Marcelo pressiona Costa a sair da comissão de honra de Luís Filipe Vieira

Miguel A. Lopes / Lusa

Embora não condene publicamente o facto de António Costa integrar a comissão de honra de Luís Filipe Vieira, sabe-se que Marcelo deverá abordar o assunto na reunião com o primeiro-ministro.

Questionado sobre se aceitaria o convite para integrar a comissão de honra da candidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do SL Benfica, Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar.

O Presidente da República recusou passar um ‘raspanete’ ao primeiro-ministro, mas ao que o Observador apurou, em 2017, o chefe de Estado recusou integrar a comissão de honra da recandidatura de António Salvador ao Sporting de Braga.



Marcelo tinha integrado a comissão em 2013 quando ainda era comentador político, mas explicou que não o podia fazer de novo devido ao cargo que ocupa. Assim, embora o Presidente português não admita diretamente que reprova a atitude de António Costa, parece que o próprio tem uma opinião forte no que isso significa a nível ético.

“O que eu sei é através da comunicação social e o que eu ouvi foi a explicação do senhor primeiro-ministro dada na comunicação social. Só saberei mais na audiência [com Costa] daqui por uns dias”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, no domingo, aos jornalistas.

Em direto no Jornal das 8, da TVI, poucas horas depois, Marcelo voltou a falar sobre o assunto, defendendo o chefe do Governo: “O que se trata aqui é de uma situação concreta, envolvendo um titular de um órgão de soberania, um clube de futebol, um ato eleitoral de um clube de futebol, em determinadas circunstâncias, num contexto político e jurisdicional também determinado”.

Segundo o jornal online Observador, Marcelo vai abordar a questão na próxima reunião semanal com António Costa, esta quinta-feira.

Desde o início, o primeiro-ministro recusou-se a dar justificações sobre o assunto, sem negar que integrava a comissão de honra: “Não vou fazer nenhum comentário sobre um assunto que não tem rigorosamente nada a ver com a vida política, nem com as funções que exerço, que exerci. É um assunto completamente estranho à vida política”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …