//

“Andam a gozar connosco”. Costa debaixo de fogo por integrar comissão de honra de Luís Filipe Vieira

34

Rodrigo Antunes / Lusa

O primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa

António Costa, juntamente com Fernando Medina e Cristina Ferreira, faz parte da Comissão de Honra de apoio à recandidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do SL Benfica. Apoio levou a críticas de várias frentes.

Rui Rio, presidente do PSD, disse, citado pelo Diário de Notícias, que “não faz sentido” que o primeiro-ministro António Costa e o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, façam parte da Comissão de Honra da candidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica.

Sempre achei mal a mistura entre a política e o futebol profissional. No passado combati isso e afastei-me. Hoje até há problemas de ordem judicial metidos nisso”, afirmou o líder social-democrata, em conferência após a primeira reunião do Conselho Consultivo do Conselho Estratégico Nacional do PSD, em Coimbra.

“O futebol é sobretudo emoção e a política tem uma componente de emoção, porque somos todos homens e mulheres, mas acima de tudo tem de ter racionalidade e não deve ditada por motivos de ordem emocional ou por motivo de simpatia clubística. Nada disto faz sentido. O ideal é que, quando estamos em cargos políticos no Governo, nos abstenhamos“, afirmou Rio.

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, criticou Costa por integrar a comissão de honra da recandidatura de Luís Filipe Vieira, defendendo que “não pode existir cumplicidade entre a política e os negócios”.

“Saber hoje que o primeiro-ministro acha normal fazer parte de uma comissão de honra de alguém que é dos maiores devedores do Novo Banco e que está implicado no problema do BES (Banco Espírito Santo) não fica bem”, afirmou Catarina Martins.

A líder bloquista admitiu que “as paixões de futebol e outras são todas humanas e aceitáveis”, mas ressalvou que “ao primeiro-ministro aquilo que se pede é o dever de reserva”. “Nada pode ser como antes e a cumplicidade entre a política e os negócios não pode ser aceite neste país”, vincou.

Também o porta-voz do PAN, André Silva, considerou inadmissível “do ponto de vista ético”, que Costa e Medina entrem na comissão de honra da recandidatura de Luís Filipe Vieira.

“Todas estas situações de ligação próxima da política ao futebol não são admissíveis do ponto de vista ético, porque abrem a porta a que o amor ao clube se possa sobrepor ao compromisso para com o interesse público, que deverá sempre nortear qualquer titular de um cargo político no exercício do cargo”, defende o PAN, em comunicado.

No comunicado, o partido fala ainda em “vários casos” da mesma ordem, e considera “que este tipo de situações não devia suceder, uma vez que um dos principais problemas da sociedade portuguesa é o excesso de promiscuidade entre a política e o futebol, e as ligações perigosas e pouco transparentes associadas a este mundo”.

“De resto, essas ligações são mais do que óbvias quando a própria Europol considera a corrupção no desporto como uma das 12 principais atividades criminosas organizadas na União Europeia”, acrescenta.

O partido defende que, “face a este caso, e aos restantes casos recentes de ligação institucional de deputados ao mundo futebol, é importante que, o quanto antes, o parlamento faça a sua parte no combate a estas promiscuidades e tenha a coragem de aprovar a iniciativa do PAN que, seguindo o modelo já em vigor para os magistrados, impede a ocupação de cargos em órgãos de clubes de futebol”.

“Esperemos, também, que António Costa volte atrás nesta sua decisão que descredibiliza a política e afasta os cidadãos, a bem da transparência e da salvaguarda do interesse público”, apela.

“Andam a gozar connosco”

Em declarações à SIC Notícias no Jornal de Sábado, José Gomes Ferreira disse que a presença de Costa na comissão de honra da candidatura de Luís Filipe Vieira é “muito grave” – ainda mais grave do que quando a Galp ofereceu bilhetes para o Euro 2016 a deputados.

