Comissão de honra de Vieira. Medina nega incompatibilidades, Telmo Correia diz que críticas são “populistas”

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, reagiu esta segunda-feira, no seu espaço de comentário habitual na TVI24, à polémica que se instalou devido à sua presença e à de António Costa comissão de honra da candidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica.

Não vejo qualquer tipo de incompatibilidade. Não tem qualquer influência na minha capacidade institucional nem na forma como exerço as minhas funções”, disse Fernando Medina, na TVI24. “Eu já fazia parte da Comissão de Honra de Luís Filipe Vieira há quatro anos. Aliás, como o primeiro-ministro [António Costa]. Não me recordo de uma única notícia a esse respeito, nenhuma”.

“Pode alguém que tem as funções que ocupo apoiar uma candidatura de uma lista? Já fiz isso. Isso prejudicou alguma coisa a minha relação institucional com todos os clubes? Claro que não, aliás são todos testemunhas disso. Não sou é daquela geração de políticos que diz que são todos da Académica. Eu não sou da Académica, sou do Benfica, pronto. Nunca escondi. Há outros que são de outros clubes. Mas isso nunca me levou a não ser totalmente isento e imparcial na minha atuação como presidente da Câmara”, garantiu.

Em relação à sua presença na comissão de honra de há quatro anos, Medina considera que o que mudou foi “uma certa perceção, um certo sentimento das pessoas e também a apreciação de alguns relativamente a uma candidatura concreta em causa. Mas com franqueza, acho que isso é um debate para fazer dentro das eleições do clube”.

Além disso, o autarca disse serem infundadas as críticas ao envolvimento de políticos numa comissão de honra de um candidato que esteve envolvido em processos judiciais.

“Críticas são hipócritas, algumas são populistas”

Em entrevista à Antena 1, de acordo com o Observador, Telmo Correia, deputado e líder parlamentar do CDS, a polémica em torno da comissão de honra da candidatura de Vieira às eleições do Benfica é exagerada.

Muitas das críticas são hipócritas, algumas são populistas e algumas são pouco sustentáveis“, afirmou Telmo Correia que, tal como o primeiro-ministro, também integra a comissão de honra de Luís Filipe Vieira. “Não podem vir críticas de quem no passado fez exatamente o mesmo”.

O centrista disse “ter dúvidas” sobre se o primeiro-ministro deve estar na comissão de honra, mas considerou que “é uma questão à consciência dele, não há nenhum impedimento legal ou outros. Ele é que deve saber se pode ou se não pode”.

“Se nessa comissão de honra estou eu e o António Costa, só demonstra que o António Costa tem razão: isto não tem nada a ver com política, porque se tivesse a ver com política era impensável eu e o António Costa, que nos conhecemos desde a faculdade e até antes disso, estarmos juntos”, disse.

“Politicamente nunca estivemos juntos em coisa nenhuma nem concordamos em nada. Portanto isto não tem a ver com política, tem a ver com o Benfica. Se tivesse a ver com política não estaríamos lá os dois”, defendeu Telmo Correia.

António Costa, juntamente com Fernando Medina e Cristina Ferreira, faz parte da Comissão de Honra de apoio à recandidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do SL Benfica. Este poio levou a críticas de várias frentes, entre as quais os políticos Rui Rio, Catarina Martins, André Silva, Ana Gomes, o jornalista José Gomes Ferreira, o presidente da Associação Cívica Integridade e Transparência João Paulo Batalha, e os candidatos à presidência do Benfica João Noronha Lopes, Rui Gomes da Silva e Bruno Costa Carvalho.

No domingo, Costa recusou fazer comentários sobre aquilo que diz ser “um assunto que não tem nada a ver com a vida política”.

Embora não condene publicamente o facto de Costa integrar a comissão de honra de Luís Filipe Vieira, Marcelo deverá abordar o assunto na reunião com o primeiro-ministro.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A ética não tem cor partidária nem religião, mas neste Sítio ética é para os outros, não é para os 500 nomes da lista de honra do Luís Filipe Vieira, onde constam nomes de vários deputados, Juízes Advogados etc. Etc, o 1º ministro sai mal na foto por ser o responsável do governo, e então aos deputados e outros responsáveis políticos a ética não é válida? Há décadas que o futebol a justiça e jornalistas andam de braço dado, quem não se lembra de deputados irem directamente para o futebol como foi o caso da liga e outros, é bom exigir ética aos outros quando a nós e aos nossos calamos a falta de ética, onde para a ética dos juízes e dos procuradores quando permitem fugas sobre pessoas em investigação chegando ao cumulo de até passagens de escutas permitirem que os jornalistas tenham acesso?

  2. Caro J. Gaspar, a ética é um conceito filosófico sem nenhuma utilidade prática, é o mesmo que discutir o sexo dos anjos. Ética é não fazer o que não se deve, ainda que o possa. Porque não pode o sócio do SLB António Costa e os 499 apoiarem outro sócio do clube? Ficam mal na fotografia de um pais que parece ter descoberto o puritanismo hipócrita e interesseiro? Ético é um cidadão interrogar-se, inquieto, porque seis anos depois do ex-primeiro-ministro Sócrates ter sido preso, a PGR não ter conseguido sustentar uma acusação. Ético é um cidadão preocupar-se por quase cinco anos depois da “denúncia” dos vouchers, não existir nenhuma acusação. Só existem denuncias de cobardes que a justiça protege e incentiva, incluindo concedendo-lhes o estatuto de protecção legal. Ética é exigência que a justiça exista, que justifique os milhões que consome, que seja célere, que condene os criminosos e proteja os direitos dos cidadãos que são perseguidos apenas porque do anonimato se libertaram, se LFV não fosse presidente do SLB seria tão insignificante como Joe Berardo.

    • “se LFV não fosse presidente do SLB seria tão insignificante como Joe Berardo.”
      Hahahahaaa… só mesmo no final é que percebi que era ironia!.

  3. Telmo Correia e Fernando Medina deviam saber que não basta à mulher de César ser séria. É preciso que o pareça.
    Ministros, deputados e juízes deviam ter especial cuidado com estas situações. Sabem o risco que correm e os escrutínio estreito a que estão sujeitos. A sua posição não lhes garante apenas “privilégios” e mordomias.
    Quanto a Costa, caiu bem no ridículo com as suas lições de ética e código de conduta. Para os outros, claro.

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …