corpo.

Mas para Nita Forouhi, cientistas da Universidade de Cambridge citada pela BBC, a verdadeira mensagem deste estudo é que “não é suficiente concentrar-se nos nutrientes, mas sim se estes são derivados de fontes animais ou vegetais”.

No entanto, importa referir que a investigação tem algumas limitações, como o facto de os resultados se basearem numa metodologia de observação e não de causa e efeito.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bruno Tabata assina contrato de cinco anos com o Sporting

O extremo brasileiro, que alinhava no Portimonense, assinou um contrato de cinco temporadas com o Sporting, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Sporting não refere, no comunicado, o valor da transferência …

Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da …

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …

"Cada qual no seu lugar". Jerónimo avisa Marcelo que “tudo tem limites” nos poderes presidenciais

O secretário-geral do PCP avisou Marcelo Rebelo de Sousa que “tudo tem limites” quanto aos poderes presidenciais, face aos sucessivos apelos para a viabilização do Orçamento do Estado de 2021 pela esquerda ou pelo PSD. “Cada …