“Devemos todos voltar a ter capacidade de nos indignarmos perante estas coisas”, afirmou.

José Gomes Ferreira lembrou ainda a ligação de Luís Filipe Vieira ao Novo Banco. “Ele [Luís Filipe Vieira[ devia à banca mais de 700 milhões de euros e só ao Novo Banco, em 2018, foram-lhe apagadas das contas do banco 225 milhões. E quem é que pagou esse dinheiro ao Novo Banco? Fomos todos nós portugueses”.

José Gomes Ferreira salientou o facto de Costa ter criticado as práticas do banco e o ministro Mário Centeno por ter aprovado uma nova injeção. “Esses buracos temos de ser nós contribuintes a pagar.”

Além disso, José Gomes Ferreira disse ainda que é muito grave um primeiro-ministro associar-se a um candidato que aparece em processos judiciais, como é o caso da Operação Lex.

Em entrevista à SIC Notícias, João Paulo Batalha, presidente da Associação Cívica Integridade e Transparência, afirmou que “não faz sentido” o apoio do primeiro-ministro e do presidente da Câmara de Lisboa a Luís Filipe Vieira, assumindo mesmo tratar-se de “uma bizarria”.

“António Costa e Fernando Medina são sócios do Benfica, tudo bem, têm o direito de votar, mas deviam abster-se de se envolverem na vida interna de um clube, ainda para mais numa eleição”, disse.

“Há relações institucionais entre os cargos que ocupam e o clube em questão. Vieira convida pessoas para uma Comissão de Honra em função das funções que ocupam, da importância pública que têm. Vieira pediu emprestada a honra da Câmara Municipal de Lisboa e do Governo português para a sua candidatura. E eles aceitaram emprestar”, justificou.

Candidatos à presidência do Benfica também criticaram

O candidato João Noronha Lopes utilizou o Twitter para garantir que “nenhuma comissão de honra, lista ou órgão consultivo” que seja apresentado pela sua lista incluirá políticos em funções executivas.

Cada um tirará as suas conclusões acerca da presença do primeiro-ministro na comissão de honra de Luís Filipe Vieira, mas aproveitamos a oportunidade para assegurar que esta candidatura será sempre pela separação escrupulosa entre a política e o futebol”, frisou.

Rui Gomes da Silva optou, no Facebook , por se dirigir ao seu eleitorado. “O Benfica que pretendemos a partir de outubro é um clube eclético, vitorioso e cumpridor dos seus compromissos desportivos, financeiros e sociais. A grandeza do Sport Lisboa e Benfica exige-nos a todos um compromisso extra, com a ética”, referiu.

COMUNICADO aos sócios e adeptos do Sport Lisboa e Benfica e à Comunicação Social:Tendo em conta que o…

Publicado por Rui Gomes da Silva em Sábado, 12 de setembro de 2020

Bruno Costa Carvalho também disse no Facebook ser “completamente incompreensível que um primeiro-ministro e um presidente da Câmara se metam nas eleições do Benfica”, justificando que “ocupam esses cargos e sabem bem que nunca conseguirão despir essa pele”.

“Posso dizer que votei no PS e em António Costa, mas nunca mais o farei na minha vida. Tenho vergonha do meu voto. Tenho vergonha do meu país“, frisou. “Portugal precisa, urgentemente, do regresso de Passos Coelho à política ativa. Com ele não havia estas poucas vergonhas.”

Como cidadão, devo dizer que acho completamente incompreensível que um Primeiro-Ministro e um Presidente da Câmara se…

Publicado por Bruno Costa Carvalho em Sábado, 12 de setembro de 2020

Questionado pelos jornalistas à saída do congresso federativo do PS, na Área Metropolitana de Lisboa, António Costa recusou fazer comentários sobre aquilo que diz ser “um assunto que não tem nada a ver com a vida política”, escreve o Observador.

