//

“Estão a ultrapassar limites”. Luís Filipe Vieira reage a polémica sobre apoio de Costa

2

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, reagiu pela primeira vez à polémica criada pela presença de António Costa, primeiro-ministro, e Fernando Medina, líder da Câmara de Lisboa, na Comissão de Honra à sua recandidatura, que será apresentada oficialmente nos próximos dias.

“Isto está a ultrapassar todos os limites”, disse Luís Filipe Vieira, citado pelo Observador, na partida da comitiva para a Grécia, onde o conjunto orientado por Jorge Jesus vai defrontar o PAOK na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Estão a ultrapassar todos os limites. Nunca vi, e já aqui estou há muitos anos, uma campanha tão ofensiva e caluniosa. É algo a que tenho assistido, mas a verdade vem sempre ao de cima. Falarei quando entender que o devo fazer, até lá o mais importante é os nossos jogadores responderem em campo. Mas nunca vi na minha vida uma campanha tão vergonhosa. Críticas? Sou imune a isso”, afirmou.

Varandas Fernandes, vice de Vieira, também já tinha tomado posição. “Em Portugal, lamentavelmente está instalada uma cultura de suspeição e de hipocrisia, marca dos nossos tempos. Cidadãos que ocupam cargos públicos são suspeitos, ora no campo da política, ou do desporto, ou até mesmo nas atividades de solidariedade social. Na grande maioria das vezes este episódios consubstanciam uma sociedade em que se sucedem debates estéreis e com intérpretes deprimidos”, começou por referir.

“Não é por serem políticos que António Costa e Fernando Medina estão impedidos de tomar posição na eleição do seu clube. Não deixam de ser cidadãos e neste caso benfiquistas. Devem ser livres de ter as suas opiniões e livres de apoiarem quem serve melhor os interesses do clube”, continuou Varadas Fernandes.

“Os portugueses não aceitam mais esta promiscuidade”

No seu espaço de comentário na SIC, Ana Gomes condenou a decisão de Costa de integrar a comissão de honra de Luís Filipe Vieira. “Este é o mesmo primeiro-ministro que recentemente veio pedir reserva aos socialistas relativamente à sua participação nas eleições para a Presidência da República. Não quero crer que o primeiro-ministro ache que as eleições do Benfica são mais importantes que as eleições para a Presidência da República”, referiu.

Ana Gomes defendeu que António Costa devia assumir que se precipitou e pedir para retirar o seu nome da comissão de honra de Luís Filipe Vieira.

A candidata presidencial desvalorizou ainda o argumento de que este assunto se prende apenas com a esfera pessoal de António Costa. “Tenho muita pena mas isto diz respeito ao primeiro-ministro”, sublinhou.

“O primeiro-ministro escolheu entrar na comissão de honra de um indivíduo em particular que é altamente questionável: foi condenado em 1993 pelo roubo de um camião, arguido na Operação Lex por corrupção de um juiz, está envolvido na operação Mala Ciao, E-Toupeira, etc, e tem um historial de dívidas à banca estranhamente perdoadas”, rematou.

Marcelo vai falar com Costa

Durante uma visita a Alcoutim, este domingo, os jornalistas perguntaram a Marcelo Rebelo de Sousa: “Sei que é um adepto fervoroso do Sporting Clube de Braga. Se António Salvador [presidente do Braga] fosse candidatar-se amanhã aceitaria integrar a sua comissão de honra?”, de acordo com o jornal Público.

“Isso é uma maneira subtil de querer saber a minha opinião sobre a posição do primeiro-ministro relativamente às eleições do Benfica. O que eu sei é através da comunicação social e o que eu ouvi foi a explicação do senhor primeiro-ministro dada na comunicação social. Só saberei mais na audiência [com Costa] daqui por uns dias”, disse.

Marcelo disse que “o que se trata aqui é de uma situação concreta, envolvendo um titular de um órgão de soberania, um clube de futebol, um ato eleitoral de um clube de futebol, em determinadas circunstâncias, num contexto político e jurisdicional também determinado”.

Em declarações à TVI, no domingo à noite, Marcelo esclareceu que não vai fazer “especulações”, uma vez que o que sabe, sabe apenas pela comunicação social. “Não tive ocasião de falar com o senhor primeiro-ministro sobre a matéria. Poderei ou não falar subsequentemente, nomeadamente porque há sempre uma relação semanal à quinta-feira, é habito em Belém uma audiência ao primeiro-ministro”, apontou.

António Costa, juntamente com Fernando Medina e Cristina Ferreira, faz parte da Comissão de Honra de apoio à recandidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do SL Benfica. Este poio levou a críticas de várias frentes, entre as quais os políticos Rui Rio, Catarina Martins, André Silva, o jornalista José Gomes Ferreira, o presidente da Associação Cívica Integridade e Transparência João Paulo Batalha, e os candidatos à presidência do Benfica João Noronha Lopes, Rui Gomes da Silva e Bruno Costa Carvalho.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.