ZAP // Lusa

34 Comments

  1. Como se não soubéssemos nós, os que evitamos marcar quadradinhos ao lado do símbolo do punho fechado, que mais simboliza a forretice do que a pretensa luta dos trabalhadores, o grau de viscosidade sebosa que oleia as complexas engrenagens deste partido.

  2. Que patetas e labregos estamos! Queremos um primeiro-ministro insípido, robótico, sem emoções…Talvez até sem ideias e opiniões e programado para fazer politicamente correto.
    Eu nem simpatizo muito com este PM nem com o SLB, mas aqui tenho de o defender. Ninguém lhe pode exigir que rasgue ou suspenda o cartão de sócio, muito menos a liberdade de apoiar este ou aquele candidato. Estamos a falar de uma comissão de honra, mesmo que a honra seja pouca, não de um órgão de gestão ou direção do clube.
    Portanto, não há aqui nenhuma promiscuidade ou troca de favores entre política e futebol. Isso é que seria grave, como no caso dos bilhetes do euro ou das prendas de clubes a “personalidades”. Em caso de favorecimento ou tráfico de influência evidente, sim, o PM não só deveria ser criticado, como demitido.
    Mas não num caso de coração, de ligação afetiva ao seu clube. Parece-me que, neste caso, Costa teve as costas largas.

    • Meu caro, isto vai para além de qq afectividade ao clube. É um apoio declarado a um dos candidatos. Um apoio a uma opção de poder. Nada tem a ver com emoções ou afins como acabou de dizer. Aqui estão representados interesses atrás de interesses e muitos favores a serem cobrados. Típico do PS. Só não vê quem não quer. Veja lá se o Marcelo mostra o seu apoio à candidatura do Salvador no Braga. Muito menos ir para além disso e pertencer a comissões de honra.

      Sentimentos, lol …

  3. Ele apoia um candidato cai o Carmo e a Trindade, mas onde estavam as VIRGENS OFENDIDAS quando se tornou publica a LISTA do JORGE NUNO PINTO DA COSTA ??????
    AENÇÃO que ele NAO FAZ PARTE DA LISTA ao contrário da outra lista do norte onde CONSTAM, PRESIDENTES DE CAMARA; JUÍZES; etc, etc. etc.
    O PM pura e simplesmente APOIA um candidato. Voltamos ao tempo do SALAZAR onde não podemos ter OPINIÃO politica ou clubistica ??
    Realmente contra FACTOS não há ARGUMENTOS. No que toca ao SLB , não há cão nem gato que não venha criticar.
    HAJA PACHORRA e convençam-se que a DEMOCRACIA foi INSTAURADA em 1974.

      • Quem assim pensa, está completamente equivocado (por mera ignorância ou por má fé?).
        Ao contrário do se pensa e diz, Salazar não era apreciador de futebol e nem nutria especial simpatia pelo Benfica… e mais: se havia clube do regime, esse não era, seguramente, o Benfica. Durante o Estado Novo, salvo raras excepções, os presidentes do Benfica não eram afetos ao regime… ao contrário dos do outro lado da segunda circular e dos do norte, os quais, na sua grande maioria, pertenciam à PIDE ou, pelo menos, eram simpatizantes (e apoiantes) do regime.
        É incrível como se deturpa a verdade / a história quando se quer deitar abaixo e denegrir a imagem de alguém.

    • Então não são os senhores da política que dizem que na política o que parece, é?! Quando o senhor Filipe Vieira for ao charco, o senhor António Kosta também vai?? Que honra tem um Primeiro Ministro em pertencer ao negócio da Futrabola? O Sr Kosta não é um adepto do Benfica, ele é primeiro ministro todos os dias, 24 horas por dia e 365 dias por ano! Se ele quer ser adepto que seja simplesmente um advogado a exercer uma actividade por conta própria!! Enquanto for membro de um órgão de soberania eu não aceito que ele se imiscue com o frutabol! Tanto ele como o seu compadre Marcelo! Haja sentido de Estado!

  4. Isto é bastante simples. Nós vivemos no país que é o campeão europeu de futebol mas temos uma rede de caminhos de ferro decrépita, em greve três meses por ano, e com metade das linhas de comboio que tínhamos no tempo do “fascismo e da ditadura”. Portugal “investe” no futebol como se não houvesse amanhã e o dinheiro sai dos nossos impostos directamente para os cofres dos clubes através de doações e “empréstimos” feitos pelos políticos das câmaras municipais e do governo, os quais também daí extrairão os seus benefícios. Este é que é o verdadeiro “regime político” em que vivemos.

  5. Não tenho clube de futebol, nem pertenço a qualquer partido político. Sou português e amo o meu país.
    Se fosse adepto do Benfica, ficaria profundamente envergonhado; se fosse militante do PS, ficaria em estado de choque. Enquanto cidadão português, sinto-me profundamente enxovalhado por ver o Primeiro Ministro do meu país a envolver-se nos meandros de uma eleição para a direção de um clube de futebol. Aos defensores do direito à cidadania do cidadão António Costa, relembro que o cidadão AC é inseparável do Primeiro Ministro de Portugal. Noblesse Obligat – quero dizer – a nobreza obriga: “Não basta à filha de César sê-lo, tem também que parecê-lo”. Exigimos, por isso, aos nossos governantes elevação moral, estatura ética. “A César o que de César e a Deus o que é de Deus”.

  6. Meus Senhores!Qual é o problema do Sr. Primeiro-Ministro integrar uma comissão de honra de um clube de futebol?Esse é o maior problema de Portugal?Pelo amor de Deus…temos problemas grandes para resolver , isso não é sequer um problema!

    • O “maior” problema de Portugal é ter muitos “pequenos” problemas, como este. Por outro lado, nota-se a falta de compreensão de muitos sobre a importância da ética. A sua opinião demonstra isso mesmo. É assim que as “Repúblicas das bananas” se perpetuam. Esse sim, um grande problema.

    • Se há algum problema? Claro que não! Já agora o senhor Kosta porque também não apoia o senhor Kim Jong-un? Ou então porque não se inscreve no Daesh? Será que um Primeiro Ministro pode apoiar ou pertencer as coletividades que lhe apetecer?? O Primeiro Ministro não pode ter paixões! Ele é o Chefe de Governo!

  7. Completamente vergonhoso!…
    Pensei que o Costa fosse mais inteligente…
    Uma coisa é ser apoiante do Benfica; outra bem diferente é fazer parte da “comissão de honra” – ainda por cima de um bandido caloteiro que tem roubado milhões aos portugueses!!
    Muito bem esteve o Rui Rio a lembrar que nunca se misturou com a máfia/religião do futebol profissional!…

  8. Nota de interesses: sou apoiante de LFV, é o candidato em que votarei, com Costas ou sem Costas, sou maior, vacinado e (presunçosamente) inteligente. Resumindo, penso, coisa em que os portugueses têm pouco treino. LFV é um cidadão acima de todas as suspeitas, não existe qualquer processo em tribunal e, muito menos, nenhuma condenação. Há investigações, supostas ou verdadeira? Talvez, veremos isso em tribunal .LFV é um devedor do BES? Desconheço, nunca fui informado pelo Novo Banco que LFV seja um caloteiro e que não tenha assumido as suas responsabilidades contratuais. Dever não é nenhum crime, Portugal será um caloteiro porque deve centenas de milhões? Um exemplo: quem é que vai pagar a “renacionalização” da TAP a custo perdido? António Costa faz parte da minoria dos portugueses que treinaram o cérebro, o seu apoio a LFV é um aviso a muita gente e instituições do estado de direito que confundem Democracia com república das bananas. Espero que tenham entendido, que as alternativas não sejam os “Andrés”, venturas ou outros.

    • Não era preciso um parágrafo tão grande para dizer que o Benfica é uma pocilga. Parece que a si não lhe faz confusão viver numa pocilga, no entanto nem todos temos a mesma apetência para a porcaria.

    • Misturar alhos com bogalhos é próprio do tribalismo bacoco que veio aqui demonstrar. Tudo se justfica na defesa das suas opções. No fim, chama às suas idiossincrasias de “inteligência”. Puxe um dedo … lol

  9. Ha aqui uma mistura de ideias que devem ficar esclarecidas…
    Um presidente da câmara apoiar um presidente futebolístico poderá ser pouco ético mas não mexe com dinheiros públicos.
    Um primeiro ministro apoiar um qualquer líder futebolístico poderá não ser muito ético mas é aceitavel… mas dar apoio um homem que por acaso é o maior devedor do Novo Banco e por acaso tem andado a ser investigado em casos de justiça isso não é ético nem respeitável nem aceitável pois mostra a promiscuidade de favor entre o futebol e a politica.. depois vem pedir ao povo que pague as contas do banco quando o próprio senhor que apoia é o maior devedor….
    São as politicas que temos.

  10. Se o nosso governo alterou a noção de ética do mesmo a quando do problema dos bilhetes oferecidos pela Galp não entendo porque agora estão a fazer o oposto.
    Qualquer governante tem o direito de ter as suas preferências, agora deve se abster de utilizar o seu lugar para a promoção das mesmas… não me venham agora com a treta que se trata de uma opção pessoal

  11. Temos que passar todos a treinar o cérebro para o fisco e o Novo Banco nos perdoarem as dívidas e termos quem nos apoie como o sr. Armando apoia o Luís!! É assim mesmo ó Armando o fado é que induca e a bola é que instrói!!!

  12. Isto é um escândalo. Depois admirem-se que o CHEGA continue a crescer. E vai crescer muito mais. É promiscuidade entre bola e política; entre a justiça e a política; é corrupção por todo o lado. Vão engordando o CHEGA mas depois não venham perguntar como é que isso foi possível.

  13. A partir de um certo nível hierárquico, aos titulares de cargos públicos e principalmente políticos, exige-se recato! Nomes e clubes à parte (estou-me a borrifar para os intervenientes), está mal e não deveria acontecer. Nem neste, nem noutros casos.

    Isto só cabe na cabeça dos acéfalos que apoiam cegamente cores de camisolas.

  14. Estou convicto que A.Costa, nesta “provocação”, não agio por inconsciência, como, de igual modo declarar o seu apoio A Marcelo R.de S. publicamente e com vigor . Estas atitudes, fazem-me pensar em suicídio Politico, atribuindo (pontos) não a extrema direita nem a esquerda, mas ao seu adversário de estimação, o Sr Rui Rio !….Enfim é a minha convicção !!!

  15. Simplesmente vergonhoso um 1º ministro de um país apoiar o dirigente de um clube indiciado em vários crimes de corrupção, total falta de ética e moral ao mesmo tempo, é dar um aval ao sistema de corrupção que afirma pretender combater.

  16. Simplesmente vergonhoso, anti ético, sujo!
    Só me espanta que alguns dos meus concidadãos achem normal e inocente. Não vê quem não abre os olhos!
    Como diz alguém: espantem-se com a subida do Chega e perguntem depois como foi possível. Cada um tem o que merece! Só é pena que outros tenham de levar com as consequências.
    E já agora, tenham a decência de se identificarem, de se assumirem. Lá nisso o Sr Costa pelo menis assume-se como apoiante de honra de um suspeito vigarista!

  17. Não sei não…mas isto não me parece coisa inocente. Qual será a moeda de troca? Ou do que Costa tem receio? E o Medina? Bolas, afinal isto é um grande tiro no pé, tanto de um como do outro. Que sejam benfiquistas está tudo muito bem… Aprovo serenamente… Agora eles são vieiristas!!! Um bocado diferente, não?!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.